Até o apoio das coxas nos
bancos dianteiros tem ajuste elétrico; na tampa do porta-malas, o
estojo de primeiros socorros e de ferramentas já tradicional em um
BMW
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Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura bancos mot./pas. |
S/S |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
ND |
Ajuste do
volante em altura/profund. |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais |
S/S/S |
Câmbio automático |
S |
Comando
interno do porta-malas |
S |
Computador de
bordo |
S |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
NA |
Luzes de leitura
diant./tras. |
S/S |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio/toca-CDs |
S |
Relógio |
S |
Repetidores
as luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
S/S |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável |
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Básico |
R$ 387.000 |
Como avaliado |
R$ 401.000 |
Completo |
R$ 401.000 |
Site:
www.bmw.com.br |
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O sistema de áudio (com nove alto-falantes) conta com disqueteira para seis discos no interior do porta-luvas e também com
toca-DVDs. E recebe sinal de TV que prevê sistemas de cores de todo o
mundo, inclusive nosso exclusivo PAL-M, com sintonia automática de
canais. Assim que o veículo começa a andar, a imagem é substituída por
um aviso: "Para sua própria segurança, as imagens só podem ser vistas
com o veículo parado". Mas, como o áudio permanece, dá para escutar
noticiários televisivos ao dirigir.
A função de computador de bordo,
pelo iDrive, permite inserir a distância de viagem e, segundo a média
horária do momento, calcula a hora de chegada ao destino. Há também
alerta de excesso de velocidade e monitor de pressão dos pneus.
Outro destaque é a projeção de informações no pára-brisa (head-up
display), como velocidade, consumo médio e navegação, com
luminosidade ajustável. Mas a disposição e a visibilidade dos
instrumentos analógicos são típicas BMW, de alta qualidade, com
iluminação vermelho-alaranjada.
Para surpresa de muitos não há
termômetro do motor, uma tendência mundial. Em caso de superaquecimento
acende-se uma grande luz no painel. Em compensação, a faixa vermelha do
conta-giros abaixa enquanto o motor está na fase de aquecimento, bem
inteligente. Inserido no conta-giros vem o prosaico vacuômetro
travestido de medidor de consumo instantâneo, de pouca ou nenhuma
utilidade. Parece ser um instrumento que só será eliminado quando o
engenheiro-chefe se aposentar...
Os bancos, revestidos de couro, são um show à parte. Os dianteiros têm
ajustes elétricos em distância, altura, inclinação, encosto, apoio para
as coxas e até apoios
de cabeça, com duas memórias (eram três na geração anterior) mesmo para
o do passageiro. Se não há ajuste do apoio lombar, a forma do encosto dá
a certeza de que é desnecessário. Volante, bancos, retrovisores externos
e emissoras de rádio formam o conjunto de memorização. Todavia, ao
destrancar o carro, os ajustes feitos por último prevalecem mesmo que
não tenham sido memorizados "oficialmente". Ao desligar a ignição, o
volante (perfeito, de 38 cm de diâmetro) sobe um pouco para facilitar
entrar e sair do carro.
Direção
variável
Suspensão, direção, freios, rodas e pneus constituem pontos altos dos
BMWs há décadas e são realçados neste 550i. Mas esse hardware não
prescinde de software, e muito. Caso da excepcional direção
Servotronic de relação variável. Além da assistência regressiva em
função da velocidade, até 60 km/h a direção
do 550i tem relação baixa, bem rápida, tornando muito fácil manobrar e
efetuar curvas de raio pequeno, como as esquinas. A partir daquela
velocidade a relação aumenta (a direção fica mais lenta) para evitar
excesso de comando, que sempre é perigoso. Isso mesmo, existe "uma caixa
de marchas" no sistema, uma caixa de engrenagem epicicloidal localizada
na árvore de direção.
Os freios também representam o estado-da-arte na matéria. Até os discos
traseiros são ventilados e, além do ABS, da
distribuição eletrônica (EBD) e do
auxílio à frenagem de emergência, existe um
controle dos freios durante as curvas, o CBC (cornering brake control),
que otimiza a atuação nessa condição crítica, em que as rodas internas
ficam com menos peso e tenderiam a travar. Há ainda a compensação para
freios superaquecidos, que aumenta a pressão hidráulica sobre as
pastilhas sem que o motorista perceba. E as luzes de freio têm a
luminosidade ajustável, maior ao se frear com mais
vigor.
Continua |