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Até o apoio das coxas nos bancos dianteiros tem ajuste elétrico; na tampa do porta-malas, o estojo de primeiros socorros e de ferramentas já tradicional em um BMW

 
Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos mot./pas. S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND
Ajuste do volante em altura/profund. S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S
Alarme antifurto/controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático S/S
Bancos/volante revestidos em couro S/S
Bolsa inflável mot./pas./laterais S/S/S
Câmbio automático S
Comando interno do porta-malas S
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controlador automático de velocidade S
Controle de tração/estabilidade S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S
Controles de áudio no volante S
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador eletrônico S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA
Luzes de leitura diant./tras. S/S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-CDs S
Relógio S
Repetidores as luzes de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar/comando elétrico S/S
Travamento central das portas S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
 
Preços
Básico R$ 387.000
Como avaliado R$ 401.000
Completo R$ 401.000
Site: www.bmw.com.br

O sistema de áudio (com nove alto-falantes) conta com disqueteira para seis discos no interior do porta-luvas e também com toca-DVDs. E recebe sinal de TV que prevê sistemas de cores de todo o mundo, inclusive nosso exclusivo PAL-M, com sintonia automática de canais. Assim que o veículo começa a andar, a imagem é substituída por um aviso: "Para sua própria segurança, as imagens só podem ser vistas com o veículo parado". Mas, como o áudio permanece, dá para escutar noticiários televisivos ao dirigir.

A função de computador de bordo, pelo iDrive, permite inserir a distância de viagem e, segundo a média horária do momento, calcula a hora de chegada ao destino. Há também alerta de excesso de velocidade e monitor de pressão dos pneus. Outro destaque é a projeção de informações no pára-brisa (head-up display), como velocidade, consumo médio e navegação, com luminosidade ajustável. Mas a disposição e a visibilidade dos instrumentos analógicos são típicas BMW, de alta qualidade, com iluminação vermelho-alaranjada.

Para surpresa de muitos não há termômetro do motor, uma tendência mundial. Em caso de superaquecimento acende-se uma grande luz no painel. Em compensação, a faixa vermelha do conta-giros abaixa enquanto o motor está na fase de aquecimento, bem inteligente. Inserido no conta-giros vem o prosaico vacuômetro travestido de medidor de consumo instantâneo, de pouca ou nenhuma utilidade. Parece ser um instrumento que só será eliminado quando o engenheiro-chefe se aposentar...

Os bancos, revestidos de couro, são um show à parte. Os dianteiros têm ajustes elétricos em distância, altura, inclinação, encosto, apoio para as coxas e até apoios de cabeça, com duas memórias (eram três na geração anterior) mesmo para o do passageiro. Se não há ajuste do apoio lombar, a forma do encosto dá a certeza de que é desnecessário. Volante, bancos, retrovisores externos e emissoras de rádio formam o conjunto de memorização. Todavia, ao destrancar o carro, os ajustes feitos por último prevalecem mesmo que não tenham sido memorizados "oficialmente". Ao desligar a ignição, o volante (perfeito, de 38 cm de diâmetro) sobe um pouco para facilitar entrar e sair do carro.

Direção variável   Suspensão, direção, freios, rodas e pneus constituem pontos altos dos BMWs há décadas e são realçados neste 550i. Mas esse hardware não prescinde de software, e muito. Caso da excepcional direção Servotronic de relação variável. Além da assistência regressiva em função da velocidade, até 60 km/h a direção do 550i tem relação baixa, bem rápida, tornando muito fácil manobrar e efetuar curvas de raio pequeno, como as esquinas. A partir daquela velocidade a relação aumenta (a direção fica mais lenta) para evitar excesso de comando, que sempre é perigoso. Isso mesmo, existe "uma caixa de marchas" no sistema, uma caixa de engrenagem epicicloidal localizada na árvore de direção.

Os freios também representam o estado-da-arte na matéria. Até os discos traseiros são ventilados e, além do ABS, da distribuição eletrônica (EBD) e do auxílio à frenagem de emergência, existe um controle dos freios durante as curvas, o CBC (cornering brake control), que otimiza a atuação nessa condição crítica, em que as rodas internas ficam com menos peso e tenderiam a travar. Há ainda a compensação para freios superaquecidos, que aumenta a pressão hidráulica sobre as pastilhas sem que o motorista perceba. E as luzes de freio têm a luminosidade ajustável, maior ao se frear com mais vigor. Continua

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