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Lei do silêncio

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Rodar confortável e ausência de ruídos e vibrações são os destaques
do Lexus ES 330, um sedã de classe que não chama a atenção

Texto e fotos: Fabrício Samahá
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Teto de cupê, faróis (com lâmpadas de xenônio) e lanternas alongados, detalhes cromados: desenho clássico com leve tempero de ousadia

Existem carros que se vendem pela marca, pelo prestígio e notoriedade que seus logotipos conquistaram. Outros não têm essa facilidade, mas conquistam quando são conhecidos a fundo. No mercado brasileiro, os automóveis da Lexus – divisão de luxo da Toyota – recaem no segundo grupo: praticamente desconhecidos em relação aos Mercedes, BMWs e Audis, por exemplo, rodam até certo ponto discretos pelas ruas, o que não afeta suas grandes qualidades.

Compartilhando a plataforma e parte da mecânica com o Toyota Camry, o ES 330 custa aqui R$ 241 mil, aumento expressivo sobre os R$ 154 mil do "primo pobre" (que vem para cá com motor 3,0 apenas). Parece caro – um Omega de tamanho similar sai a R$ 141 mil –, mas está bem situado entre as marcas de prestígio: nessa faixa só se compram os modelos médios das três alemãs, como BMW 330i, Mercedes C 320 e Audi A4 V6.

A série ES surgiu em 1990 com o ES 250, um Camry mais luxuoso, com motor V6 de 2,5 litros e tração dianteira. Já dois anos depois a Lexus lançava o ES 300, com carroceria exclusiva e motor de 3,0 litros e 191 cv. Sua segunda geração, que chegou em 1997, havia nos deixado ótima impressão há três anos (leia avaliação), o que gerou expectativa pela última, apresentada nos EUA em 2002 e colocada à venda aqui no ano seguinte.

No modelo 2004 o motor (então com 210 cv) foi ampliado para 3,3 litros e 225 cv, o que justificou a mudança na denominação. Ele é no Brasil um dos apenas dois modelos da marca: o outro é o enorme LS 430, com motor V8 e tração traseira. A Toyota infelizmente não traz os Lexus mais esportivos, o médio IS 300 e o grande GS 430, para não falar do grande conversível SC 430 e do utilitário esporte RX 330. A julgar pelo êxito de concorrentes como BMW Série 3 e X5, não temos dúvida de que o IS e o RX seriam bem-sucedidos por aqui.

As linhas do novo ES são clássicas, desenhadas para agradar ao consumidor americano, alvo da empresa (embora os Lexus sejam fabricados no Japão e também vendidos lá, com outros nomes e a marca Toyota). As maçanetas e os frisos cromados confirmam esse enfoque. Ousadia, apenas nos faróis e lanternas traseiras alongados em direção às laterais. Chama a atenção a queda suave do teto, típica de um cupê e já presente no modelo anterior. Continua

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Data de publicação: 16/10/04

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