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Esportivo para a família

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A Audi S4 Avant combina desempenho, comportamento
e relativo espaço para todos, mas a um preço salgado

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: André Larangeira/divulgação
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O belo desenho da A4 Avant fica bem mais imponente nesta versão, com as rodas Avus de 18 pol, pára-choques maiores e detalhes de acabamento exclusivos

Peruas com temperamento picante já são quase uma tradição para a marca das quatro argolas. Quem não se lembra da RS2 (leia história), a versão preparada pela Porsche em 1992 que extraía 315 cv de um 2,2-litros com turbo? Enquanto uma nova RS4 não surge, sua correspondente atual é a S4 Avant, de 344 cv, que o BCWS avaliou na região de Campos do Jordão, SP.

A segunda geração dos S4 marca a estréia do motor V8 nos Audis de médio porte, em substituição ao V6 de 2,7 litros e dois turbos usado nessa versão do modelo anterior. A sede dos alemães por potência têm tornado relativas certas noções, como a de que oito cilindros devem ser exclusivos de carros maiores – a linha A6/S6/RS6, no caso da marca. E não há como reclamar dessa mudança de conceitos. Muito pelo contrário.

O V8 de 4,2 litros, aspiração natural e 40 válvulas (similar ao de diversos Audis e ao do Volkswagen Touareg, embora com diferenças de calibração) desenvolve 344 cv a altas 7.000 rpm, mas os 41,8 m.kgf de torque aparecem a 3.500 rpm, metade da potência máxima. E emite pelas duas saídas de escapamento um ronco grave, encorpado, que soa como música para os apreciadores – e um convite para pisar mais e mais.

Aproveitando os trechos mais livres da carregada estrada de Campos em uma tarde de julho, um pouco mais de entusiasmo leva o ponteiro do velocímetro à segunda metade com uma rapidez que não se vê todo dia. De 0 a 100 km/h bastam 5,8 segundos, de acordo com a Audi; em 20,6 s aparece a marca dos 200. A velocidade máxima foi limitada a 250 km/h pelo acordo entre alguns fabricantes e o governo germânico.

A S4 vem apenas com câmbio automático Tiptronic de seis marchas, o que pode torcer o nariz dos puristas, adeptos da caixa manual. Mas é um senhor automático, que além de mudanças seqüenciais (pela alavanca ou por aletas atrás do volante) oferece um modo esportivo: quando selecionado, a sexta marcha é colocada fora de ação (indicado pelo mostrador digital no painel) e as mudanças são feitas com o desempenho em foco, retendo mais as marchas ao tirar o pé do acelerador. Não há quem não perca o preconceito contra automáticos depois de experimentar. Continua

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Data de publicação: 31/7/04

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