Com desenho bem resolvido, o
Pajero Dakar traz sete lugares e ampla dotação de equipamentos de série;
preço sugerido parte de R$ 153 mil |
Já faz tempo que 4x4 e fora-de-estrada viraram sinônimo de aventura,
liberdade, desafio, superação de obstáculos, vida ao ar livre — enfim,
realização pessoal. O resultado desse código de comportamento
refletiu-se no mercado automobilístico: os veículos 4x4 e os utilitários
esporte (mesmo os de tração em apenas duas rodas) nunca estiveram tão em
alta.
A Mitsubishi sabe disso. Em 2008 foram emplacados 146.920 utilitários
esporte, dos modelos mais espartanos até os mais luxuosos, e a linha
Pajero — garoto-propaganda da marca — teve 18.124 unidades emplacadas,
12,4% do segmento. Na esteira do sucesso de sua linha de veículos 4x4,
fortemente marcada pelas ações esportivas e de relacionamento, a empresa
está complementando sua gama (que já contava com Pajero TR4, Pajero
Sport e Pajero Full) com o lançamento do Pajero Dakar.
O nome é uma alusão direta às vitoriosas participações do modelo no rali
Dakar, vencido 12 vezes pela marca em 26 anos de participação, e
exclusivo para o mercado brasileiro. Importado da Tailândia, ele é
vendido apenas como Pajero na Rússia, Malásia, Filipinas, Oriente Médio
e em países da Ásia e da América Latina. Por enquanto não há intenção de
substituir o Pajero Sport, que tem menor preço e acaba de receber versão
V6 flexível.
Bonito e moderno por fora, confortável e luxuoso por dentro, o Dakar
parece bem preparado para a competição do mercado, onde o principal
adversário é o Toyota Hilux SW4.
O modelo da Mitsubishi tem preços sugeridos de R$ 153 mil com câmbio
manual e R$ 160 mil com automático; o da Toyota, R$ 154,1 mil e R$ 160,8
mil, na ordem, sempre com motor turbodiesel e tração integral. Há também
importados com preços e características próximas, como
Nissan Pathfinder LE (R$ 157
mil) e Jeep Grand Cherokee Limited (R$ 189,9 mil), também turbodiesel. E
várias opções de utilitários mais urbanos com motor a gasolina, casos de
Ford Edge,
Volvo XC60 e Land Rover Freelander.
Com sete lugares em três filas de bancos (a última pode ser rebatida no
assoalho), o novo Pajero mede 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de
largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de distância entre eixos. Suas linhas
mantêm o padrão visual dos últimos modelos Mitsubishi, como o
Outlander e o
L200 Triton, com a grade dianteira formada por cinco barras
inclinadas de cada lado. Rodas de 17 pol, arcos de para-lamas destacados
e proteção inferior em tom prata na frente dão o ar robusto habitual no
tipo de veículo. Os faróis contam com refletor
elipsoidal no facho baixo. A quinta
porta que se abre para cima, não para o lado como em alguns utilitários,
e o estepe não visível externamente contribuem para o lado urbano e
sofisticado.
O Dakar tem tração traseira, mas pode passar a 4x4 em movimento, além de
disponibilizar também bloqueio do diferencial central e reduzida, em
total de quatro modos de uso. A seleção é feita por alavanca ao lado da
de câmbio e apenas o engate de redução requer a parada do veículo. A
cabine é acolhedora e ergonômica, com acabamento requintado. A posição
de dirigir típica de um utilitário, bastante elevada, traz excelente
visibilidade. Os bancos vêm revestidos em couro na versão com câmbio
automático e, para carros em preto ou bege, o acabamento vem em bege em
vez de cinza, solução de bom gosto. O volante de três raios traz
comandos do computador de bordo e do sistema de áudio.
Continua |