Liberdade com mais conforto

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A Mitsubishi amplia a família Pajero com o Dakar, de projeto moderno
e motor turbodiesel, para encarar diretamente o Toyota SW4

Texto: Ricardo Panessa - Fotos: divulgação

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Com desenho bem resolvido, o Pajero Dakar traz sete lugares e ampla dotação de equipamentos de série; preço sugerido parte de R$ 153 mil

Já faz tempo que 4x4 e fora-de-estrada viraram sinônimo de aventura, liberdade, desafio, superação de obstáculos, vida ao ar livre — enfim, realização pessoal. O resultado desse código de comportamento refletiu-se no mercado automobilístico: os veículos 4x4 e os utilitários esporte (mesmo os de tração em apenas duas rodas) nunca estiveram tão em alta.

A Mitsubishi sabe disso. Em 2008 foram emplacados 146.920 utilitários esporte, dos modelos mais espartanos até os mais luxuosos, e a linha Pajero — garoto-propaganda da marca — teve 18.124 unidades emplacadas, 12,4% do segmento. Na esteira do sucesso de sua linha de veículos 4x4, fortemente marcada pelas ações esportivas e de relacionamento, a empresa está complementando sua gama (que já contava com Pajero TR4, Pajero Sport e Pajero Full) com o lançamento do Pajero Dakar.

O nome é uma alusão direta às vitoriosas participações do modelo no rali Dakar, vencido 12 vezes pela marca em 26 anos de participação, e exclusivo para o mercado brasileiro. Importado da Tailândia, ele é vendido apenas como Pajero na Rússia, Malásia, Filipinas, Oriente Médio e em países da Ásia e da América Latina. Por enquanto não há intenção de substituir o Pajero Sport, que tem menor preço e acaba de receber versão V6 flexível.

Bonito e moderno por fora, confortável e luxuoso por dentro, o Dakar parece bem preparado para a competição do mercado, onde o principal adversário é o Toyota Hilux SW4. O modelo da Mitsubishi tem preços sugeridos de R$ 153 mil com câmbio manual e R$ 160 mil com automático; o da Toyota, R$ 154,1 mil e R$ 160,8 mil, na ordem, sempre com motor turbodiesel e tração integral. Há também importados com preços e características próximas, como Nissan Pathfinder LE (R$ 157 mil) e Jeep Grand Cherokee Limited (R$ 189,9 mil), também turbodiesel. E várias opções de utilitários mais urbanos com motor a gasolina, casos de Ford Edge, Volvo XC60 e Land Rover Freelander.

Com sete lugares em três filas de bancos (a última pode ser rebatida no assoalho), o novo Pajero mede 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de distância entre eixos. Suas linhas mantêm o padrão visual dos últimos modelos Mitsubishi, como o Outlander e o L200 Triton, com a grade dianteira formada por cinco barras inclinadas de cada lado. Rodas de 17 pol, arcos de para-lamas destacados e proteção inferior em tom prata na frente dão o ar robusto habitual no tipo de veículo. Os faróis contam com refletor elipsoidal no facho baixo. A quinta porta que se abre para cima, não para o lado como em alguns utilitários, e o estepe não visível externamente contribuem para o lado urbano e sofisticado.

O Dakar tem tração traseira, mas pode passar a 4x4 em movimento, além de disponibilizar também bloqueio do diferencial central e reduzida, em total de quatro modos de uso. A seleção é feita por alavanca ao lado da de câmbio e apenas o engate de redução requer a parada do veículo. A cabine é acolhedora e ergonômica, com acabamento requintado. A posição de dirigir típica de um utilitário, bastante elevada, traz excelente visibilidade. Os bancos vêm revestidos em couro na versão com câmbio automático e, para carros em preto ou bege, o acabamento vem em bege em vez de cinza, solução de bom gosto. O volante de três raios traz comandos do computador de bordo e do sistema de áudio. Continua

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Data de publicação: 23/7/09

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