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A terceira fase do L200

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Com o Triton a Mitsubishi se fortalece entre os picapes e
inclui, pela primeira vez na linha, um motor a gasolina

Texto: Bob Sharp - Fotos: Cláudio Larangeira e Fábio Bustamante/divulgação

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O estilo moderno agrada e diferencia o novo L200 dos concorrentes; os motores são de concepção moderna, com potência elevada, e há evoluções em suspensão

Depois de duas gerações, a Mitsubishi Motors do Brasil lança o terceiro L200, denominado Triton. O modelo original nacionalizado em 1999 afinal sai de produção, deixando o novo e a segunda geração, lançada em 2005 como L200 Sport e mais tarde renomeada Outdoor.

O Triton chega em acabamento único HPE e com duas motorizações: turbodiesel com injeção eletrônica de duto único, 3,2 litros e 165 cv (o mesmo do Pajero Full) e, pela primeira vez na família, uma opção a gasolina, V6 de 3,5 litros e 200 cv (igual ao do Pajero Sport), tudo num projeto de veículo inteiramente novo. Ambos os motores vêm do Japão e têm quatro válvulas por cilindro. O diesel atende às normas de emissões Proconve 5 com diesel de baixo enxofre, que estará no mercado em 2009. O V6 pode funcionar com gasolina de zero a 25% de álcool, de acordo com a fábrica, fator de tranqüilidade para quem for abastecer em países vizinhos.

O picape de cabine dupla (não haverá o de cabine simples aqui) ganhou novo e ousado estilo, especialmente na divisão caçamba-cabine, que faz uma elegante curva. Triton, ou Tritão, filho de Poseidon (ou Netuno), é um dos personagens da mitologia grega que tinha o poder de controlar as ondas com seu tridente. O motivo foi representado por meio de estrias na tampa do bocal do tanque, de 75 litros (não aumentou), e nos retrovisores externos, que são elétricos e rebatíveis.

O veículo ficou com visual intimidante e ao mesmo tempo agradável. Tem preços sugeridos de R$ 110 mil (a gasolina, só com câmbio automático de quatro marchas, sendo a sobremarcha desligável), R$ 115 mil (a diesel, caixa manual de cinco marchas) e R$ 120 mil (diesel, automático). A garantia é de dois anos sem limite de quilometragem. É produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão, GO, sendo a primeira vez que o modelo é feito fora da Tailândia.

O fabricante estima vender 6.000 unidades por ano através das 114 concessionárias. Daquele total, espera que 75% sejam a diesel e 80% saiam com câmbio automático, independente de motor. Os alvos diretos do Triton são o Toyota Hilux (SRV D4-D 4x4 automático, R$ 116 mil), o Nissan Frontier SEL por ser lançado e as versões topo-de-linha de Ford Ranger e Chevrolet S10. Atributos para se dar bem não lhe faltam. O índice de nacionalização começa em 40% e chegará a 60% ao fim do terceiro ano. As vendas começam no início de novembro. Continua

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Data de publicação: 27/10/07

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