O estilo moderno agrada e
diferencia o novo L200 dos concorrentes; os motores são de concepção
moderna, com potência elevada, e há evoluções em suspensão |
Depois de duas gerações, a Mitsubishi Motors do Brasil lança o terceiro
L200, denominado Triton. O modelo original nacionalizado em 1999 afinal
sai de produção, deixando o novo e a segunda geração, lançada em 2005
como L200 Sport e mais tarde renomeada Outdoor.
O Triton chega em acabamento único HPE e com duas motorizações: turbodiesel com
injeção eletrônica de duto único, 3,2
litros e 165 cv (o mesmo do Pajero Full) e,
pela primeira vez na família, uma opção a gasolina, V6 de 3,5 litros e
200 cv (igual ao do Pajero Sport), tudo num projeto de veículo
inteiramente novo. Ambos os motores vêm do Japão e têm quatro válvulas
por cilindro. O diesel atende às
normas de emissões Proconve 5 com diesel de baixo enxofre, que estará no
mercado em 2009. O V6 pode funcionar com gasolina de zero a 25% de
álcool, de acordo com a fábrica, fator de tranqüilidade para quem for
abastecer em países vizinhos.
O picape de cabine dupla (não haverá o de cabine simples aqui) ganhou
novo e ousado estilo, especialmente na divisão caçamba-cabine, que faz
uma elegante curva. Triton, ou Tritão, filho de Poseidon (ou Netuno), é
um dos personagens da mitologia grega que tinha o poder de controlar as
ondas com seu tridente. O motivo foi representado por meio de estrias na
tampa do bocal do tanque, de 75 litros (não aumentou), e nos
retrovisores externos, que são elétricos e rebatíveis.
O veículo ficou com visual intimidante e ao mesmo tempo agradável. Tem
preços sugeridos de R$ 110 mil (a gasolina, só com câmbio automático de
quatro marchas, sendo a sobremarcha desligável), R$ 115 mil (a diesel,
caixa manual de cinco marchas) e R$ 120 mil (diesel, automático). A
garantia é de dois anos sem limite de quilometragem. É produzido na
fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão, GO, sendo a primeira vez que o
modelo é feito fora da Tailândia.
O fabricante estima vender 6.000 unidades por ano através das 114
concessionárias. Daquele total, espera que 75% sejam a diesel e 80%
saiam com câmbio automático, independente de motor. Os alvos diretos do
Triton são o Toyota Hilux (SRV D4-D 4x4 automático, R$ 116 mil), o
Nissan Frontier SEL por ser lançado e as versões topo-de-linha de
Ford Ranger
e Chevrolet S10. Atributos para se dar bem não lhe faltam. O índice de
nacionalização começa em 40% e chegará a 60% ao fim do terceiro ano. As
vendas começam no início de novembro.
Continua |