Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Um Mês: Toyota Yaris 1,3 CVT na estrada e na terra

03/05/2019
in Avaliação, Toyota, Um Mês ao Volante

Segunda semana de teste da versão XL Plus Tech mostrou acertos e pontos melhoráveis do conjunto mecânico

Texto e fotos: Felipe Hoffmann

 

A segunda semana do Toyota Yaris XL Plus Tech 1,3 CVT, nosso carro de abril no teste Um Mês ao Volante, teve 376 quilômetros rodados com média geral de 12,9 km/l de gasolina, sendo 221 km urbanos (média de 11,9 km/l) e 155 km de uso rodoviário com média de 14,6 km/l. A melhor marca foi de 15,2 km/l em 77 km de rodovia, em média de velocidade de 72 km/h, na volta de Itu para São Paulo, SP. A pior marca foi no trecho de ruas de terra e lama, com 9,5 km/l em 31 km à média de 21 km/h. Já no trecho corriqueiro de 62 km diários em trânsito tivemos, na média de três dias, 12,4 km/l e 26 km/h.

A curta viagem foi embaixo de chuva para conhecer o Nore Bike Park, localizado perto de Itu, onde pudemos aproveitar a versatilidade de estarmos com a versão hatch do Yaris e carregamos a bicicleta sem problema rebatendo o banco traseiro.

Apesar do trajeto curto, pudemos avaliar bem algumas características do Yaris em rodovia. O isolamento dos ruídos externos mantêm-se muito bom em velocidades mais altas, pois pouco se ouve ruído de vento (mostrando bom estudo de aerodinâmica para reduzir vórtices na região perto das janelas) e dos pneus. Por outro lado, escuta-se bem o motor, o que ressalta o comportamento da transmissão CVT quando se usa um pouco mais o acelerador.

 

O Yaris viajou até Itu, SP, e revelou bom nível de ruído na rodovia, mas a calibração da CVT faz a rotação subir muito com pequeno aumento de uso do acelerador

 

Com pouca abertura de pedal, o motor trabalha com alta carga e baixa rotação com pouca variação. Contudo, acima de 20 ou 25% de pedal, a rotação do motor sobe e desce como em uma conexão direta com o pedal. É natural que a transmissão opere para obter do motor a potência requerida em função do acelerador, mas deveria haver uma histerese no sistema, sobretudo quando se alivia o pé do pedal. Para ser mais claro, com pequeno movimento de pedal acima dos 20-25%, o motor ganha 1.000 rpm de modo quase instantâneo, o que garante boa resposta, mas faz o carro acelerar mais do que se espera. O motorista então alivia o pé para equilibrar a aceleração, a fim de reter tal rotação e aliviar a carga do motor. O que faz a central? Derruba a rotação de imediato, voltando ao que estava no início da manobra.

 

 

Com isso, o motorista fica “brigando” com o pedal para achar um equilíbrio ou, em muitos casos, passa longo tempo acelerando e desacelerando o carro com todo o ruído entrando na cabine — o que deixa a condução pouco prazerosa e de certa forma difícil, lembrando as transmissões automáticas dos anos 80, que trocavam de marcha com uma razão direta de pedal. O consumidor que não gosta de CVT, com isso, ganha um argumento de que não tem a impressão de motor conectado às rodas.

Também se esperava consumo melhor, visto que a CVT permite manter 100 km/h com apenas 2.000 rpm, rotação bem baixa para um motor de 1,35 litro. Essa rotação é obtida apenas com a transmissão em modo automático: ao passar ao manual, que simula sete marchas, a última delas é mais curta que a relação final, a exemplo de outros modelos Honda e Toyota com CVT. De qualquer forma, vamos esperar até o fim do teste para comparar os enchimentos de tanque ao computador de bordo. Afinal, no Corolla XEi encontramos erro de quase 11% para pior no computador.

 

Acomodar a bicicleta no compartimento de bagagem foi fácil com o banco traseiro rebatido; na estrada com lama, o controle de tração foi um aliado

 

Para chegar ao Nore Bike Park, andamos cerca de 30 km em estradas com lama vermelha mais escorregadia que gelo, nas quais o controle de tração se mostrou presente e útil nas subidas. A absorção de buracos foi boa, mas sempre se tem a impressão de pneus firmes, como se estivessem acima da pressão ideal. Como no Nissan Kicks, percebe-se também a ressonância dos impactos transmitida pela suspensão à carroceria, o que revela uma estrutura não tão rígida. Aliás, nota-se tal característica ao ver o vídeo do teste de colisão do Latin NCap, no qual uma onda de choque se propaga por toda carroceria, fazendo ondas, e o teto se deforma. Isso não se nota no concorrente direto Volkswagen Polo, no qual é visível uma onda apenas no teto.

 

O motorista é obrigado a centralizar a direção do Yaris, pois o carro não o faz sozinho: ao mudar de faixa, continua andando lateralmente até o motorista retornar o volante

 

Por outro lado, em movimentos maiores, como passar em lombadas, os amortecedores do Toyota possuem baixa atuação para a sensação de um carro macio, o que acaba por se refletir no comportamento dinâmico. Mudanças bruscas de faixa em velocidades de rodovia permitem bastante rolagem, ou seja, movimento lateral da carroceria.

O sistema de direção do Yaris também tem suas peculiaridades. O volante é grande e exige ângulo de giro acima da média para qualquer curva ou manobra, o que multiplica a força para o esterçamento das rodas sem tanto auxílio do motor elétrico. A assistência elétrica, de fato, não é das maiores: caso se tente esterçar rapidamente as rodas com o veículo parado, se sente o peso na direção, limitando os movimentos rápidos. Isso tem como vantagem o menor consumo energético, mas sacrifica o conforto e a pegada mais esportiva.

 

Apesar do bom ângulo de cáster (à esquerda), a geometria do Yaris não faz o autoalinhamento que deveria; tomada de 12 volts fica longe de celular no para-brisa

 

A geometria dianteira indica bom ângulo de cáster, a ponto de impor ganho de câmber ao se esterçar a roda — ela “tomba” para dentro da curva —, característica que favorece o autoalinhamento da direção. Contudo, na prática o Yaris não apresenta tal efeito: como no Kicks, o motorista acaba sendo obrigado a centralizar a direção, pois o carro não o faz sozinho. Por exemplo, ao mudar de faixa, o carro continua andando lateralmente (não importa se para esquerda ou direita) até o motorista retornar o volante para centro. Quanto menor a velocidade, mais atenção exige do motorista. Em velocidades de garagem se chega ao ponto de, ao fazer uma curva de 90 graus a 10 km/h, o carro ficar andando em círculos caso o motorista não encoste no volante.

 

 

Em velocidades de rodovia há maior influência do cáster, mas ainda se exige centralização pelo motorista. Faremos mais testes para descobrir se a própria assistência elétrica causa tal fenômeno ou se, por algum motivo, há tanto atrito no sistema que as forças que fazem as rodas voltarem a ficar retas não é suficiente para vencer os atritos.

A central de áudio continua com suas teimosias: ora funciona o Waze, ora não. Sem motivos aparentes, o celular para de se conectar via cabo à central, desabilitando o Waze e até o carregamento do telefone. Isso se agravou nas ruas de terra perto de Itu, onde estávamos perdidos e não havia o que fizesse o celular se conectar à central. Houve momentos em que desligamos o carro, religamos e a central voltou a mostrar o Waze, carregando o celular — em outras ocasiões, desistimos e usamos o aplicativo direto no celular, apoiado em suporte de para-brisa. Nesse caso, a tomada 12V mais próxima fica no console central, ao lado da alavanca do freio de estacionamento, o que inviabiliza o carregamento do telefone com o cabo original.

Na terceira semana o Yaris começa a rodar com álcool, seguindo nossa praxe de abastecer modelos flexíveis com cada combustível por cerca de metade do teste. Na próxima terça, as impressões após a troca.

Semana anterior

 

Segunda semana

Distância percorrida 376 km
Distância em cidade 221 km
Distância em rodovia 155 km
Consumo médio geral 12,9 km/l
Consumo médio em cidade 11,9 km/l
Consumo médio em rodovia 14,6 km/l
Melhor média 15,2 km/l
Pior média 9,5 km/l
Dados do computador de bordo com gasolina

 

Desde o início

Distância percorrida 831 km
Distância em cidade 677 km
Distância em rodovia 155 km
Consumo médio geral 12,2 km/l
Consumo médio em cidade 11,7 km/l
Consumo médio em rodovia 14,6 km/l
Melhor média 15,2 km/l
Pior média 7,6 km/l
Dados do computador de bordo com gasolina

 

Preços

Sem opcionais R$ 71.790
Como avaliado R$ 71.790
Completo R$ 73.590
Preços sugeridos em 15/4/19 em São Paulo, SP

 

Equipamentos

• Yaris XL Plus Tech – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, banco traseiro com encosto bipartido 60:40, central de áudio Toyota Play+/Harman com tela de 7 pol e espelhamento SDL9 para celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com ajuste de altura, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de direção, rodas de alumínio de 15 pol, volante ajustável em altura.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 72,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.329 cm³
Taxa de compressão 13,0:0
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 94/101 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,5/12,9 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol
Pneus 185/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,145 m
Largura 1,73 m
Altura 1,49 m
Entre-eixos 2,55 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 45 l
Compartimento de bagagem 310 l
Peso em ordem de marcha 1.110 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade 13,1/9,0 km/l
Consumo em rodovia 14,2/9,9 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Tags: avaliaçãoToyotaUm Mês ao VolanteYarisYaris XLYaris XL - Um Mês ao VolanteYaris XL Plus Tech

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história
Auto Livraria - Toyota

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história

25/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025
Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4

03/11/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp