Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Toyota SW4: 10 chances para um SUV como antigamente

11/06/2019
in Avaliação, Fora de estrada, Toyota

Derivado da picape Hilux mostra se ainda há razão para comprar um utilitário esporte com chassi e eixo rígido

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Em um mercado repleto de utilitários esporte com rodar próximo ao de um automóvel, ainda existe espaço para um SUV “dos velhos tempos”, com carroceria sobre chassi e eixo traseiro rígido?

Algumas marcas apostam que sim, como a Chevrolet com o Trailblazer, a Mitsubishi com o Pajero Sport e a Toyota com o SW4. Os três deixam de lado a construção monobloco e a suspensão traseira independente, tão comuns hoje em SUVs médios e grandes, para manter a arquitetura que esses veículos usavam há 30 ou 40 anos. Há razões para isso, como a grande resistência a condições severas de uso — o que lhes garante um público fiel em algumas regiões do Brasil, longe dos grandes centros.

E vale a pena ter um SUV desse tipo em um cenário mais urbano? Essa é outra questão, que buscamos responder com a avaliação 10 Chances do SW4 em versão de entrada, a SR com tração simples, cinco lugares e motor flexível de 2,7 litros. Ao preço sugerido de R$ 172 mil, ele faz merecer sua garagem?

 

O SW4 é dono de um estilo imponente e com detalhes ousados; a versão mais simples, que custa R$ 172 mil, vem com rodas de 17 pol e os faróis não usam leds

 

Estilo
A atual geração do SW4, lançada no Brasil em 2016, mostra um bom trabalho de desenho. Tem detalhes angulosos e até ousados em um conjunto que transmite robustez. 1 ponto

Acabamento e conveniência
Para uma versão de entrada, o aspecto interno agrada: plásticos rígidos de bom aspecto, algumas seções suaves ao toque, bancos com tecido marrom escuro de boa qualidade. Itens de conveniência, porém, não são muitos: vale citar alarme volumétrico, alerta específico de qual porta está mal fechada, aviso para uso do cinto pelos cinco ocupantes (com sensor de peso e nas fivelas de cada um), câmera de manobras e sensores na traseira, faixa degradê no para-brisa, faróis automáticos (função que não pode ser desligada, mas deveria), para-sóis com iluminação, porta-luvas refrigerado, rebatimento elétrico dos retrovisores, bom espaço para objetos e excelente distribuição de ar-condicionado por meio de difusores no teto — o ar frio deve ser sempre dirigido à parte superior da cabine para uma refrigeração homogênea.

 

 

A central de áudio tem tela de 7 polegadas, entradas USB e auxiliar, navegador integrado, TV digital e qualidade sonora muito boa, mas é lenta para reagir aos comandos e só espelha telefone celular por um aplicativo da Toyota — seria melhor atender aos consagrados padrões Android Auto e Apple Car Play. Outros pontos melhoráveis: o ar-condicionado não é automático, função um-toque existe só no controle do vidro do motorista, o capô é pesado ao extremo, e sempre se estranha o visual antiquado do relógio digital e do comando do controlador de velocidade. 0,5 ponto

 

Interior do SUV tem bom aspecto, com bancos de tecido marrom, e ótimo espaço tanto na frente quanto atrás, onde o encosto pode ser reclinada

 

Posto do motorista
O SW4 dispõe de banco bem projetado, bastante espaço na parte dianteira e ajuste do volante em altura e distância — este poderia ter maior alcance. Os instrumentos simples, de leitura difícil sob sol intenso, incluem computador de bordo de medição única (que informa consumo em litros por 100 km, um ponto a ser revisto). A visibilidade dianteira agrada, com colunas estreitas, mas as traseiras criam grandes pontos cegos. Ele tem bons faróis de duplo refletor com ajuste elétrico do facho, luzes diurnas (halógenas), luzes de neblina à frente e atrás, repetidores laterais das luzes de direção e retrovisores amplos. 0,5 ponto

 

Com motor flexível de 2,7 litros e até 163 cv, o peso de 1,8 tonelada se reflete em desempenho modesto: ganhar desenvoltura requer giros e paciência

 

Espaço
Uma das qualidades esperadas de um carro de 4,8 metros de comprimento é espaço interno. O SW4 mostra-se amplo para pernas e cabeças à frente e atrás e tem boa largura para três pessoas, embora o passageiro central não se acomode bem. O encosto traseiro pode ser regulado em inclinação. Ponto crítico: o assoalho alto deixa as pernas em má posição. 1 ponto

Porta-malas
Sobra espaço para bagagem nesse SUV, embora a capacidade não seja divulgada. O vão de acesso é bom, mas requer levantar mais a carga que em SUVs mais baixos. Ele tem banco traseiro bipartido 60:40 e estepe de tamanho integral (com roda de aço) sob a carroceria. 1 ponto

 

Central de áudio tem navegador, mas conexão a celular não usa padrões usuais; câmera traseira de manobras, instrumentos simples e boa solução de saídas de ar no teto

 

Motor e desempenho
O motor flexível dessa versão tem 2,7 litros e quatro válvulas por cilindro, com variação de tempo de abertura de todas elas. Apesar dos bons índices de potência (159 cv com gasolina, 163 com álcool) e torque (25 m.kgf), o peso de 1,8 tonelada se reflete em desempenho modesto, como ao acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. No uso urbano ele acompanha bem o tráfego em baixa rotação, mas ganhar desenvoltura requer giros e paciência. Apesar de se ouvir certa aspereza do motor, pouca vibração chega à cabine. Existe seletor entre três modos de condução. A transmissão automática de seis marchas opera bem e oferece mudanças manuais via alavanca. Na versão avaliada a tração é apenas traseira. 0,5 ponto

Consumo
Peso e aerodinâmica críticos fazem do SW4 um “beberrão”, apesar do motor atualizado: fez 9 km/l de gasolina no trajeto urbano leve e 8,5 no rodoviário, as piores marcas entre os SUVs testados até hoje (veja testes de outros modelos). Foi comum a caixa trazer para quarta marcha em subidas da rodovia para manter 120 km/h, o que contribui para o mau resultado. 0 ponto

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 10 ChancesavaliaçãoSW4Toyotautilitário esporte

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história
Auto Livraria - Toyota

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história

25/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp