A Toyota revela o novo Corolla brasileiro, sua quinta geração desde que o sedã passou a ser fabricado no País em 1998 (leia história). Ao lado do desenho mais ousado, a grande atração é o sistema híbrido da versão de topo, que associa dois motores elétricos em total de 72 cv à unidade de 1,8 litro a gasolina (98 cv) ou álcool (101 cv) para obter consumo urbano de 20,8 km/l de gasolina (no padrão da marca) ou 16,3 km/l pelo padrão do Inmetro. A bateria de níquel-hidreto metálico fica embaixo do banco traseiro. Disponível para todos os acabamentos é o motor flexível Dynamic Force de 2,0 litros com injeção direta, que produz 169 cv com gasolina e 177 cv com álcool (o torque de 21,4 m.kgf não varia), associado a uma nova transmissão CVT que simula 10 marchas.
O desenho do novo Corolla nacional segue o do modelo europeu, ficando o norte-americano com formas diferentes. O interior, bem mais atual que o do anterior, ganha central de áudio com integração a celular por Android Auto e Apple Car Play (antes era usado aplicativo próprio) em todas as versões. Parte da linha oferece teto solar e recursos de assistência como controlador de distância à frente, frenagem autônoma de emergência, assistente de farol e alerta para saída de faixa. A suspensão traseira passa a ser independente com braços sobrepostos, um dos ganhos da nova plataforma TNGA. A capacidade do porta-malas mantém-se em 470 litros.
A garantia passa a cinco anos em toda a linha, com oito anos para o sistema híbrido. Confira os preços e equipamentos de cada versão:
• Corolla GLi 2,0 (R$ 100 mil) – Ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, bancos revestidos em tecido e couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem da altura, rodas de alumínio de 16 pol, volante ajustável em altura e distância.
• Corolla XEi 2,0 (R$ 111 mil) – Como o GLi, mais ar-condicionado automático, bancos de couro preto, chave presencial para acesso e partida, comandos no volante para mudanças de marcha, controlador de velocidade, faróis de neblina, modo de condução Sport, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 17 pol.
• Corolla Altis 2,0 (R$ 125 mil) – Como o XEi, mais pacote de segurança Toyota Safety Sense (alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, assistente de faróis, controlador de distância à frente) e pacote Premium (ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos de couro bege e marrom, faróis e lanternas traseiras de leds, limpador de para-brisa automático, rebatimento elétrico dos retrovisores, teto solar elétrico).
• Corolla Altis Hybrid 1,8 (R$ 125 mil) – Como o XEi, mais faróis de leds, pacote de segurança Toyota Safety Sense e quadro de instrumentos com tela de 7 pol. Opcional: pacote Premium (ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos de couro bege e marrom, lanternas traseiras de leds, limpador de para-brisa automático, rebatimento elétrico dos retrovisores, teto solar elétrico) por R$ 6 mil.
Texto da equipe – Fotos: divulgação