A Renault apresenta o Duster 2021, que marca a mudança de geração do utilitário esporte lançado em 2011. Seguindo o modelo europeu, o Duster foi redesenhado por inteiro na carroceria e no interior, embora mantenha a plataforma e a mecânica. O SUV está disponível apenas com motor SCE de 1,6 litro e 16 válvulas, que produz 120 cv (com álcool) e torque de 16,2 m.kgf, e oferece transmissão manual de cinco marchas ou automática de variação contínua (CVT) com simulação de seis marchas. A marca não prevê versões de 2,0 litros, pela baixa aceitação, nem com tração nas quatro rodas.
O interior ganhou melhor aspecto e recursos inéditos no Duster: central de áudio Easy Link com tela de 8 polegadas e personalização visual, compatível com Android Auto e Apple Car Play; chave presencial para acesso e partida, quatro câmeras para visão externa, sensor de veículos em ponto cego, ajuste do volante também em profundidade, ar-condicionado e faróis automáticos. O porta-malas — o maior da categoria — permanece com 475 litros. Na mecânica, a assistência de direção elétrica (antes eletro-hidráulica) é uma das poucas novidades. As bolsas infláveis continuam restritas às frontais e não foi adotado sistema de preaquecimento de álcool para partida a frio, mantendo-se o arcaico tanque auxiliar.
São quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic. Confira os preços e equipamentos de série de cada uma.
• Zen manual (R$ 71.790) e Zen CVT X-Tronic (R$ 77.790) – Direção elétrica, ar-condicionado, faróis com luzes de posição em leds, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, alarme perimétrico, rodas de aço de 16 pol, rádio. Opcionais: central de áudio Easy Link, faróis de neblina e rodas de alumínio de 16 pol.
• Intense CVT X-Tronic (R$ 83.490) – Como o Zen CVT mais grade dianteira e barras de teto cromadas, faróis de neblina, rodas de alumínio de 16 pol, controle elétrico de vidros com função um-toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos para-sóis, volante de couro, central de áudio Easy Link, sensor de estacionamento e câmera traseiros, controlador e limitador de velocidade, ar-condicionado automático. Opcional: bancos de couro.
• Iconic CVT X- Tronic (R$ 87.490) – Como o Intense CVT mais quatro câmeras externas, alerta de ponto cego, faróis automáticos, chave presencial, rodas de alumínio de 17 pol e apoio de braço.
Texto da equipe – Fotos: divulgação