Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Análise de Estilo

Citroën C3: um passo para aumentar o fã-clube

11/09/2012
in Análise de Estilo

 

Com traços que lembram o anterior, a nova geração do
pequeno francês pode agradar aos que antes o rejeitavam

Texto: Edilson Luiz Vicente – Fotos: divulgação

 

Mesmo já passado um tempo razoável atuando no Brasil, as marcas francesas ainda enfrentam a rejeição de muitos no mercado. É claro que são vários os fatores que determinam esse comportamento, mas vamos nos concentrar no estilo, que é nosso assunto na seção.

Carros chineses são novidade no País e suas marcas ainda não foram consolidadas; então é normal haver as mais variadas opiniões. Já os franceses, sem contar sua história e o tempo de importação — ou mesmo a fabricação local do Renault Dauphine/Gordini sob licença pela Willys-Overland nos anos 60 —, produzem carros por aqui há mais de uma década e as opiniões continuam a divergir, quase como se também fossem novidade.

Alguns gostam do estilo francês de desenhar carros, outros não, mesmo levando em consideração que os modelos franceses não têm mostrado nada de tão extravagante no estilo. Em um extremo, a Renault e seus carros para mercados emergentes dividem opiniões; no outro extremo, a Citroën e seu estilo mais sofisticado também. É impossível agradar a todos, mas o caso dos franceses é ímpar.

Dentre as três francesas, a Citroën é a marca que tem os modelos com estilo mais sofisticado disponíveis no Brasil. O trabalho de desenho que a marca vem fazendo não deixa de ser interessante, e o novo C3 chega em sintonia com essa filosofia.

 

 

Quando as primeiras fotos do C3 de segunda geração foram reveladas na Europa, em 2009, a primeira impressão foi de se tratar de uma atualização do modelo original, por causa das semelhanças de formas em relação à geração anterior. Na verdade, ele recebeu uma carroceria toda nova, com toques que a deixaram mais atual, aparência mais sofisticada e uma construção de qualidade superior. À parte qualquer semelhança, a nova geração fez a anterior parecer envelhecida, o que é muito conveniente para realçar o lançamento.

Suas proporções, que não são muito convencionais para um modelo hatchback, continuam boas e não há nenhum detalhe que chame a atenção por estar fora de lugar, ou grande ou pequeno demais — exceto pelo enorme para-brisa, o que é intencional. Aliás, esse é item mais ousado do carro e o mais diferente do trivial, a ponto de todas as atenções da mídia terem se concentrado nele e pouco ter sido comentado do restante do estilo.

 

Dentre as três francesas, a Citroën é a marca que tem os modelos com estilo mais sofisticado disponíveis no Brasil

 

Mesmo para aqueles que possam achar o resultado estético externo do para-brisa duvidoso, o fato de o carro ser alto atenua a percepção em relação ao tamanho da peça. No geral, a nova geração do C3 tem o visual limpo e diversos e discretos vincos quebrando as superfícies de forma a não ficarem tão arredondadas. Faróis, lanternas, grade dianteira e demais detalhes estão em equilíbrio, valorizando o estilo e aparentando modernidade.

Deve-se lembrar que o C3 é o maior sucesso da marca em âmbito mundial. Foi proposital a decisão da Citroën em manter as semelhanças com a geração anterior, uma jogada não usual em modelos hatch — o normal, já que vai ser desenvolvido tudo novo, é que seja nova também a aparência e que isso fique bem claro. Mesmo assim, a tendência é quem já gostava da versão anterior gostará mais ainda da nova, e quem ficava em cima do muro pode também vir a começar a gostar do modelo.

 

 

  Os retrovisores são bonitos e têm aparência esportiva um pouco além do que a proposta do carro necessita, mas mal não faz.

  A coluna A mais inclinada em sua base é uma solução mais comum e de melhor aparência em relação à geração anterior, na qual ela realçava a sensação de um arco ligar o capô à traseira. Pintada na cor da carroceria, mostra melhor a função do acabamento em plástico. O resultado é um pouco melhor do que o obtido no DS3 com sua coluna A em preto.

  Os vincos são discretos e ficaram muito bem: são um dos detalhes que formam a aparência mais moderna do modelo. Para-lamas, capô e faróis são as únicas peças externas compartilhadas com o DS3.

  Já conhecíamos a ideia de apliques cromados nas rodas do Hyundai I-30. O desenho dessas rodas não é um espanto, mas que os apliques enriquecem bastante o visual, não há dúvida.

 

 

  Ainda mais com o uso de molduras nas laterais hoje em baixa, é imprescindível haver algum detalhe. Apesar de bem discreto, é justamente por isso que combina com o restante do carro.

  A linha de cintura mais alta e o perfil das janelas levemente mais baixo fizeram bem ao modelo. Enquanto todo mundo faz a curvatura para baixo, os franceses fazem ao contrário… Est le moyen le français (é o jeito francês)!

  Prova de que houve cuidado com o equilíbrio do estilo: tamanho, posição e contorno bem-feitos. Se não houvesse a parte da lanterna na tampa traseira, por exemplo, ficaria mais simples e pobre do que a dianteira.

  Resultado interessante: superfície da tampa traseira sem detalhes e simplicidade total do para-choque traseiro. Mesmo assim, não causa sensação de estar faltando nada e tem harmonia com o restante do carro.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: análise de estiloC3C3 ExclusiveC3 OrigineC3 TendanceCitroënEdilson Luiz Vicente

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021
Citroën

Citroën C3 (segunda geração)

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp