Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

VW Passat deixa o Brasil após 26 anos: veja histórico

11/08/2020
in Notícias

 

Depois do Ford Fusion, mais um sedã médio-grande deixa o mercado brasileiro: o Volkswagen Passat, que não está mais sendo importado — segundo confirmou a marca alemã — pela desvalorização do real frente ao euro. O modelo chegou ao Brasil por importação oficial em 1994, na terceira geração alemã reestilizada (código B4), embora algumas unidades do anterior B3 tenham vindo por empresa independentes. Ele passou por três grandes reformulações até chegar ao modelo que estava à venda por aqui desde 2016.

Confira um breve histórico da carreira do Passat importado no Brasil:

 

• 1994 – Lançamento do sedã e da perua Variant (acima) com motores de 2,0 litros (114 cv) e 2,8 litros (VR6 de 174 cv), com opção de transmissão automática de quatro marchas. O motor vinha em posição transversal, adotada em 1988. Com a estreia da quarta geração B5 na Europa e a alta do Imposto de Importação, o carro passou algum tempo sem vir.

 

 

• 1998 – Chegada da geração B5 (acima), de linhas mais arredondadas e ótima aerodinâmica (Cx 0,27), agora com motor longitudinal e plataforma compartilhada com os Audis A4 e A6. A suspensão dianteira passava de McPherson para um arranjo de braços sobrepostos, chamado de Five-Link, e a caixa automática era de cinco marchas com modo manual (Tiptronic). Oferecia motores de 1,8 litro com cinco válvulas por cilindro, com turbo (150 cv) ou sem (125 cv), e V6 de 2,8 litros e 193 cv, não mais o VR6 de ângulo estreito. Leia comparativo ao Alfa Romeo 156 e avaliação da Variant V6.

 

• 2001 – O Passat era reestilizado (acima) com ar mais sofisticado e faróis elipsoidais. Leia comparativo do sedã ao Citroën C5.

 

 

• 2003 – Importação da versão blindada Protect, o único Passat com tração integral permanente (baseada no diferencial central Torsen, como nos Audis) vendido no Brasil. Nesse caso a suspensão traseira era independente em vez do eixo de torção. Usava motor V6.

 

• 2006 – Estreia do Passat de quinta geração (B6, acima), com plataforma derivada da do Golf e retorno ao motor transversal. A suspensão dianteira voltava ao sistema McPherson, mas a traseira evoluía para o conceito independente multibraço e o porta-malas estava bem maior. Sedã e Variant ofereciam motores turbo e aspirado de 2,0 litros com injeção direta (200 e 150 cv, na ordem) e V6 de 3,2 litros e 250 cv, associado à nova transmissão DSG de dupla embreagem e seis marchas e tração integral. Leia comparativo do Passat ao Citroën C5 e avaliação da Variant V6.

 

• 2009 – Chegava o Passat CC (acima), um sedã de perfil mais esportivo, com motor V6 de 3,6 litros e 300 cv, caixa DSG e tração integral de série.

 

• 2011 – Passat e Variant eram restilizados (código B7, acima) e ganhavam novos itens de segurança. A caixa DSG chegava ao motor de 2,0 litros; o V6 e a tração integral deixavam o catálogo. Leia comparativo com Citroën DS5, Ford Fusion, Hyundai Azera e Peugeot 508. Oferta do pacote esportivo R-Line para o CC.

 


Auto Livraria

 

• 2013 – Agora chamado apenas de CC, o modelo de perfil esportivo passava por uma remodelação. Leia comparativo ao BMW 328i.

 

• 2016 – Importação do Passat B8 (acima), a sexta geração alemã, baseado na plataforma Matriz Modular Transversal (MQB). Entre as novidades estavam faróis de leds com ajuste dinâmico para evitar ofuscamento, quadro de instrumentos digital e programável, ar-condicionado automático de três zonas, central de áudio Discover Pro com tela de 8 pol, controlador da distância ao tráfego à frente e assistente de estacionamento. O motor turbo de 2,0 litros passava a 220 cv, mantendo a caixa DSG. Não havia mais a Variant. Leia comparativo com Ford Fusion e Honda Accord.

• 2018 – Últimas evoluções do Passat no Brasil: central com tela de 9,2 pol e controle por gestos e mais equipamentos de série em versão única Highline.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: notíciasPassatPassat CCPassat HighlinePassat TSIPassat V6Passat VariantVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

05/05/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Passat, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Passat, 147 e mais

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp