Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Salões do Automóvel

Salão de São Paulo: a história do evento cinquentenário

24/10/2014
in Salões do Automóvel

1960 02

 

1960

A primeira edição do Salão do Automóvel, realizada no Pavilhão de Exposições do Ibirapuera, reuniu as 12 marcas que atuavam no mercado fabricando automóveis, utilitários e caminhões: DKW-Vemag, FNM, Ford, General Motors, International Harvester, Mercedes-Benz, Romi-Isetta, Scania Vabis, Simca, Volkswagen, Toyota e Willys Overland. Na foto, os modelos do Fusca e da Kombi, então ainda novidades na produção local.

Fotos: acervo Alcântara Machado, salvo quando indicado

 

1960 01

 

No mesmo ano, sobre a caçamba de uma picape Jeep da Willys, Caio de Alcântara Machado (1926-2003), publicitário que criou várias feiras de negócios no País, entre elas o Salão. Caio acreditou no potencial da indústria nacional, quando ela tinha apenas quatro anos de atuação, para fazer um evento nos moldes dos salões internacionais.

 


Auto Livraria

 

1961 03

 

1961

A indústria brasileira teve, em seu início, uma ousadia que falta nos dias de hoje. No 2º. Salão, um ano depois, a Willys Overland apresentava o carro esporte Interlagos, derivado do Alpine francês, com carroceria de plástico e fibra de vidro e versões cupê, berlineta e conversível.

 

1961 01

 

Também fabricado pela Willys era o Renault Dauphine, um pequeno sedã quatro-portas com motor traseiro que competia com o Volkswagen. Na foto, promoção sobre o sorteio diário do modelo durante o mesmo 2º. Salão.

 

1961 02

 

“Bom senso em automóvel”: o Volkswagen Sedã (o nome Fusca seria oficializado apenas em 1983) ainda era equipado com motor de 1,2 litro, mas já desfrutava grande aceitação entre os brasileiros, amparada no bom valor de revenda e na mecânica robusta e de simples manutenção.

 

1962 03

 

1962

O esportivo Karmann-Ghia da Volkswagen, o elegante sedã Fissore da DKW-Vemag e a perua Jangada da Simca eram apresentados no 3º. Salão. Na foto, o jipe da Toyota, que naquele ano mudava de nome de Land Cruiser para Bandeirante, com o qual seria fabricado por quase 40 anos.

 

1962 02

 

Picapes, a perua Amazona (em primeiro plano) que antecedeu a Veraneio e caminhões eram os produtos da General Motors na época. O primeiro carro de passeio, o Opala, seria lançado apenas seis anos mais tarde.

 

1964 02

 

1964

No mesmo estande que mostrava Dauphine e Interlagos, a Willys fazia uma revelação no 4º. Salão: o projeto de carro esporte Capeta (à direita), com o motor de seis cilindros e 2,6 litros do sedã Aero-Willys e maior porte que o do Interlagos.

 

1964 01

 

A autoria do desenho do Capeta era de Rigoberto Soler, que também mostrava ao público seu esportivo Brasinca 4200 GT (acima), com motor de seis cilindros e 4,3 litros da picape Chevrolet. O fabricante anunciava que, pouco antes do evento, o modelo havia alcançado a velocidade de 200 km/h.

 

1964 03

 

Elegância de linhas e facilidade de manutenção, e não desempenho, eram os atributos de destaque de outro esportivo do evento, o Karmann-Ghia da Volkswagen, que envolvia a mecânica do Fusca em uma bela carroceria de desenho italiano.

 

1966 03

 

1966

Versão mais luxuosa do Aero-Willys e primeiro carro nacional com ar-condicionado (apenas para os passageiros do banco traseiro), o Itamaraty aparecia no 5º. Salão ainda mais imponente: o Executivo, na foto, trazia maior distância entre eixos e numerosos itens de conforto. Ao lado do 4200 GT da Brasinca, esse é considerado um dos únicos carros clássicos da indústria nacional.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: Carros do PassadoSalão de São Paulosalão do automóvel

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp