Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Salões do Automóvel

Salão de São Paulo: a história do evento cinquentenário

24/10/2014
in Salões do Automóvel

1992

 

1992

Aumentava a competição entre as fábricas locais e os importadores, que agora atuavam em diferentes segmentos, de utilitários comerciais até caros esportivos. A Volkswagen apresentava o Gol 1000 (no canto esquerdo), sua resposta ao Uno Mille; a Ford lançava nova geração do Escort, e a GM, a perua Suprema derivada do Omega.

 

1994

 

1994

O Bugatti EB 110, acima, está entre os esportivos de prestígio que estrearam no 18º. Salão, assim como Lamborghini, Jaguar e Lotus. A Audi apresentava a perua RS2, com participação da Porsche, e a Ferrari mostrava o luxuoso 456 GT. Entre os lançamentos nacionais, a segunda geração do VW Gol e o esportivo Chevrolet Corsa GSi.

Foto: Bugatti

 

 

1996

 

1996

O 19º. Salão contava com 300 expositores. Fabricantes locais lançavam o VW Polo Classic (centro), a Fiat Palio Weekend (derivada do hatch, no mercado havia poucos meses) e o Ford Ka, ainda recente da estreia no evento de Paris. Importadores traziam Porsche Boxster, Audi A3 e BMW Z3, também recém-lançados no exterior.

 

1998

 

1998

O mercado vivia uma ótima fase, com recorde de vendas no ano anterior e a chegada de fábricas como Audi, Dodge, Honda, Mercedes-Benz, Renault e Toyota. A VW mostrava o Golf de quarta geração (acima), ainda importado; outras estreias eram de Alfa Romeo 156, Audi TT, Mercedes Classe A e Peugeot 206.

 

2000 02

 

2000

Importados de luxo, como o BMW Z8 (acima) e o Mercedes-Benz CL, conviviam com lançamentos mais acessíveis como Ford Focus, VW Bora e a Citroën Xsara Picasso, que no ano seguinte ganharia produção nacional.

 

2002

 

2002

Ainda recentes no exterior, Honda Fit e Citroën C3 apareciam no 22º. Salão a poucos meses de ganhar fabricação local. A VW mostrava o superesportivo W12 com portas “asas de gaivota” (em preto, acima), a Ferrari trazia o Enzo, a Chrysler expunha o Viper e a Porsche lançava o utilitário esporte Cayenne. Na Ford, o EcoSport chamava atenção.

 

2004

 

2004

Não faltaram superesportivos para quem visitou o 23º. Salão: Ford GT de motor central (acima), o Mercedes-Benz SLR desenvolvido com a McLaren, o sofisticado Ferrari 612 Scaglietti, o ousado Maserati MC 12 e o Chevrolet Corvette estavam entre eles. A VW mostrou o Concept R, um roadster de conceito, mas faltaram lançamentos nacionais.

Foto: Fabrício Samahá

 

2006

 

2006

O esportivo Honda Civic Si, acima, estava entre as atrações nacionais no 24º. Salão, que apresentava também o conceito Chevrolet Camaro, Ferrari 599 GTB Fiorano, Ford Mustang Shelby GT 500 e os conceitos Renault Fluence, Toyota Fine-T e Fiat Concept Car Adventure. Foi o ano em que nossa indústria comemorou meio século de atividade.

Foto: Rafa Lombardi

 

2008

 

2008

O 25º. Salão, que comemorava recordes como 450 carros expostos e 625 mil visitantes, trazia novos supercarros como o Lamborghini Gallardo (foto) com motor V10 e o Pagani Zonda de R$ 4 milhões, lançamentos locais como o novo Honda Fit e modelos de conceito como Ford Verve, Land Rover LRX (que se tornaria o Evoque) e Volkswagen Pickup, que daria origem à Amarok.

Foto: Fabrício Samahá

 

2010

 

2010

Um dos carros mais velozes do mundo, o Bugatti EB 16/4 Veyron Grand Sport (acima) brilhou no 26° Salão com seus 16 cilindros, 8,0 litros, quatro turbos e 1.001 cv. Era capaz de superar 400 km/h e acelerar de 0 a 100 em 2,7 segundos. Outras atrações eram Audi A1, Ferrari 458 Italia, Range Rover Evoque (recém-lançado na Europa) e o nacional Fiat Bravo.

Foto: Fabrício Samahá

 

2012

 

2012

A Ford trouxe ao 27º. Salão o conceito Evos, de propulsão híbrida, com quatro portas em padrão asa de gaivota e conexão à internet para obter informações de tráfego. Destacaram-se também BMW Gran Coupe, novo Ford Fusion, Jaguar F-Type (ainda quente do lançamento europeu), VW Taigun e o conceito Nissan Extrem, criado para o evento.

Foto: Fabrício Samahá
Mais sobre o Salão de São Paulo

 

 

Page 3 of 3
Prev123
Tags: Carros do PassadoSalão de São Paulosalão do automóvel

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp