Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Salões do Automóvel

Salão de São Paulo: a história do evento cinquentenário

24/10/2014
in Salões do Automóvel

1966 04

 

Também era lançada no evento a versão conversível do Brasinca Uirapuru. A produção do esportivo havia passado à empresa STV, que fez alterações como faróis retangulares. Contudo, o modelo aberto teve apenas três unidades construídas e o próprio cupê do qual era derivado saiu do mercado no ano seguinte.

 

1966 01

 

Vista externa do 5º. Salão, que seria realizado no Ibirapuera mais uma vez em 1968 antes da mudança para o Anhembi. O carro é um Ford importado, anterior à fabricação de automóveis pela marca no Brasil, que começaria em 1967 com o Galaxie.

 


Auto Livraria

 

1968 02

 

1968

No último ano no Ibirapuera, o 6º. Salão trazia o lançamento de três sedãs médios daqueles que, nas décadas seguintes, seriam os maiores fabricantes do Brasil: o Corcel da Ford (na foto, que é de um salão posterior), o Opala da General Motors e o 1600 de quatro portas da Volkswagen.

 

1970

 

1970

O 7º. Salão inaugurava o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, construído para abrigar as feiras da Alcântara Machado. No evento eram apresentados o Dodge Dart, o Karmann-Ghia TC e o TL da VW, além do primeiro carro elétrico nacional, desenvolvido pela Icovel.

 

1976-1g

 

1976

A estreia do Fiat 147 era o destaque do 10º. Salão, que comemorava os 20 anos da indústria nacional. Começavam a aparecer carros a álcool, embora as vendas só fossem iniciadas três anos mais tarde. Já tinham presença importante os esportivos de pequenos fabricantes, conhecidos como carros fora de série, em geral com motor Volkswagen arrefecido a ar.

Foto: Fiat

 

1978-2g

 

1978

Embora sem grandes lançamentos, o Salão atraía público para ver novidades como a frente redesenhada do Chevrolet Chevette (foto), o Alfa Romeo 2300 Executive e os modelos fora de série Dardo e Ventura.

 

1981-1g

 

1981

A crise econômica fez com que o Salão perdesse a periodicidade bienal com a ausência da edição de 1980. Um ano depois, os carros (e caminhões, como os da Puma, acima) estavam de volta ao Anhembi. Além de lançamentos recentes como o VW Voyage e o Ford Del Rey, o público pôde ver o protótipo do Xef, modelo compacto da Gurgel com três lugares lado a lado.

 

1984-1g

 

1984

Depois de uma edição extra em 1983, dedicada aos carros a álcool, o evento chegava à 13ª. edição com destaques como o VW Santana (foto), lançado meses antes, e o Fiat Uno. O mesmo Santana dava origem a uma versão futurista, a Tecno II, com motor de 16 válvulas e tração integral, feita apenas para exposição. Brilhavam também carros-conceito trazidos do exterior, como o Lean Machine da GM e o Probe IV da Ford.

Foto: VW

 

1986-1g

 

1986

Com o mercado ainda fechado a importações, uma oportunidade rara para os brasileiros verem o que havia de melhor no exterior: sem a participação dos fabricantes locais, a Alcântara Machado salvou o evento com a importação temporária de 59 carros, boa parte de luxo, como BMW Série 7 (acima), Ferrari 328, Porsche 911 e Lamborghini Jalpa.

Foto: BMW

 

1988 02

 

1988

De volta à normalidade, o 15º. Salão acenava com novidades técnicas para o mercado: a VW lançava o Gol GTI (acima), primeiro nacional com injeção eletrônica, e a GM apresentava o Monza FI com sistema similar, que chegaria às ruas em 1990 como a edição 500 EF.

Foto: VW

 

1988-1g

 

Outros destaques foram os conceitos trazidos do exterior, como o Venture da GM (no centro da foto), o Probe V da Ford e o Orbit e o Scooter da VW.

 

1990

 

1990

O mercado abria-se aos importados e o 16º. Salão expunha carros que causavam sensação, como o Ferrari F40 (acima) e o Alfa Romeo 164 no estande da Fiat ou o Thunderbird no da Ford. Monza e Gol remodelados estavam entre as modestas novidades da indústria local.

Foto: Ferrari
Próxima parte

 

 

Page 2 of 3
Prev123Next
Tags: Carros do PassadoSalão de São Paulosalão do automóvel

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp