Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Nasce um novo Best Cars

10/08/2012
in Editorial

Às vésperas de comemorar 15 anos, o site estreia uma completa reformulação e agrega facilidades de uso

 

“O Best Cars é bem redigido, confiável, fácil de navegar, mas vocês poderiam modernizar o visual”: variações dessa frase foram lidas e ouvidas com alguma frequência nos últimos tempos, sobretudo por ocasião da pesquisa de opinião que fizemos com os leitores em maio. Isso mostrava que nosso site merecia passar por uma abrangente reformulação.

Nos últimos três meses, eu e o colaborador Kleber Nogueira — publicitário por formação, colunista como atividade no site, mas com valioso conhecimento acerca de diagramação de web sites — trabalhamos firme com esse objetivo: dar ao Best Cars a aparência moderna e elaborada que ele merece como pioneiro no ramo de informação sobre automóveis na internet — quase 15 anos, a serem completados em outubro. E não só atualizar seu aspecto, mas também aplicar soluções que tornassem mais fácil e prazerosa a navegação.

O resultado desse trabalho você pode conferir agora, em uma edição especial com interessantes conteúdos — um comparativo e um artigo de história, ambos sobre modelos esportivos. Embora sua primeira impressão ao abrir o site valha mais que mil palavras, gostaria de chamar atenção para alguns pontos de aprimoramento nessa nova geração — de verdade — do Best Cars.

• Menu superior. Desde 1999 o site mantinha um menu vertical no lado esquerdo da página principal e das seções, tendo de abrir mão dele nas páginas de conteúdos por questão de espaço. Agora temos um menu superior fixo com quatro itens — Informe-se, Divirta-se, Participe e Escreva-nos — que abrangem todas as seções e serviços. De fácil navegação, o menu ocupa pouco espaço e por isso está em todas as páginas do novo conteúdo.

• Navegação estrutural. Conhecida em inglês como breadcrumb navigation, ou navegação por migalhas de pão, essa novidade informa em uma linha acima do conteúdo o caminho da página principal até o artigo apresentado. Se você escolher uma matéria ao entrar no site ou chegar a ela via fonte externa — como um buscador ou um atalho em outro site —, saberá de imediato a que seção ela pertence e como ver conteúdos semelhantes. No caso de artigos longos, com mais de uma página, as páginas subsequentes trazem um atalho rápido para voltar à primeira.

• Nuvem de assuntos mais frequentes. As tags, como são mais conhecidas, aparecem ao fim de cada artigo para mostrar que assuntos são os mais relevantes no conteúdo apresentado. Ao clicar nelas você encontra outros artigos com a mesma tag. O uso dessa inserção permite que nosso menu à direita dos conteúdos (e na parte inferior da página principal) traga o que se chama de nuvem, na qual os assuntos aparecem com fonte tão maior quanto mais frequente for sua citação nas matérias. Trata-se de uma maneira simples de encontrar conteúdos, tendo como ponto de partida a marca ou o modelo de seu interesse ou o tipo de matéria de sua preferência.

 

O menu superior fixo, com quatro itens que abrangem todas as seções e serviços, ocupa pouco espaço e por isso está em todas as páginas do novo conteúdo

 

• Sistema de busca interna. No site anterior usávamos um sistema fornecido pela Google que, apesar de eficiente, apresentava limitações como a exibição frequente de conteúdos muito antigos entre os principais resultados. Isso acabou: no novo site, a busca interna prioriza os resultados mais recentes e ainda apresenta fotos maiores para facilitar a escolha.

• Navegação interna nos artigos. Se uma matéria tiver várias páginas, como é comum em comparativos e nas grandes histórias da seção Carros do Passado, ao fim de cada uma delas você encontrará botões para acesso a duas páginas à frente, duas atrás e as extremas (primeira e última). Isso torna simples, por exemplo, passar direto à última página para visualizar a ficha técnica.

• Avaliações e comparativos. Com o novo visual chega uma revisão dos quadros publicados nas avaliações completas e comparativos. São vários itens adicionais na relação de equipamentos de série e opcionais, para refletir o que compõe os carros atuais, e dois quesitos a mais — Direção e Visibilidade — no quadro de notas dos comparativos. A diagramação das fichas técnicas passa a seguir nas avaliações simples o mesmo padrão de colunas dos comparativos.

• Fotos maiores. Com a popularização de monitores de vídeo com maior resolução e de conexões rápidas à internet, há crescente interesse em fotos de tamanho maior, que permitem ver mais detalhes nos carros apresentados. No novo Best Cars as fotos ampliadas (que você vê ao clicar nas fotos inseridas nas matérias) ganharam 35% em comprimento e altura na maior parte dos conteúdos. E mesmo que você use uma resolução de vídeo mais baixa, elas aparecem sempre em tamanho adequado em sua tela, o que dispensa o uso de barras de rolagem.

• Navegação pelas fotos. Visualizar várias fotos ampliadas ficou muito mais prático: ao ampliar qualquer uma delas, você ganha acesso às demais — anteriores e subsequentes — da mesma página por meio de botões em forma de setas e pelas teclas de direção de seu teclado, sem precisar voltar à matéria ou dar mais cliques de mouse. Quando não quiser mais ver fotos, basta fechar a janela de ampliação clicando no botão “X” ou na área escura ao redor das imagens.

• Classificados. A nova seção permite inserir e ver anúncios de carros, motos, peças e acessórios, revistas e manuais, entre outros itens. Tanto a inserção quanto a visualização do anúncio (que pode incluir fotos) são inteiramente gratuitas, assim como nada é cobrado de quem vende o produto.

Ao lado de todos esses aprimoramentos, fizemos questão de manter aquilo que você mais aprecia no Best Cars: linha editorial independente, profundidade de conteúdo com linguagem acessível, rigor quanto à precisão das informações, atenção aos carros do passado. Abrimos mão de algumas seções, de baixa audiência e indicadas como menos interessantes pelos participantes da pesquisa, mas temos certeza de que sua ausência será compensada pelo tempo adicional de que a equipe agora dispõe para os assuntos de maior interesse da maioria.

Colocar tudo isso em funcionamento deu um grande trabalho, que consumiu dias (e parte das noites…) de empenho para não acarretar prejuízo às atividades normais do site. Espero que você goste, mas convido que opine — no espaço de comentários abaixo ou escrevendo-me diretamente — também sobre o que possa não ter ficado de seu gosto.

P.S.: Quase 100 comentários nos dois primeiros dias desde o lançamento permitiram saber, em grande parte, quais os pontos que precisarão de aperfeiçoamento para deixar o novo site como os leitores gostariam de ver. Estamos trabalhando neles. O primeiro resultado pode ser conferido em Carros do Passado, mas em breve teremos mais novidades. Obrigado a todos que, de uma maneira ou outra, manifestaram sua opinião. (Atualizado em 1/8)

 

Fale com o editor
Editorial anterior

 

Tags: colunasEditorialFabrício Samahá

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp