Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Fiat Siena é mais um que se vai: lembre seu histórico

28/10/2016
in Notícias

 

Depois de muitas especulações rebatidas pelo fabricante sobre o fim de produção de vários modelos, a Fiat confirmou o encerramento do Siena EL, última versão da primeira geração do sedã, que estava no mercado desde 1997. Somada às de Chevrolet Classic e Renault Clio (esperada para breve, pois saiu de linha na Argentina), é a terceira despedida este ano de um modelo vendido no Brasil desde o século passado.

Permanece no mercado o Grand Siena, sua segunda geração. A Fiat também mantém por enquanto o Palio Fire, a perua Weekend e a picape Strada, todos da mesma família iniciada há 20 anos. O histórico do Siena no site de imprensa da fábrica aponta produção nacional de mais de 830 mil e vendas acima de um milhão de unidades até 2013, sendo este seu melhor ano em ambos os quesitos.

Confira um histórico do Siena no mercado brasileiro.

 

• 1997 – Lançamento em agosto nas versões EL e HL com motores de 1,6 litro, um com oito válvulas e 82 cv, outro com 16 válvulas e 106 cv. O porta-malas para 500 litros era um destaque. A produção limitava-se à Argentina, então um forte mercado para sedãs pequenos, que ainda vendiam pouco no Brasil.

• 1998 – Série limitada MTV com acessórios esportivos e motor 1,6 16V.

 

 

• 1999 – Começava a produção em Betim, MG. Surgia a versão 6 Marchas, com esse recurso na transmissão (inédito na categoria) e motor de 1,0 litro e 61 cv. A edição 500 Anos, alusiva ao descobrimento do Brasil, era derivada desse Siena.

• 2000 – A linha de motores Fire começava com o de 1,25 litro, 16 válvulas e 80 cv, oferecido no Siena ELX.

 

• 2001 – Primeira reestilização, a cargo do renomado Giorgetto Giugiaro. Mudavam também painel, bancos e motores com a estreia do Fire 1,0-litro de oito válvulas (55 cv) e 16 válvulas (70 cv), além do 1,25 16V e do 1,6 16V. A série 25 Anos, com motor 1,0 16V, comemorava o aniversário da Fiat.

• 2002 – A versão Fire, com o 1,0 de 55 cv, vinha mais simples.

• 2003 – O motor Chevrolet 1,8, fruto da associação entre as marcas em âmbito mundial, assumia o lugar do 1,6 16V na versão de topo. O Fire 1,25 de oito válvulas e 67 cv também era adotado.

 

• 2004 – O Siena acompanhava a reestilização do Palio com linhas mais arredondadas. O motor 1,0 passava a 65 cv e surgia o 1,25 flexível com 70 cv (gasolina) ou 71 cv (álcool). O Siena Fire mantinha o desenho anterior.

• 2005 – O motor Fire 1,25 crescia para 1,4. Flexível, oferecia 80/81 cv.

• 2006 – Versão flexível com 65/66 cv para o motor de 1,0 litro. Edição limitada 30 Anos comemorava o aniversário da Fiat no Brasil.

 

• 2007 – Terceira reestilização deixava a frente mais atual e adotava lanternas traseiras de perfil baixo. Os faróis diferenciavam-no do Palio pela primeira vez. O motor 1,0 agora vinha com 73/75 cv, enquanto o 1,4 passava a 85/86 cv. O 1,8 permanecia. A versão Tetrafuel vinha de fábrica com instalação para gás natural, então muito usada por taxistas, para o motor 1,4.

 

EL
Sporting

• 2009 – O Siena EL trazia a frente do Palio, motor 1,0 e acabamento mais simples. O HLX podia ter a caixa automatizada Dualogic.

• 2011 – Versões ELX e HLX davam lugar a Attractive e Essence, na ordem. Adoção do motor E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas (115/117 cv) na Essence em lugar do 1,8. Vinha a edição Sporting com visual esportivo, suspensão mais firme e o motor 1,6 16V. O antigo EL ganhava opção do motor 1,4.

• 2012 – Lançamento do Grand Siena, derivado do segundo Palio, com maiores dimensões. O Siena original permanecia com os EL 1,0 e 1,4, que recebiam grade e volante novos (foto no alto).

• 2016 – Fim da produção do EL.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: FiatnotíciasSienaSiena ELSiena ELXSiena EssenceSiena HLX

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp