Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Volvo XC90 D5: não falta nem dirigir sozinho

08/12/2016
in Avaliação, Fora de estrada, Volvo

Ao lado de novo motor a diesel, o utilitário esporte impressiona pelo requinte e as tecnologias de assistência

Texto: Fabrício Samahá e José Geraldo Fonseca – Fotos: divulgação

 

Na marcha pela condução autônoma, que promete transformar o motorista em passageiro em alguns anos, a Volvo apresenta no Brasil o utilitário esporte XC90 com assistente capaz de dirigi-lo por si mesmo a até 130 km/h. Essa não é a única novidade do modelo para 2017: há também um motor biturbo a diesel de 2,0 litros e potência de 235 cv, que se soma à unidade T6 a gasolina de mesma cilindrada com turbo, compressor e 320 cv. A expectativa é vender em 2017 cerca de 700 unidades do modelo, das quais 60% a diesel.

O XC90 D5 Drive-E é o segundo SUV a diesel da Volvo no País, depois do XC60 D5 lançado em agosto. Os preços sugeridos — promocionais de lançamento, segundo a empresa — são de R$ 369.950 para a versão Momentum e R$ 419.950 para a Inscription (veja a relação de equipamentos no quadro abaixo). Os principais concorrentes a diesel são BMW X5 XDrive 30d (258 cv, R$ 399.950), Mercedes-Benz GLE 350D Sport (258 cv, R$ 407.900) e Range Rover Sport SDV6 SE (306 cv, R$ 422 mil). Outras alternativas são Audi Q7 TFSI (333 cv, R$ 400 mil), Jaguar F-Pace V6 (340 cv, R$ 406.300) e Porsche Cayenne V6 (300 cv, R$ 377 mil), a gasolina.

 

Desenho elegante do XC90 busca ser duradouro, não seguir modismos; leds formam “martelo de Thor”; rodas são de 20 pol; logotipo aloja câmera

 

Se de início a cilindrada de 2,0 litros pode parecer modesta para um grande SUV de quase 2,2 toneladas, o torque máximo de 49 m.kgf entre 1.750 e 2.250 rpm o desmente: é comparável ao das picapes a diesel na faixa de 2,8 a 3,2 litros. De acordo com a marca sueca, a aceleração de 0 a 100 km/h requer apenas 7,8 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h. Como referência, o motor T6 a gasolina oferece 40,8 m.kgf de 2.200 a 5.400 rpm e permite 0-100 em 6,5 s com a mesma máxima.

 

Por meio de sensores, câmeras e comando para aceleração, frenagem e volante, o XC90 pode conduzir a si mesmo a até 130 km/h: basta ao motorista manter as mãos no volante

 

Uma solução peculiar foi adotada para respostas mais rápidas ao acelerador: o Power Pulse. O ar admitido da atmosfera é comprimido em um depósito, por um pequeno compressor elétrico, e enviado ao coletor de escapamento quando se acelera o carro abaixo de 2.000 rpm em primeira ou segunda marcha. No coletor, o ar adicional contribui para fazer girar mais rápido a turbina e assim o compressor que impulsiona ar aos cilindros, uma forma de combater o retardo de atuação de turbo (turbo lag).

A outra novidade do XC90 2017 é a segunda geração do sistema Pilot Assist, recurso exclusivo na categoria. Por meio de sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e sistema de comando para aceleração, frenagem e movimentação do volante, o SUV pode conduzir a si mesmo em velocidades de até 130 km/h (antes era limitado a 50 km/h), bastando ao motorista manter as mãos no volante e ficar preparado para assumir em qualquer emergência. O sistema pode seguir as faixas de rolamento (que precisam estar bem sinalizadas) mesmo em curvas abertas e, como em qualquer controlador de velocidade ativo, mantém distância segura dos veículos adiante. O motorista reassume o comando ao usar um dos pedais, acionar o volante ou as luzes de direção.

 

Sofisticado, interior traz ampla tela nos instrumentos, áudio Bowers & Wilkins e ar-condicionado com quatro zonas; condução semiautônoma vai até 130 km/h

 

Como é tradição na Volvo, diversos outros dispositivos elevam os graus de segurança ativa e passiva. Se o motorista tentar uma conversão à frente de um veículo no sentido oposto, o XC90 detecta e freia. Se não observar a faixa de rolamento, o carro o alerta e exerce força no volante para tentar se manter na faixa. Se houver outro veículo, pedestre, ciclista ou mesmo grande animal na trajetória, o sistema de visão noturna detecta e os freios são acionados. Há ainda a profusão de bolsas infláveis e auxílios eletrônicos já comum no segmento.

 


Auto Livraria

 

O XC90 foi concebido com base na plataforma SPA (Scalable Product Architecture, arquitetura escalável de produtos), que serve a outros modelos médios e grandes da marca. Seu estilo não busca ousadia, mas uma elegância tradicional e duradoura — coerente com o sucessor de um modelo fabricado de 2002 a 2014 na Suécia e ainda em produção na China. O feixe de leds dos faróis, hoje marca da empresa, é conhecido como “martelo de Thor”.

O interior de sete lugares esbanja sofisticação, com revestimentos de alto padrão em couro, alumínio e madeira — de verdade, não imitação — e detalhes bem elaborados, como se espera nessa faixa de mercado. O espaço interno é bastante amplo. Quando não em uso, os bancos da terceira fileira podem ser escamoteados para ampliar a capacidade de bagagem. Mesmo configurado para sete ocupantes, resta um volume útil de 350 litros.

Próxima parte

 

Sete lugares em um ambiente dos mais confortáveis e seguros do mercado; na tela de 9 pol surgem áudio, câmeras de 360° e assistente para estacionar

 

Versões, preços e equipamentos

• XC90 D5 Momentum (R$ 369.950) – Alarme volumétrico, alerta de colisão frontal, ar-condicionado automático de quatro zonas, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular, assistente de faixa de rolamento, assistente de partida em aclive e declive, bancos dianteiros com regulagem elétrica, memória, aquecimento e extensão elétrica; bolsas infláveis laterais dianteiras e cortinas, câmera traseira de manobras, chave com função memória, chave presencial para acesso e partida do motor, configurador de modo de condução, controlador de velocidade e distância à frente, controle de frenagem em descida, controle elétrico de vidros com função um-toque, controle eletrônico de estabilidade, tração e anticapotamento, cortina para-sol nas portas traseiras, faróis de leds com comutação automática e facho autodirecional, faróis de neblina de leds, fixação Isofix de cadeira infantil, limpador de para-brisa e faróis automáticos, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital com 12,3 pol, revestimento em couro, rodas de alumínio de 19 pol, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema City Safety CFA II de frenagem automática com visão noturna, sistema de áudio de 330 watts com 10 alto-falantes, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos, tela central tátil de 9 pol, teto solar panorâmico elétrico.

• XC90 D5 Inscription (R$ 419.950) – Como no Momentum, mais alertas de colisão traseira, de trafego lateral e de ponto cego, bancos com ventilação, bancos dianteiros com apoio lateral elétrico, bancos traseiros com aquecimento, câmeras com visão em 360 graus, navegador, projeção de informações no para-brisa, rodas de alumínio de 20 pol, sistema de áudio Bowers & Wilkins de 1.400 watts com 19 alto-falantes, suspensão com molas a ar e controle eletrônico de amortecimento.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãodieselutilitário esporteVolvoXC90

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp