Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

Envelhecer, mas com dignidade

11/06/2018
in Eu um Carro e a Cidade

Eu-um-Carro-e-a-Cidade

Carro velho e simpático, dá. O que não dá são as plásticas que desfiguram e não escondem a idade

 

A Volkswagen tem levado a cabo seu plano malévolo de tornar o Gol um carro feio. Tem mexido sistematicamente no coitado ex-queridinho, estragando um pouco por ano. O modelo atual — o de terceira geração pelos critérios internacionais, seguidos aqui no Best Cars — até que nasceu bem em 2008. Depois de quatro anos sofreu uma primeira reestilização, que pasteurizou a dianteira e a traseira com o restante da família, mas isso é mal da escola alemã para desenhar carros. Ainda permaneceu harmônico.

Daí, como não conseguia mais segurar o passar dos anos, começou a faltar pele pra repuxar e a turma perdeu a mão, detonando a traseira e frisando a quinta porta de forma a descaracterizá-la completamente. No aniversário de 10 anos da atual geração, os Pitanguys de Wolfsburg perderam o controle do bisturi e detonaram a frente do carro na linha “ficou pior, mas mudou”. Um verdadeiro processo de unomillezação, para deixar claro o recado: quer beleza, pague mais caro num Polo.

 

Mesmo que seja um ótimo automóvel, para quem é sensível a estilo, ter um carro feio equivale a comer feijão com açúcar: parece que algo não cai bem

 

Foi um processo de unomillezação, para deixar claro o recado: quer beleza, pague mais pelo Polo
Foi um processo de unomillezação, para deixar claro o recado: quer beleza, pague mais pelo Polo

Carro feio é um tema que sempre rende boas colunas. Aliás, na era do politicamente incorreto, talvez eu seja processado por dizer que esse ou aquele carro é feio. Correto agora é dizer “transformou-se numa compra racional”. Veja: eu passo de uma a duas horas por dia com meu carro. Nos dias de semana, olho para seu painel mais tempo do que olho para minha filha, tadinha, na soma dos minutos e segundos. Como conseguiria tocar minha vida urbana adiante se o bendito fosse feio? Dá para ser alguém racional quando o trânsito de uma grande cidade faz brotar em você os mais variados sentimentos, do ódio à fúria? Ao menos ver um belo carro na garagem faz o sofrimento valer a pena.

Já tentei convencer a mim mesmo de que seria feliz se fosse proprietário de um carro feio, tipo o primeiro Renault Logan ou o Toyota Etios. Mas é um ótimo carro! Mas é muito prazeroso de guiar! Mas é muito acertado dinamicamente! Ora, ora. Mas é feio, diabos! Sim, eu sei que beleza é um conceito subjetivo e que tem gente que adora os traços hindus do Etios. Sei que, mesmo diante de sua distância da harmonia estética de um Fiat Coupé, a Toyota ainda consegue vendê-lo a um preço bem acima do que vale. Sei, também, que para uma turma pouco importa se o carro é bonito ou feio, desde que ande, tenha bom porta-malas ou tenha uma bela logomarca de valor na grade. Para quem é sensível quando o assunto é estilo, porém, ter um carro feio equivale a comer feijão com açúcar: parece que algo não cai bem.

 


Auto Livraria

 

O Etios é um caso tipo Benjamin Button ou gato sphynx. Já nasceu meio enrugado, por isso nem parece que já tem seis anos de idade. O Logan, que nasceu sapo, foi beijado e virou galã. Agora, envelhecer sem dignidade é uma tristeza ainda pior que ser feio. Envelhecer é inexorável. Envelhecer bem é uma dádiva. E cirurgia plástica boa mesmo é aquela que ninguém nota, e não padrão Elza Soares. Ela não era feia na juventude nem quando ficou de meia idade; no entanto, uma série de intervenções seguidas para tentar barrar os sinais da idade foram desconfigurando seu rosto irremediavelmente.

Chevy C2: versão mexicana reestilizada do Corsa foi um triste fim de carreira
Chevy C2: versão mexicana reestilizada do Corsa foi um triste fim de carreira

O exemplo mais Elza de que consigo me lembrar foi a última versão mexicana do finado Chevrolet Corsa dos anos 90, lá chamado de Chevy C2. Um triste fim de carreira num rosto de Elza. Sorte de nós, brasileiros, que ficamos com uma plástica do Classic bem menos agressiva aos olhos — em boa hora alguém decidiu trazer as prensas que os chineses não usavam mais para o Buick Sail. Ele era um carro velho e parecia velho. E quem comprava sabia disso. Por isso a GM o apelidou de “clássico”, porque clássicos não envelhecem jamais, mesmo sendo de idade avançada. Mais digno que esticar as laterais da cara e arregaçar a boca, digo, a entrada de ar do radiador.

Admiro as pessoas que conseguem transformar as marcas do passar dos anos em belas histórias para contar. Os homens ficam grisalhos, perdem os cabelos. É da vida. As mulheres ganham traços mais maduros, marcas de expressão. O que há de ser feito? O Fusca entrou para a história porque envelheceu bem e morreu quando tinha de morrer. Tenho medo de que o Gol perca a dignidade sem poder ter o envelhecimento que merece. Não é justo que o carro mais emblemático da VW depois do Fusca e da Kombi seja repuxado assim, até que não sobre mais pele. Poxa, Volkswagen: dá logo uma nova geração pro Gol, vai! Ou contrata a Elza para garota-propaganda de uma vez.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasEu um Carro e a CidadeGolVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp