Certas partes de automóveis lembram muito as de carros de outras empresas: cópia, inspiração ou coincidência?
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Não causa surpresa o novo Volkswagen Jetta se parecer tanto com o Virtus. Também não é novidade a semelhança da frente entre o Ford Fiesta e o Fusion, ou de todo o desenho entre os Mercedes-Benz Classe C e Classe E. Curioso, mesmo, é notar como certas partes de automóveis lembram muito as de carros de outras marcas. Cópia, inspiração ou coincidência? Vamos conhecer alguns casos. Se você tem sugestões, envie pelos comentários e poderemos usar em uma segunda parte. O mesmo conteúdo está disponível com mais imagens no vídeo a seguir.
Quando o belo Volkswagen Karmann-Ghia (esquerda) apareceu, em 1955, alguns acharam as linhas familiares: os que viram o conceito Chrysler d’Elegance (direita), dois anos antes. Como os norte-americanos não pretendiam fabricar o modelo, o estúdio Ghia aproveitou parte dele no trabalho para os alemães.
A paulista Brasinca apresentou em 1964 o esportivo 4200 GT (esquerda) ou Uirapuru, com motor de caminhão Chevrolet. Muito de seu estilo apareceu dois anos depois no Jensen Interceptor inglês (direita), um dos pioneiros na tração integral.
Se hoje os chineses copiam muito as outras marcas, no passado eram os japoneses. Veja o Subaru R-2 de 1969 (esquerda), um minicarro com motor traseiro, e note como ele se parece com o Fiat 850 (direita), cinco anos mais velho.
A Lamborghini lançou o Urraco (esquerda), em 1972, e no ano seguinte a Ferrari respondeu com o Dino 308 GT4 (direita). É grande a semelhança de estilo entre eles, sobretudo de lado. Como os dois saíram do estúdio Bertone, parece que alguns desenhos foram tirados do cesto de lixo para o segundo cliente…
O Simca 1307 de 1975 (embaixo à esquerda) parece copiar o Volkswagen Passat, lançado na Europa dois anos antes, mas os alemães deram o troco com a frente de 1977 (foto maior) e, em sua versão brasileira, com os para-choques de 1984, parecidos com os do rival. E ambos devem ter inspirado os soviéticos para o Lada Samara de 1984 e o Moskvitch Aleko (embaixo à direita) de 1986.
O Lamborghini LM002 (em cima à esquerda) não se parece demais com o Hummer (ao lado dele)? O italiano nasceu antes, mas o copiado foi o norte-americano. Explicamos. Nos anos 70 o Pentágono pediu um projeto de jipe militar. A FMC criou o XR311 (embaixo à esquerda) e a Lamborghini fez o Cheetah (centro), tão parecido que foi processada pela concorrente. O XR evoluiu para o Humvee militar, em 1982, e este para o Hummer civil, 10 anos depois. Já o Cheetah deu origem ao estudo LM001 e ao LM002 de produção em 1986. E o Toyota Mega Cruiser de 1995 (à direita)? Esse não tem jeito: chegou por último, é cópia.
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