Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Curiosidades

Ford Omega II, Míni da GM e outros que não nasceram

07/12/2018
in Curiosidades, Informe-se, Vídeos, Vídeos 2

De minicarros a modelos de luxo, conheça mais projetos de automóveis que a indústria não colocou nas ruas

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação e CARWP

 

Em quatro matérias anteriores, conhecemos projetos da indústria nacional que não chegaram à produção, assim como carros que tiveram os planos de importação cancelados (veja as partes 1, 2, 3 e 4). Mas o assunto é extenso e por isso chegamos à quinta parte da série, com modelos como os Mínis da GM e da Puma, o Saci da Willys e um sucessor para o Ford Del Rey. Se preferir, assista ao vídeo com o mesmo conteúdo e mais imagens.

 

 

Chevrolet míni

 

“Mini GM fará 15 km/l”, anunciava uma revista nacional em 1974. O projeto vinha da Opel alemã, que também fazia o Chevette. Ele previa um carro do tamanho do Fiat Uno de hoje, com três portas, motor transversal de até 1,0 litro e tração dianteira, que chegaria ao Brasil em 1976. Assim como o Ford Míni-Corcel, o projeto não vingou — nem na Europa.

 

 

Chevrolet minivan

 

Você já viu aqui o projeto 1750 da GM, um sedã que foi cancelado e deu lugar ao Omega. Os planos do fim dos anos 80 também previam uma minivan no Brasil com a mesma plataforma, linhas arredondadas e tração dianteira. Assim como o sedã, seria exportada para os Estados Unidos, só que a GM local perdeu a concorrência para fazer os dois. Lá foram lançadas a Lumina APV (foto) e suas versões Pontiac e Oldsmobile.

 

Dodge Dakota

 

A Dodge fez a picape Dakota no Paraná de 1998 a 2001. Com a união entre Fiat e Chrysler, em 2009, voltou-se a falar na venda da Dakota por aqui, na nova geração norte-americana. A picape de motor V8 foi até fotografada em testes pela Fiat. Não deu em nada.

 

Fiat Tipo

 

O nome Tipo voltou à linha Fiat em 2015 em um sedã europeu, seguido por perua e hatch. A construção simples o fazia boa opção para o Brasil, como sucessor do Bravo e do Linea. Vários previram sua chegada e carros com disfarces foram flagrados. Ele não veio e, como consolação, recebemos Argo e Cronos.

 

 

Ford Omega II

 

Não estranhe o nome de carro da Chevrolet: Omega era o projeto do primeiro Ford Del Rey e, assim, essa proposta só poderia ser o Omega II. O estudo de 1985 foi inspirado pelos europeus Sierra e Scorpio, mas previa o motor nacional de 2,3 litros, do antigo Maverick, em posição transversal. Foram feitos testes de aerodinâmica com sedã de dois formatos de frente, perua e picape, estas para suceder a Belina e a Pampa. Iniciada a associação com a Volkswagen na Autolatina (1987) e cancelado o projeto, a Ford partiu para o Versailles, um Santana com poucas alterações, que seria lançado em 1991. Mas muito do estilo do Omega II foi aproveitado em 1989 no primeiro Verona, o sedã do Escort.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: Carros do PassadoChevroletCuriosidadesDodgeFiatFordGurgelHondaNissanPumavídeoWillys-Overland

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

03/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp