Ford Focus furgão
Em outros mercados o primeiro Focus teve versões que não vimos aqui, como perua e o cupê norte-americano, mas furgão? Sim. O conceito Focus Made in Detroit apareceu em 2000 no evento de carros preparados Sema Show com formato de perua fechada e visual esportivo, incluindo rodas de 18 polegadas.
Ford Ka Beauty
O Ka de segunda geração rendeu duas versões conceituais para o Salão de São Paulo de 2008: Beauty and The Beast, ou a bela e a fera. O Beauty (em verde) era o mais inusitado: um modelo aberto ao estilo speedster com dois lugares, para-brisa e vidros laterais de perfil baixo. Mais convencional, o Beast inspirou o Ka Sport de 2012.
Honda Civic picape
Outro esportivo que rendeu uma picape foi o Civic Type R. O braço inglês da Honda fez o utilitário em 2018, mantendo até o aerofólio traseiro, que se movia para dar acesso à caçamba. Que tal levar dois cortadores de grama Honda de 0 a 100 km/h em 6 segundos?
Papamóveis
Depois que o Papa João Paulo II sofreu um atentado, em 1981, os carros usados pelos pontífices passaram a ter uma cabine alta com vidros blindados na parte traseira, para que sejam visto pelas multidões em segurança. Foram assim o Range Rover de 1984 (à esquerda), que serviu ao mesmo Papa, e o Mercedes-Benz Classe M de 2012 (à direita), adotado para Francisco. A marca alemã, aliás, fornece carros ao Vaticado desde 1930.
Volkswagen Kombi a turbina
Um projeto de 1972 aplicou uma turbina a gás, como as de aviões, a uma Kombi. O projeto GT-70 da Volkswagen tinha a turbina na traseira, com transmissão automática, e podia acelerar de 0 a 100 km/h em bons 15 segundos com gasolina ou diesel. A ideia foi abandonada pelo custo (duas vezes e meia o do motor original), mas o protótipo ainda está no museu da marca.
Volkswagen Polo conversível
A Volkswagen nunca ofereceu um Polo conversível, mesmo no exterior, embora a parceira Karmann tenha revelado um GTI de conceito (em cima) no Salão de Frankfurt de 2007. Antes disso, no Brasil, um exemplar único foi feito em 2003 sobre o sedã de quatro portas (embaixo). Sem teto, o carro foi usado para transportar o então presidente Luís Inácio Lula da Silva em evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, durante o aniversário de 50 anos da empresa.