Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

TT-RS, o cupê da Audi que sai à frente do Cayman S

01/04/2013
in Audi, Audi

 

Quer acelerar mais rápido que um Porsche? Ingolstadt
tem a solução, mas ela não custará menos que o oponente

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Quinze anos atrás, em março de 1998, a Audi apresentava na Europa o cupê esportivo TT. Com nome inspirado em uma tradicional prova britânica — a Tourist Trophy, na Ilha de Man —, era um derivado da plataforma do A3 e do Volkswagen Golf que pretendia oferecer, a um preço mais baixo, uma alternativa aos esportivos de marcas consagradas como Porsche Boxster e BMW Z3.

Redesenhado por inteiro em 2006, quando adotou um monobloco híbrido de aço e alumínio, o TT ganhou só há pouco no Brasil — mais de três anos após o lançamento na Europa — a versão de topo RS, que o Best Cars agora dirigiu. O destaque é o motor turbo de cinco cilindros, uma configuração clássica na marca, usada nos anos 80 no esportivo Quattro. Com 2,5 litros e um turbo à pressão máxima de 1,2 bar, ele desenvolve a potência de 340 cv entre 5.400 e 6.500 rpm (acréscimo de quase 70 cv sobre o segundo TT mais potente, o TTS) e torque de 45,9 m.kgf entre 1.600 e 5.300 rpm.

Os salgados preços sugerem exclusividade: R$ 399 mil com carroceria cupê de 2+2 lugares e a R$ 419 mil como roadster (conversível de dois lugares), que sobem em R$ 15 mil com os bancos de estilo concha, opcionais. Outra opção é a de navegador integrado ao sistema de áudio.

 

 
Rodas de 19 pol, retrovisores de alumínio e aerofólio fixo diferenciam o RS de um TT
comum; por R$ 399 mil ele acelera mais rápido que um Porsche do mesmo preço

 

Se o que você procura por tanto dinheiro é aceleração, o TT-RS entrega, e em altas doses: de acordo com a importadora, bastam 4,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, tempo menor que o das versões de topo da concorrência como Mercedes-Benz SLK 55 AMG (4,5 s), Porsche Cayman S (4,7 s), BMW Z4 35is (4,8 s) e Porsche Boxster S (5 s). Isso mesmo, o pequeno Audi arranca à frente do carro mais caro da Porsche abaixo do 911, mas esse desempenho sai pelo mesmo preço que no adversário (vale notar que na Europa o tempo informado é de 4,6 s, pior que o do SLK, mas ainda melhor que os dos outros). A velocidade máxima está limitada a 250 km/h pelo acordo entre alguns fabricantes alemães e o governo do país.

 

Ao levar o acelerador até o fim, é bom que o passageiro esteja olhando para frente se não quiser um torcicolo, assim como no momento da decolagem de um jato

 

Entre os segredos do TT-RS para acelerar tão rápido estão o câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas (uma a mais que nas outras versões do TT), a construção leve e a tração integral, a única entre os modelos citados (e também presente no TTS). Aqui, vale esclarecer que não se trata do diferencial central Torsen dos Audis de motor longitudinal, que mantém o envio de torque em maior parte ao eixo traseiro em condições normais. O sistema do TT — mesmo chamado, como o outro, de Quattro — baseia-se em uma embreagem multidisco Haldex junto ao eixo traseiro, com gerenciamento eletrônico, que aciona a tração posterior apenas quando ocorre um princípio de deslizamento das dianteiras. Assim, em grande parte das condições de uso, o carro roda com tração apenas na frente.

Como versão de topo, o RS traz todo o aparato desenvolvido pela marca de Ingolstadt para seu esportivo. É o caso dos amortecedores ajustáveis Audi Magnetic Ride: minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores e, quando é aplicada uma voltagem, modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo, deixando o rodar mais ou menos firme.

 

 
O interior é bem esportivo, sem grandes concessões ao conforto; o motor de cinco
cilindros usa turbo (à direita) para manter o torque máximo de 1.600 a 5.300 rpm

 

Há também um programa de uso esportivo, acionado pela tecla S abaixo da alavanca de câmbio, que torna as respostas do acelerador mais rápidas, a direção e os amortecedores mais firmes, a atuação automática do câmbio mais esportiva e o escapamento mais ruidoso, pois abre uma aba na saída do lado esquerdo. No controle eletrônico de estabilidade, o programa esporte elimina as intervenções por perda de tração e estabelece parâmetros mais altos para a correção de desvios de trajetória, ou seja, permite ao motorista explorar mais o carro em curvas antes da atuação seletiva de freios. É possível ainda desativar o controle.

Não poderia faltar um belo tratamento estético, que deixa bastante “nervoso” o cupê de linhas arredondadas e boa aerodinâmica (Cx 0,30). Os para-choques trazem elementos na cor prata, vista também na capa de alumínio dos retrovisores, e o aerofólio traseiro vem fixo em posição mais alta, em vez do equipamento retrátil das outras versões do TT. As rodas de 19 pol com largos pneus 255/35, que substituem as de 18 pol do TT e do TTS, concorrem para o visual atraente. No interior, os bancos concha opcionais, o volante com base achatada e os pedais de alumínio deixam claro que esse não é um Audi qualquer.

 

 

O conteúdo de série é bom, mas não tanto quanto se espera de um carro de R$ 400 mil. Os itens de conforto abrangem ajuste elétrico dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático (de uma zona só), sistema de áudio Bose, controlador de velocidade e computador de bordo; os de segurança passam por faróis de xenônio para ambos os fachos, controle de estabilidade e bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras. Há oito cores externas, mas o interior vem sempre em couro preto. No caso do roadster existe escolha entre capotas preta e cinza.

 

Ao volante

Embora dirigido — assim como o A4 Attraction e o S7 Sportback — por apenas 30 quilômetros na Rodovia dos Imigrantes, o TT RS não deixou dúvidas de sua capacidade de acelerar. A expressão “cola as costas no banco” chega a ser insuficiente para descrever o que se sente ao levar o acelerador até o fim e deixar o eficiente câmbio S-Tronic fazer as trocas por si mesmo — é bom que o passageiro esteja olhando para frente se não quiser um torcicolo, assim como no momento da decolagem de um jato…

 

 
Com auxílio da tração integral Haldex e do câmbio de dupla embreagem, que
atuam com rapidez, o TT-RS empolga pelos sons e pelo ganho de velocidade

 

A rápida atuação da tração integral evita patinação de pneus, mesmo no piso molhado do dia da avaliação. Tudo que se sente é o surto de potência levando o carro adiante, com a sensação de velocidade amplificada pelas pequenas dimensões e a reduzida altura do banco em relação ao solo. Com a tecla S acionada, os sons do motor empolgam de verdade. Difícil dizer o que entusiasma mais: o ronco que toma a cabine sob plena aceleração, o “suspiro” grave emitido durante as trocas de marcha ou a aceleração interina promovida nas reduções, mesmo aquelas automáticas.

Em alta velocidade — entenda-se “alta” no sentido germânico —, a sensação de domínio do carro é total, com peso exato de direção e movimentos bem controlados. O que o TT-RS não é capaz de oferecer é conforto de rodagem: mesmo no modo normal, a suspensão é bastante firme e “copia” bastante as oscilações do piso, o que incomoda após algum tempo, ainda que tenha sido avaliado em uma das melhores rodovias do País.

Aqui, fica o desejo de um acionamento em separado do modo esportivo para a suspensão — que deixaríamos para eventual uso em autódromo — e para os demais sistemas, como é permitido pelo sistema Drive Select oferecido em outros modelos da Audi, a exemplo do S5 Cabrio e do S7. Como está, o TT-RS impõe ao motorista o dilema de escolher entre os melhores sons do motor e um pouco de conforto ao rodar. Mas ainda é um daqueles problemas que todos gostaríamos de ter…

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 5 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 2.480 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 340 cv de 5.400 a 6.500 rpm
Torque máximo 45,9 m.kgf de 1.600 a 5.300 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem, 7
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 19 pol
Pneus 255/35 R 19
Dimensões
Comprimento 4,198 m
Largura 1,842 m
Altura 1,342 m
Entre-eixos 2,468 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 292 l
Peso em ordem de marcha 1.475 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,3 s
Consumo em cidade 8,1 km/l
Consumo em estrada 15,9 km/l
Dados do fabricante; consumo pelos padrões europeus

 

Tags: 4x4AudiAudi TTavaliaçãoconversívelcupêesportivoSupercarrosTTTT-RSTTS

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Grandes Carros: quadros com 911, Countach e outros esportivos
Quadros decorativos

Grandes Carros: quadros com 911, Countach e outros esportivos

09/04/2025
Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões

25/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp