O interior transmite luxo e vem recheado de conveniências, do navegador
aos bancos com massagem; volante acumula numerosos comandos
O banco traseiro comporta adultos com relativo conforto, com cinto de três pontos para todos e apoio de braço central, mas não há difusor de ar-condicionado para esses passageiros (no “primo pobre”, o C4 nacional, havia até ventilador específico para o banco traseiro). Com sistema de rebatimento 60:40 no banco, a capacidade do porta-malas de 359 litros está na média da categoria. O estepe é de aço com roda de 16 pol.
Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos
Ao volante
O DS4 deriva da plataforma do C4 europeu de nova geração, lançado em 2010 e ainda não disponível no Brasil, e mantém as suspensões simples com eixo de torção na traseira — simples demais para um carro de seu preço, aliás — e a direção com assistência eletro-hidráulica, hoje em desuso em favor da elétrica. O conhecido motor THP fornece potência algo modesta para suas pretensões (165 cv; há versão de 200 cv na Europa), bem compensada pelo expressivo torque máximo de 24,5 m.kgf disponível desde rotação bem baixa, 1.400 rpm.
A avaliação pela imprensa foi realizada em uma terça-feira bastante congestionada em São Paulo. Nessas condições, o câmbio automático é uma benção, assim como o eficaz isolamento acústico e o ótimo tratamento na redução das vibrações. Com o generoso torque em baixa, rodar na cidade fica muito fácil, bastando um toque no acelerador para o DS4 se deslocar com agilidade. A festa mesmo começa quando a estrada fica mais vazia e podemos colocar em xeque o motor turbo, desenvolvido em conjunto entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW.
Há cinco opções de iluminação para os instrumentos, que não têm leitura ideal;
pneus 225/45 em rodas de 18 pol garantem boa aderência ao hatch nas curvas
Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 212 km/h, boas marcas para um hatch pesado, de 1.363 kg. A 120 km/h em sexta o conta-giros marca o baixo regime de 2.500 rpm, mas as retomadas de velocidade são ágeis mesmo sem recorrer a rotações muito altas. Com a alavanca na posição manual, ao se atingir a rotação máxima (6.000 rpm) a iluminação das barras do conta-giros muda de cor e a marcha troca para cima por si mesma. No C4, esse efeito visual ficava restrito aos carros com câmbio manual.
Com 1,53 m de altura, o DS4 tem uma aparência mais “musculosa” que a habitual nos hatches e um vão livre do solo (não declarado) maior que o do novo C4. Vendo-o parado, a expectativa era de um carro versátil, mas com dúvidas quanto à estabilidade pelo centro de massa elevado. Contudo, a calibração da suspensão e os pneus de 18 pol com perfil baixo, 225/45, mostraram-se acertados. Os movimentos da carroceria são contidos e as “patas” o grudam ao solo, transmitindo boa dose de confiança.
O alvo da Citroën com o mais novo DS são justamente os alemães, como BMW 118i (com motor similar e preço de R$ 107 mil), Mercedes-Benz B 200 (também 1,6 turbo, com 156 cv, por R$ 115,9 mil) e o Audi A3 Sportback de nova geração (1,8 turbo de 180 cv), ainda a ser lançado no Brasil. É certo que o modelo francês exibe luxo e um farto pacote de equipamentos, mas o preço de alemão pode ser um grande obstáculo para uma marca que não desfruta o mesmo prestígio daquelas.
O revestimento acompanha algumas das cores externas; o ar-condicionado tem
duas zonas de ajuste; o para-brisa maior pode ser reduzido com os para-sóis
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | eletro-hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 18 pol |
Pneus | 225/45 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,275 m |
Largura | 1,81 m |
Altura | 1,533 m |
Entre-eixos | 2,612 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 60 l |
Compartimento de bagagem | 359 l |
Peso em ordem de marcha | 1.363 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 212 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,6 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |