Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

Caro, Citroën DS4 encara alemães com sofisticação

06/03/2013
in Citroën

 

 
O interior transmite luxo e vem recheado de conveniências, do navegador
aos
 bancos com massagem; volante acumula numerosos comandos

 

O banco traseiro comporta adultos com relativo conforto, com cinto de três pontos para todos e apoio de braço central, mas não há difusor de ar-condicionado para esses passageiros (no “primo pobre”, o C4 nacional, havia até ventilador específico para o banco traseiro). Com sistema de rebatimento 60:40 no banco, a capacidade do porta-malas de 359 litros está na média da categoria. O estepe é de aço com roda de 16 pol.

 

Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos

 

Ao volante

O DS4 deriva da plataforma do C4 europeu de nova geração, lançado em 2010 e ainda não disponível no Brasil, e mantém as suspensões simples com eixo de torção na traseira — simples demais para um carro de seu preço, aliás — e a direção com assistência eletro-hidráulica, hoje em desuso em favor da elétrica. O conhecido motor THP fornece potência algo modesta para suas pretensões (165 cv; há versão de 200 cv na Europa), bem compensada pelo expressivo torque máximo de 24,5 m.kgf disponível desde rotação bem baixa, 1.400 rpm.

A avaliação pela imprensa foi realizada em uma terça-feira bastante congestionada em São Paulo. Nessas condições, o câmbio automático é uma benção, assim como o eficaz isolamento acústico e o ótimo tratamento na redução das vibrações. Com o generoso torque em baixa, rodar na cidade fica muito fácil, bastando um toque no acelerador para o DS4 se deslocar com agilidade. A festa mesmo começa quando a estrada fica mais vazia e podemos colocar em xeque o motor turbo, desenvolvido em conjunto entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW.

 

 
Há cinco opções de iluminação para os instrumentos, que não têm leitura ideal;
pneus 225/45 em rodas de 18 pol garantem boa aderência ao hatch nas curvas

 

Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 212 km/h, boas marcas para um hatch pesado, de 1.363 kg. A 120 km/h em sexta o conta-giros marca o baixo regime de 2.500 rpm, mas as retomadas de velocidade são ágeis mesmo sem recorrer a rotações muito altas. Com a alavanca na posição manual, ao se atingir a rotação máxima (6.000 rpm) a iluminação das barras do conta-giros muda de cor e a marcha troca para cima por si mesma. No C4, esse efeito visual ficava restrito aos carros com câmbio manual.

 

 

Com 1,53 m de altura, o DS4 tem uma aparência mais “musculosa” que a habitual nos hatches e um vão livre do solo (não declarado) maior que o do novo C4. Vendo-o parado, a expectativa era de um carro versátil, mas com dúvidas quanto à estabilidade pelo centro de massa elevado. Contudo, a calibração da suspensão e os pneus de 18 pol com perfil baixo, 225/45, mostraram-se acertados. Os movimentos da carroceria são contidos e as “patas” o grudam ao solo, transmitindo boa dose de confiança.

O alvo da Citroën com o mais novo DS são justamente os alemães, como BMW 118i (com motor similar e preço de R$ 107 mil), Mercedes-Benz B 200 (também 1,6 turbo, com 156 cv, por R$ 115,9 mil) e o Audi A3 Sportback de nova geração (1,8 turbo de 180 cv), ainda a ser lançado no Brasil. É certo que o modelo francês exibe luxo e um farto pacote de equipamentos, mas o preço de alemão pode ser um grande obstáculo para uma marca que não desfruta o mesmo prestígio daquelas.

 

 
O revestimento acompanha algumas das cores externas; o ar-condicionado tem
duas zonas de ajuste; o para-brisa maior pode ser reduzido com os para-sóis

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol
Pneus 225/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,275 m
Largura 1,81 m
Altura 1,533 m
Entre-eixos 2,612 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 359 l
Peso em ordem de marcha 1.363 kg
Desempenho
Velocidade máxima 212 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoC4CitroënDS3DS4DS5esportivoFrançaturbo

Related Posts

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp