Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Honda CR-V vs. Hyundai IX35: tradições de família

11/05/2016
in Avaliação, Comparativo, Honda, Hyundai
CR-V
IX35

Motores são semelhantes, mas menor peso e mais potência deixam o IX35 mais rápido

 

Mecânica, comportamento e segurança

Salvo pela tração integral que equipa apenas o CR-V, as concepções técnicas são semelhantes, a começar pelos motores de 2,0 litros com sistemas de variação da abertura das válvulas (leia mais sobre técnica). O do IX35 produz mais potência (157 cv com gasolina e 167 com álcool, ante 150/155 cv do CR-V) e torque com álcool (20,6 contra 19,5 m.kgf), embora com gasolina apresente ínfima desvantagem ao rival (19,2 ante 19,3 m.kgf). Com peso 79 kg mais baixo, o Hyundai obtém melhor relação peso-potência.

Os dois motores agradam quanto aos níveis de ruído e vibração, sobretudo o da Honda, que em alta rotação produz um som “ardido” inesperado do tipo de carro. Contudo, pelo que dispõem de potência e torque para seu elevado peso, não brilham em desempenho: são satisfatórios para as necessidades mais comuns do motorista familiar, mas não àqueles habituados a motores exuberantes. Isso ficou claro nas medições do Best Cars, que apontaram melhores resultados no IX35 tanto em aceleração quanto em retomada (veja os números e análise detalhada).

 

CR-V
IX35

Sexta marcha e seleção manual, vantagens da transmissão automática do Hyundai

 

Fato curioso no Hyundai, mas não inédito em modelos da marca, é que a sensação de desempenho satisfaz mais no uso moderado que ao exigir potência de fato do motor. Esse contraste é comum em casos de calibração de acelerador que abre muito a borboleta logo no início de curso do pedal: quando realmente se pisa fundo, há pouco mais torque a produzir e então vem a decepção.

 

Pelo que dispõem de potência para seu peso, não brilham em desempenho, mas o IX35 obteve melhores aceleração e retomada

 

As transmissões automáticas de cinco (CR-V) ou seis marchas (IX35) operam com suavidade e boas respostas ao comando do acelerador para subir ou reduzir. Vantagem do Hyundai é a seleção manual de marchas pela alavanca (subindo para frente), indisponível no Honda, que tem apenas quatro posições (D, D3, 2 e 1) para as marchas à frente: não é o ideal em condições que pedem mudanças frequentes para obter freio-motor, como descidas de serra.

Em modo manual no IX35 as trocas para cima continuam automáticas, mas não as reduções ao abrir o acelerador — arranjo questionável, que pode pegar o motorista de surpresa em situação de emergência e exigir que tire uma mão do volante para a redução manual. Nos dois, pela pouca potência em baixa rotação para seu peso, as caixas efetuam reduções de até duas marchas com frequência em subidas de rodovia. Caso essa atuação seja bloqueada pelo comando manual do Hyundai, nota-se perda acentuada de velocidade.

 

CR-V
IX35

Rodas maiores no Hyundai; melhor acerto entre conforto e estabilidade no Honda

 

A tração integral do CR-V opera sob demanda, ou seja, apenas as rodas dianteiras recebem torque em uso normal (leia mais). É um arranjo útil em pisos de baixa aderência, mas restrito a condições moderadas — nada de fora de estrada pesado com ele. O manual do carro avisa que, em condições mais severas, o envio de torque à traseira pode superaquecer o sistema a ponto de fazê-lo desativar o processo, deixando o usuário com tração apenas na frente.

Os dois carros usam o mesmo conceito de suspensão (dianteira McPherson, traseira multibraço), mas com resultados diferentes. Nenhum sobressai em estabilidade: há grande inclinação da carroceria nas curvas e aderência apenas regular dos pneus. A calibração bem resolvida do CR-V, porém, concilia comportamento dinâmico correto e rodar confortável, embora pudesse melhorar na absorção de impactos de menor intensidade e oscilações em rodovia. O IX35, por outro lado, precisa voltar para a Engenharia.

 

 

Sua suspensão traseira dura faz lembrar certas picapes, pela excessiva transmissão de irregularidades e impactos, para em seguida não fazer cessar os movimentos por falta de controle dos amortecedores. O desconforto ao transpor lombadas é dos maiores já vistos no tipo de carro — curiosamente, semelhante ao do JAC T6, que tanto se parece com ele no desenho. Teriam os chineses usado o sul-coreano como uma infeliz referência de calibração?

Os dois modelos têm controle eletrônico de estabilidade e tração e freios a disco bem dimensionados com distribuição eletrônica entre os eixos. É bom o ajuste das direções com assistência elétrica, leves em manobras e firmes em rodovias. Exclusivo do Hyundai é o controlador de velocidade em declive, que dispensa o uso dos pedais, útil em terrenos irregulares, embora fizesse mais sentido com tração integral.

 

CR-V
IX35

Faróis seguem mesmo arranjo, mas no CR-V são simétricos; falta luz traseira de neblina

 

Ambos com refletor elipsoidal para o facho baixo (que no IX35 atende também ao alto, enquanto o CR-V usa outro de superfície complexa para esse fim), os faróis se distinguem por uma questão de legislação: os do Honda seguem o padrão norte-americano de facho simétrico, pelo que não iluminam um campo tão eficiente quanto o do adversário. Ambos têm faróis de neblina, mas não a luz traseira, e repetidores laterais das luzes de direção nos retrovisores. No IX35 a visibilidade é pior tanto para frente (colunas muito largas) quanto para os lados e para trás. Os retrovisores externos são convexos nos dois.

No pacote avaliado do Hyundai o conteúdo de segurança passiva equivale-se ao do Honda quanto a bolsas infláveis (frontais, laterais de tórax nos bancos dianteiros e cortinas, que protegem a cabeça dos ocupantes da frente e de trás em impactos laterais), assim como aos encostos de cabeça para todos os passageiros. Mas o IX35 comete duas falhas inaceitáveis nessa faixa de preço: cinto subabdominal para o ocupante central do banco traseiro (de três pontos no CR-V) e ausência de fixações em padrão Isofix para cadeiras infantis, presentes no adversário. Nenhum deles passou pelos testes de colisão do Latin NCap.

Próxima parte

 

Page 4 of 6
Prev1...3456Next
Tags: 4x4avaliaçãoAvaliação CompletacomparativoCR-VCR-V EXLHondaIX35utilitário esporte

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp