Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Fiat

Novo Fiat Fiorino herda boa aptidão para o trabalho

06/12/2013
in Fiat

Fiat Fiorino Furgao

 

Depois de 25 anos, o furgão mineiro enfim muda de geração:
agora é derivado do novo Uno e tem motor Fire Evo de 88 cv

Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

O primeiro Fiat Fiorino — pioneiro entre os furgões derivados de automóveis no Brasil — surgiu em 1980, derivado do 147. Oito anos depois aparecia seu sucessor, com base no primeiro Uno. Dali a 10 anos, qualquer um esperaria uma terceira geração desenvolvida a partir do Palio, assim como a Strada substituíra a picape Fiorino da linha Uno em 1998. Mas o êxito do furgãozinho, líder em sua categoria por 23 anos, levou Betim a estender sua vida útil por um tempo que renderia mais duas gerações.

Na linha 2014, afinal, o Fiorino que conhecemos desde 1988 sai de cena, forçado pela exigência a partir de janeiro de equipamentos de segurança — bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento ABS — que, embora pudessem ser adotados, exigiriam investimentos inviáveis em um projeto tão antigo. Sua extinção abre espaço ao terceiro Fiorino, derivado da segunda geração do Uno, lançada em 2010.

 

Fiat Fiorino Furgao
Fiat Fiorino Furgao

 
Até a metade é um novo Uno; dali para trás, usa a plataforma da Strada, com
eixo 
traseiro rígido (veja na foto), molas parabólicas e maior entre-eixos

 

Sim, do Uno outra vez e não do novo Palio, pois não interessa ao fabricante associar um modelo de patamar algo superior ao segmento dos comerciais leves. Além disso, o perfil alto da carroceria do Uno e seu estilo composto por “quadrados arredondados” caíram como luva à concepção do novo furgão. De qualquer forma, é de uma filha do Palio de primeira geração — a Strada — que o Fiorino tomou emprestada a parte traseira da plataforma, com seu eixo rígido e molas parabólicas, mais adequados ao transporte de carga que o eixo de torção com molas helicoidais usado em ambos os hatchbacks.

Ao preço inicial de R$ 38.540 (aumento de R$ 500 sobre o modelo antigo) leva-se um utilitário espartano, dotado apenas de alerta de manutenção programada, assoalho revestido em carpete, bancos revestidos em tecido, console porta-objetos no teto, imobilizador de motor, luz de leitura dianteira, relógio digital, vidros verdes, volante espumado e, como manda a lei, ABS e bolsas infláveis. A parte traseira vem com parede divisória em chapa e as portas traseiras assimétricas não têm vidros.

Os opcionais passam pelos pacotes Celebration, ar-condicionado, direção assistida, computador de bordo, conta-giros, faróis de neblina, porta-luvas iluminado, predisposição para rádio, retrovisores externos com comando interno, controle elétrico dos vidros e travas, volante e banco do motorista com regulagem de altura, espelho no para-sol, pacote Young (calotas e para-choques na cor do carro), vidros nas portas traseiras e na parede divisória, sensores de estacionamento traseiros e rádio com MP3 e entrada USB. Tudo somado, a conta passa de R$ 44.600. Concorrentes diretos, só dois: Peugeot Partner, a R$ 41.690, e Renault Kangoo Express, por R$ 39.130, ambos com motores mais potentes de 1,6 litro e 16 válvulas.

 

Fiat Fiorino Furgao

 

Fiat Fiorino Furgao
Fiat Fiorino Furgao

 
O painel básico (foto menor) é bem simples, mas há muitos opcionais, como vidros
com controle elétrico, ar-condicionado, direção assistida, rádio e conta-giros

 

Além do desenho bem mais atual por fora e por dentro, o novo Fiorino traz outras evoluções. As dimensões cresceram (20 cm em comprimento, 2,1 cm em largura, 2,7 cm em altura, 14 cm em distância entre eixos) e a capacidade de carga aumentou de 620 para 650 kg — por outro lado, o volume útil do compartimento diminuiu de 3.200 para 3.100 litros, e o do tanque de combustível, de 61 para 58 litros. As rodas passaram de 13 para 14 pol, com pneus 175/70 de baixa resistência ao rolamento, e os freios dianteiros ganharam discos ventilados.

 

Como veículo de trabalho, ficou bom de dirigir: desenvolve boa velocidade no trânsito e mostra adequada retomada de aceleração

 

O interior recebeu uma série de opcionais de conveniência, mencionados acima, e mais espaços para objetos. As portas de carga são assimétricas (a esquerda é maior), com abertura de 180°, e podem ser travadas em ângulo de 90° em relação à carroceria. Algo que poderia ser oferecido, como no concorrente da Renault, é uma porta lateral para facilitar o acesso à carga quando estacionado próximo a outros veículos, já que as portas traseiras demandam certo vão livre.

No lugar do motor Fire de 1,25 litro, que produzia potência de 69/71 cv e torque de 11,4/11,6 m.kgf, o novo furgão adota o Fire Evo de 1,4 litro, capaz de 85/88 cv e 12,4/12,5 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. Mesmo com aumento de peso de 1.015 para 1.118 kg, o desempenho melhorou: de acordo com o fabricante, acelerar de 0 a 100 km/h agora requer 12,4/11,9 segundos (antes, 14 s) e a velocidade máxima passou de 144/145 km/h para 157/158 km/h. Lamenta-se que a Fiat não mais informe os índices de consumo, nem mesmo pelo padrão do Conpet/Inmetro.

 

Fiat Fiorino Furgao
Fiat Fiorino Furgao

 
O Fiorino sem opções tem para-choques em preto fosco; o compartimento está
pouco menor, mas as portas podem ser travadas a 90° ou abertas até 180°

 

A apresentação à imprensa em São Paulo, SP, incluiu uma avaliação bastante breve do Fiorino. Como veículo preparado para trabalho, ficou bom de dirigir. Não chega a ter aceleração forte, pois há um peso considerável para o pequeno motor, mas desenvolve boa velocidade no trânsito e mostra adequada retomada de aceleração. Claro que quando carregado as impressões serão diferentes, tendo sido possível dirigi-lo apenas sem carga.

Esse tipo de furgão costuma ser um pouco instável quando vazio, mas no pequeno trajeto ele se mostrou bem ajustado. A direção (assistida no carro avaliado) é mais pesada do que se espera; já a alavanca de câmbio é macia, bem ajustada, e não oferece resistência ao engatar as marchas. O Fiorino tem ainda um interior confortável, com boa posição de dirigir e comandos bem à mão, e nível de ruído apropriado à categoria. Os retrovisores bem dimensionados oferecem ampla visão, tanto no trânsito como ao realizar manobras de estacionamento. Enfim, um veículo de carga bem parecido com um carro de passeio.

 

 

Considerando o êxito do longevo modelo anterior, só se pode prever uma carreira bem-sucedida para o novo Fiorino, pois houve evoluções em diversos aspectos com aumento discreto de preço. Sua maior desvantagem para os oponentes de marcas francesas, o motor com menores potência e torque, pouco representa para um veículo comercial. Em contrapartida, conta com uma rede de concessionárias muito mais ampla e difundida e um histórico de robustez e baixo custo de manutenção — também demonstrado pelo Uno nesses três anos de mercado — que é de grande valia para quem busca um veículo de trabalho.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2, variação de tempo
Diâmetro e curso 72 x 84 mm
Cilindrada 1.368 cm³
Taxa de compressão 12,35:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 85/88 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica (opcional)
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, mola parabólica
Rodas
Dimensões 5,5 x 14 pol
Pneus 175/70 R 14
Dimensões
Comprimento 4,384 m
Largura 1,643 m
Altura 1,90 m
Entre-eixos 2,717 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 58 l
Compartimento de carga 3.100 l
Peso em ordem de marcha 1.118 kg
Desempenho (gas./álc.)
Velocidade máxima 157/158 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4/11,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

 

 

Tags: avaliaçãoFiatFiorinofurgão

Related Posts

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp