Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Honda Civic EXL reinaugura as avaliações por um mês

21/11/2017
in Avaliação, Honda, Um Mês ao Volante

Seção retorna com um dos sedãs médios mais vendidos: confira as primeiras impressões do consultor técnico

Texto: Felipe Hoffmann – Fotos: autor e Fabrício Samahá

 

A seção Um Mês ao Volante, que fez grande sucesso no Best Cars entre 2010 e 2014, retorna com avaliações do time comandado pelo consultor técnico Felipe Hoffmann. Para a nova estreia da área nos 20 anos do site, nada melhor que um carro que também completa 20 anos de produção nacional: o Honda Civic. Recebemos para isso a versão EXL com motor de 2,0 litros, potência de 150 cv (gasolina) ou 155 cv (álcool) e transmissão automática de variação contínua (CVT).

O conteúdo de série do EXL é adequado ao preço de R$ 105.900: ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 17 polegadas, sistema de áudio com navegador, vetorização de torque e volante de couro com ajuste em altura e distância e comandos de marchas, entre outros.

Com um ano de mercado, o Civic de décima geração impressiona bem não apenas pela carroceria de aspecto moderno, mas pelo interior, que também focou no apelo emocional. Entre os detalhes práticos estão o controle elétrico de vidros com função um-toque e comando a distância para abertura e fechamento, o freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática em paradas as duas tomadas USB, uma delas de 1,5 Ah. Excelente a capacidade de bagagem de 525 litros, uma das maiores da categoria. Apesar do bom espaço para os passageiros, o teto baixo torna o acesso ao banco traseiro menos confortável.

 

Imponente no desenho, o novo Civic reinaugura a seção de avaliações longas com a versão EXL, que usa motor de 2,0 litros e até 155 cv e caixa de variação contínua

 

Ao sair com o carro pela primeira vez, nota-se como o volante é pequeno e bem leve em manobras. Em baixa velocidade a direção tem uma relação mais direta que na maioria dos carros, com 2,2 voltas de batente a batente, o que traz comportamento mais esportivo — pouco movimento angular é necessário para mudança de trajetória. Isso representa vantagem ao fazer uma curva fechada, pois evita que o motorista precise tirar as mãos do volante. No uso urbano deve-se adaptar a essa relação mais direta para evitar invasão de faixa ou desconforto aos passageiros.

 

Na primeira semana o Civic demonstrou conforto e surpreendeu em economia: média geral de 13,1 km/l de gasolina e pior marca de 9 km/l

 

Há também ganho de tempo em manobras de alta velocidade: quanto menor for o grau de movimento requerido, menor será o tempo para o veículo começar a nova trajetória. No entanto, a Honda aplicou uma relação menos direta na região próxima do centro, para evitar mudança mais brusca de direção que o desejado em velocidade. Outro aspecto do Civic que cativa é seu acerto de suspensão: absorve muito bom as asperezas e irregularidades do piso sem que isso comprometa o comportamento dinâmico.

O EXL está bem dotado em termos de conectividade: o sistema de áudio com tela sensível ao toque de 7 pol inclui conexão HDMI e interface para celular por Android Auto e Apple Car Play. Leva-se algum tempo para aprender como tudo funciona, mas logo a operação se torna intuitiva. Fica a ressalva para o trabalhoso pareamento do celular com o sistema Car Play. Irritante é o fato de voltar ao Car Play quando não se quer: por exemplo, usando o Waze no celular e ouvindo rádio, o sistema volta ao Car Play toda vez que o Waze emite algum som. Isso requer um longo caminho para voltar ao rádio, que se repetirá a cada esquina. Ponto positivo é poder conectar o cabo e passá-lo pelo console sem a conexão ficar à mostra.

 

Interior traz boas soluções como tomadas ocultas e retenção automática em paradas; botão capacitivo do volume de áudio às vezes foi acionado sem querer

 

Claro que se pode optar pelo navegador do carro, que usa a tela central e recebe informações de trânsito. Mas logo ao retirarmos o carro em São Paulo o GPS ficou perdido em sinal e demorou a “se achar”, além de não ter a variedade de sinalizações do Waze. Ainda na tela, a câmera traseira de manobras ajuda muito ao estacionar e indica o caminho que o carro fará conforme a posição da direção.

 

 

Os comandos no volante que operam computador de bordo e áudio, projetando as informações no painel, também agradam. Só não gostamos do botão capacitivo de volume, que pode ser acionado esfregando o dedo para cima ou para baixo, como ao “rolar” a tela do celular. Pode ser útil para alguns, mas às vezes ao entrar mais forte numa curva, sem querer, subimos muito o volume ao encostar no botão.

Se o desempenho do Civic é apenas satisfatório para os atuais padrões do segmento, em que motores turbo com muito torque são comuns, o consumo na primeira semana foi impressionante. Com duas viagens ao litoral norte paulista (com direito a trânsito) e trajetos urbanos de 70 km ao dia em São Paulo, o Civic demonstrou conforto e surpreendeu em economia com gasolina comum.

 

Ao lado do conforto e de praticidades como a câmera traseira, o Civic tem mostrado grande economia na cidade e em rodovia, mérito em parte da caixa CVT

 

Muito auxiliado pelo comportamento da CVT, que será comentado em detalhes nas próximas semanas, chegou a registrar no uso urbano 15,4 km/l em dia ameno em temperatura — o que dispensou o ar-condicionado e permitiu ao motor trabalhar com avanço de ignição mais próximo do MBT sem detonação. No mesmo trajeto em dia de calor, com ar, ele fez 13,2 km/l. A pior média urbana (9 km/l) foi em trajeto de 11 km à média de 20 km/h com trânsito infernal, calor e ar ligado.

Em rodovia, uma viagem ao litoral teve trânsito pesado na ida (média de 40 km/h!) e, mesmo assim, ele obteve 16,1 km/l entre ida e volta. A melhor marca parcial, 18 km/l, foi obtida em descida ao litoral. E o Civic chamou a atenção ao fazer 17 km/l num trecho de 40 km com inúmeras lombadas, praga brasileira que prejudica muito o consumo. Mais uma vez a CVT e o motor eficiente cumpriram seu papel com brilho.

Nas semanas adiante o Honda terá outros motoristas ao volante, para variedade de opiniões, e servirá a experiências com o equipamento Race Capture Pro ao gosto dos leitores que apreciam técnica. Na próxima terça-feira, o segundo período.

Mais Avaliações

 

 

Primeira semana

Distância percorrida 950 km
Distância em cidade 273 km
Distância em rodovia 677 km
Consumo médio geral 13,1 km/l
Consumo médio em cidade 12,3 km/l
Consumo médio em rodovia 15,4 km/l
Melhor média 18,0 km/l
Pior média 9,0 km/l
Dados do computador de bordo com gasolina

 

Preços

Sem opcionais R$ 105.900
Como avaliado R$ 105.900
Completo R$ 107.400
Preços sugeridos em 21/11/17

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 81 x 96,9 mm
Cilindrada 1.997 cm³
Taxa de compressão 11:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 150/155 cv a 6.300 rpm
Torque máximo  (gas./álc.) 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,637 m
Largura 1,798 m
Altura 1,433 m
Entre-eixos 2,70 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 56 l
Compartimento de bagagem 519 l
Peso em ordem de marcha 1.291 kg
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

 

Tags: avaliaçãoCivicCivic EXLHondaUm Mês ao Volante

Related Posts

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90
Revista Auto Esporte

Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90

17/09/2024

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp