Mais leve em 350 kg que o anterior, o Range Rover ganhou também nos
atributos para todo terreno, como um nível adicional de altura de rodagem
Para quem imagina que o Range Rover abriu mão da capacidade fora de estrada em favor do conforto em uso em asfalto, a surpresa: a nova geração é ainda mais apta a condições difíceis de terreno que a anterior. Na posição mais alta de rodagem, o vão livre do solo chega a 303 mm (aumento de 17 mm sobre o modelo antigo) e a profundidade máxima na travessia de alagamentos passou de 70 para 90 centímetros. Não poderia faltar uma “sopa de letrinhas” de auxílios eletrônicos, composta de controle de descida (HDC), assistente de saída em rampa (HSA), controles eletrônicos de estabilidade (DSC) e de tração (ETC) e controle de inclinação da carroceria em curvas (RSC).
Isolamento acústico excepcional: quem entrar no V8 a diesel, sem saber qual a motorização, só vai descobrir lendo no documento ou pela graduação do conta-giros
Os modelos com motores a diesel e a gasolina foram apresentados à imprensa em Brasília, DF, com uma extensa avaliação de mais de 400 quilômetros até a Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás, em trechos que alternaram rodovias e trilhas leves e severas. Num primeiro momento, chama a atenção o conforto que o Range Rover oferece aos ocupantes. Há muito espaço e um isolamento acústico excepcional, que torna mesmo a versão com motor a diesel muito silenciosa. Quem entrar no carro ligado, sem saber qual a motorização, só vai descobrir lendo no documento ou pela graduação do conta-giros.
Apesar dos mais de 2.300 kg de peso de qualquer das versões, a aceleração é forte: a Land Rover divulga que o diesel vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Nas avenidas da capital federal e em rodovia, o comportamento é exemplar, com grande sensação de segurança e facilidade de controle, em que pese as dimensões do veículo. As oito marchas são trocadas com muita suavidade.
Na longa avaliação, as versões V8 a gasolina e a diesel mostraram desempenho,
conforto e capacidade fora de estrada à altura mesmo das maiores exigências
No uso fora de estrada, o Terrain Response em modo automático revela atuação perfeita. Os sistemas “inteligentes” analisam as condições de direção e do terreno e selecionam o programa mais apropriado entre os cinco disponíveis: uso geral, grama/cascalho/neve, lama, areia e piso com pedras. Se preferir, o motorista pode selecioná-los manualmente, o que faz o Range enfrentar qualquer tipo de obstáculo que apareça — como ocorreu no caminho para a Chapada, onde ele atravessou riachos e terrenos com pedra e areia sem causar nenhum desconforto.
A volta a Brasília foi feita com a versão de motor a gasolina, que é um “canhão”. Esse modelo passou por trilhas não tão severas de maneira fácil, transpondo estradas de terra com a mesma desenvoltura que no asfalto. Neste segundo tipo de piso, parece que se está movimentando em cima de um colchão de ar, tal o isolamento das imperfeições do piso. Essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e, a esta velocidade, o utilitário parece que não está em movimento — o fabricante anuncia máxima de 250 km/h! Medidas como menor peso e melhor aerodinâmica permitiram reduzir o consumo de combustível em 9%.
O Range Rover é conhecido há décadas como “o Rolls-Royce dos 4×4”, por seu conforto e refinamento. A nova geração não deixa dúvidas de que merece a mesma qualificação.
Ficha técnica
V8 Supercharged (gasolina) | TDV8 (diesel) | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | |
Cilindros | 8 em V | |
Comando de válvulas | duplo nos cabeçotes | |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 92,5 x 93 mm | 84 x 98,5 mm |
Cilindrada | 4.999 cm³ | 4.367 cm³ |
Taxa de compressão | 9,5:1 | 16:1 |
Alimentação | injeção direta, compressor | injeção direta, 2 turbos |
Potência máxima | 510 cv a 6.000 rpm | 339 cv a 3.500 rpm |
Torque máximo | 63,7 m.kgf de 2.500 a 5.500 rpm | 71,4 m.kgf de 1.750 a 3.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automático / 8 | |
Tração | integral | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola pneumática | |
Traseira | independente, multibraço, mola pneumática | |
Rodas | ||
Dimensões | 21 pol | 20 pol * |
Pneus | 275/45 R 21 | 255/55 R 20* |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,999 m | |
Largura | 2,073 m | |
Altura | 1,835 m | |
Entre-eixos | 2,992 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 105 l | |
Compartimento de bagagem | 909 l | |
Peso em ordem de marcha | 2.360 kg | 2.330 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima | 250 km/h | 218 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,4 s | 6,9 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível; *apenas na versão Vogue |