Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Land Rover

Novo Range Rover: assim na terra como no asfalto

08/03/2013
in Land Rover

 

Com nova arquitetura, carroceria de alumínio e potentes
motores, o SUV de luxo está ainda melhor para qualquer terreno

Texto: Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

A Land Rover traz para o Brasil a quarta geração do utilitário esporte de luxo Range Rover Vogue (leia sua história desde 1970), como é conhecido por aqui o modelo tradicional — em outros mercados ele é simplesmente Range Rover, pois Vogue é uma das versões de acabamento.

Foram definidas para o mercado local cinco opções. Com motor turbodiesel de 4,4 litros e potência de 339 cv estão disponíveis a SDV8 Vogue, ao preço sugerido de R$ 551.800; a SDV8 Vogue SE, por R$ 575.800; e a SDV8 Autobiography, de R$ 596.800. Já a Vogue SE Supercharged (R$ 583.800) e a Autobiography Supercharged (R$ 604.800) usam motor V8 de 5,0 litros a gasolina com compressor e 510 cv. A expectativa da Land Rover é de vender 200 unidades durante este ano. Os concorrentes mais próximos são o Porsche Cayenne Turbo, a R$ 599.000, e o Mercedes-Benz ML 63 AMG, por US$ 319.900 (R$ 627.500 pela cotação atual).

O conteúdo de série, como se espera, é expressivo. Em itens de conforto, mesmo a versão de entrada Vogue vem com ajuste elétrico e memórias para os bancos, ar-condicionado automático de três zonas, console central refrigerado, aquecimento nos bancos dianteiros e no volante, controlador de velocidade, monitor de ponto cego e sistema de áudio Meridian de 380 watts. As rodas de 20 pol recebem pneus 255/55.

 

 
Apesar da moderna carroceria de alumínio e de detalhes inspirados no Evoque,
a tradição ainda é tema dominante do Range Rover, já na quarta geração

 

O Vogue SE acrescenta controlador da distância à frente com função de parada total e retomada, assistente de estacionamento (movimenta o volante e orienta as manobras), alerta para risco de colisão ao rodar de marcha à ré, cinco câmeras ao redor do veículo para visibilidade em 360 graus, tela de dupla visão no painel, bancos dianteiros com mais ajustes elétricos e sistema massageador nas costas (infla e desinfla bolsas de ar), ar-condicionado com quatro zonas de regulagem, aquecimento e ventilação nos bancos à frente e atrás, sistema de áudio Meridian Surround de 825 watts e rodas de 21 pol com pneus 275/45. E o Autobiography traz ainda teto revestido em couro, volante com detalhe em madeira e outros itens de acabamento.

 

O interior emprega madeira e couro em grandes doses e com um acabamento que impressiona; o mostrador de dupla visão produz diferentes imagens ao mesmo tempo

 

Em relação ao modelo anterior há grandes alterações, a começar pela estrutura, que agora é fabricada toda em alumínio e, segundo a Land Rover, por si só deixou o veículo 180 kg mais leve (no total a redução foi de 350 kg, considerando o mesmo motor). Na construção foram empregadas técnicas da engenharia aeronáutica e foram eliminados vários pontos de solda. O novo estilo da carroceria, com faróis e lanternas inspirados nos do Evoque, permitiu modernizá-la sem perder a identidade impressa nas gerações passadas — por isso preservaram-se as linhas do teto e de cintura.

O Range Rover permanece com o visual retilíneo, mas detalhes arredondados e vincos como os da parte frontal foram acrescentados para auxiliar na aerodinâmica — o Cx obtido, 0,34, é bom para o tipo de veículo e 10% menor que o do antigo. A grade é grande e móvel (adapta o fluxo de ar de acordo com a velocidade) e os faróis têm pontas que avançam para os para-lamas. Neles, os refletores com lâmpadas de xenônio usam desenho que lembra as lentes de câmeras de alto desempenho. Os leds integram o conjunto e formam linhas entrelaçadas quando ativos. Na traseira, as lanternas embutidas nas colunas têm uma aba que invade a lateral na mesma direção do vinco. Completa o conjunto a terceira luz de freio no alto, que preenche toda a extensão da traseira como uma lâmina de luz.

 


O acabamento impressiona pelo luxo; o quadro de instrumentos é uma tela
digital e não há alavanca de câmbio, mas sim um comando giratório

 

Em dimensões o novo Range tem 4,999 metros de comprimento, ou seja, cresceu 27 mm; o entre-eixos foi ampliado em 42 mm e passou a 2,992 m; a altura é de 1,835 m. O interior emprega madeira e couro em grandes doses e com um acabamento que impressiona. O quadro de instrumentos digital simula mostradores analógicos e, na tela central do painel, o mostrador de dupla visão faz com que motorista e passageiro ao lado possam ver diferentes funções ao mesmo tempo, conforme o ângulo de visualização — por exemplo, navegação para um e um vídeo em DVD para o outro.

 


Auto Livraria

 

A fábrica oferece 17 temas de cores para o interior, mais a escolha de cores dos bancos; três padrões de madeiras para o interior no lançamento, com outras que ainda serão lançadas; três cores de destaque; 37 opções de tinta para o exterior, sendo 22 cores exclusivas da versão Autobiography; duas cores de teto; sete modelos de rodas de alumínio de 20, 21 e 22 pol; e o acabamento alternativo Dark Atlas para a parte externa. Entre os requintes estão teto panorâmico, assoalho interno iluminado e acionamento elétrico de estribos e do engate para reboque.

 

Menos peso, muita potência

Fabricado em Solihull, Inglaterra, o novo Range Rover vem com dois tipos de motores, ambos V8. O Supercharged a gasolina, compartilhado com a Jaguar, tem injeção direta e variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento; fornece potência de 510 cv e torque de 63,7 m.kgf. O outro é o diesel fornecido pela Ford (as duas empresas, Jaguar e Land Rover, já pertenceram ao grupo norte-americano), com dois turbocompressores sequenciais paralelos, 339 cv e o torque de 71,4 m.kgf entre 1.750 e 3.000 rpm.

 


Há espaço de sobra e até massagem nos bancos; o Terrain
 Response ganhou
um modo automático; na tela
 central, imagens diferentes conforme o ângulo

 

A caixa de câmbio ZF automática, agora com oito marchas para ambos os motores, usa comando giratório em vez de alavanca e traz opção de trocas sequenciais no volante. A tração integral é permanente, com divisão-padrão de torque de 50% por eixo, bloqueio de diferencial central e dispositivo Terrain Response de segunda geração, que ganhou um modo automático para a adaptação dos vários sistemas do veículo — como suspensão, transmissão e comando de acelerador — às condições do terreno. A reduzida pode ser acionada em movimento, a até 60 km/h, e triplica a rotação do motor para a mesma velocidade.

As suspensões dianteira e traseira, com amplo uso de alumínio, são independentes com molas pneumáticas e controle de altura. O modo para uso fora de estrada agora compreende dois níveis (40 e 75 mm acima da altura-padrão, em vez do único de 55 mm do modelo anterior), com escolha automática pelo sistema. Com isso, o modo de 40 mm pode ser mantido em uso até a 80 km/h, enquanto o antigo modo de 55 mm estava limitado a 50 km/h.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãodieselInglaterraLand RoverRange RoverRange Rover AutobiographyRange Rover Vogueutilitário esporteV8

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

01/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Dodge: revistas com Dart, Charger, Magnum e outros V8
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dodge: revistas com Dart, Charger, Magnum e outros V8

01/03/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp