Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Mitsubishi

Novo Mitsubishi Outlander evolui em todos os campos

03/09/2013
in Mitsubishi

 
Comandos de câmbio no volante equipam ambas as versões; a tela central serve a áudio,
vídeo, navegação e informações; acionamento da tampa traseira pode ser motorizado

 

Pode-se encontrar boa posição de dirigir facilmente, por meio de botões de fácil acesso, e na nova geração o volante tem regulagem também em distância. No centro do painel do GT, uma tela sensível ao toque de sete polegadas serve aos sistemas de áudio (com conexões USB, auxiliar, para Ipod e para cartão SD), vídeo (com toca-DVDs e televisão digital), telefone pela interface Bluetooth, navegação e à câmera traseira. A tela traz ainda o sistema de informações dinâmicas, que apresenta as acelerações longitudinal e lateral, bússola, inclinação frontal e altitude, simulando mostradores analógicos.

 

A eletrônica atua para manter o Outlander nas mãos do motorista, mesmo abusando das curvas, e corrige a trajetória com eficiência e rapidez

 

Quase dirige sozinho

Os dois motores, mantidos do Outlander anterior, contam com o sistema Mivec de variação do tempo de abertura das válvulas. O de 2,0 litros, duplo comando e 16 válvulas desenvolve potência de 160 cv e torque de 20,1 m.kgf, índices que passam a 240 cv e 31 m.kgf no V6 de 3,0 litros, comando único por bancada e 24 válvulas. Tanto a caixa CVT da versão de quatro cilindros quanto a automática do V6 permitem mudanças manuais com comandos no volante, caso em que a primeira delas simula seis marchas por meio de pontos de parada do mecanismo de variação.

A tração integral, exclusiva do GT, usa um diferencial central de acoplamento eletromagnético e opera em três modos selecionados por um botão no console: 4WD Eco, apenas com tração dianteira; 4WD Auto, com tração nas quatro rodas e distribuição eletrônica automática de torque conforme as condições do terreno; e 4WD Lock, que bloqueia a repartição em metade para cada eixo. Como na geração anterior, a suspensão é independente nas quatro rodas com sistema multibraço na traseira. As rodas de 18 pol usam pneus 225/55 e a direção tem assistência elétrica.

 

 
Utilitário esporte em autódromo: combinação estranha, mas o Outlander revelou
comportamento surpreendente e bom desempenho com motor V6 de 240 cv

 

A apresentação do novo Outlander foi no já cultuado autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP, de propriedade da Mitsubishi. Pena que a única versão disponível para avaliação fosse a de topo, a V6 com pacote opcional, deixando a imprensa sem contato com a opção que responderá por maior fatia das vendas. Seguindo a tendência dos automóveis de luxo, ele oferece um grande pacote eletrônico que transforma o carro em algo altamente perdoável e quase à prova de erros.

 


Auto Livraria

 

Botão de partida acionado e o motor revela índices de vibração e ruído muito baixos, típicos de um bom automóvel. Autódromos não são o palco ideal para avaliação de carros de rua, sobretudo um utilitário esporte, e por isso o teste foi complementado com viagem em rodovia um pequeno trecho fora de estrada. A vantagem de uma pista fechada é poder simular situações extremas que seriam perigosas no ambiente normal, como “calcar” o pé nos freios com toda a força a 100 km/h e sentir como o ABS reage. Apesar da violência, o carro parou de forma totalmente equilibrada.

Para um veículo de grandes dimensões, com 208 mm de vão livre do solo e peso de 1.570 kg, seria esperada uma grande rolagem da carroceria nas curvas, mas novamente a eletrônica atua para manter o Outlander nas mãos do motorista, mesmo abusando das curvas. A hora de encarar um desvio entre cones (slalom) a 120 km/h trouxe apreensão, mas seguimos o que o instrutor pediu. O resultado é que na iminência de derrapar o sistema eletrônico atuou e corrigiu a trajetória, com eficiência e rapidez.

 

 
Controlador de distância e freios automáticos trouxeram confiança no teste em rodovia;
o trecho fora de estrada indicou eficiência do ABS e do controle de tração do Mitsubishi

 

A sensação de segurança ficou ainda mais evidente quando saímos do autódromo e entramos na estrada. Com o controlador de velocidade e distância acionado, quando o veículo da frente freou o Outlander acompanhou-o, sozinho. Basta sair de trás do veículo mais lento para que o controle coloque o carro de novo na velocidade programada, sendo capaz de detectar o que acontece até 200 metros à frente. O motor V6 tem funcionamento muito linear e silencioso e, a 120 km/h na sexta marcha, o conta-giros revela apenas 2.000 rpm. No trecho de terra, mais uma vez, a eletrônica fez as honras: o controle de tração e o ABS atuaram de maneira ideal no piso de baixa aderência, Também foi o momento de testar a assistência em rampa.

Como era de se esperar de um carro de R$ 140 mil, o conforto do interior e o amplo uso da eletrônica fazem do Outlander um forte concorrente na categoria, que inclui Hyundai Santa Fe, Kia Sorento e Ford Edge, entre outros, enquanto à versão de 2,0 litros cabe enfrentar o populoso segmento de Chevrolet Captiva, Honda CR-V, Hyundai IX35, Land Rover Freelander, Kia Sportage, Volkswagen Tiguan e Toyota RAV4.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 6 em V
Comando de válvulas nos cabeçotes
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,6 x 82,8 mm
Cilindrada 2.998 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima 240 cv a 6.250 rpm
Torque máximo 31,0 m.kgf a 3.750 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 18 pol
Pneus 225/55 R 18
Dimensões
Comprimento 4,655 m
Largura 1,80 m
Altura 1,68 m
Entre-eixos 2,67 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem ND
Peso em ordem de marcha 1.570 kg
Dados do fabricante; desempenho e consumo não informados; ND = não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 4x4avaliaçãoJapãoMitsubishiOutlanderutilitário esporteV6

Related Posts

Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

11/07/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

O Tempra ofereceu no Brasil um motor que nunca teve na Europa: conheça a história no vídeo

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp