Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Renault

“Novo” de novo, Clio segue a cartilha da economia

14/11/2012
in Renault
Renault Clio (9)
Renault Clio (10)

 
Parte dos instrumentos agora é digital e o conta-giros (de série) indica em verde os
regimes mais econômicos; improviso nos controles de vidros deveria ser revisto

 

O conjunto Estilo (R$ 449) conta com moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar. Controle elétrico dos vidros e travas passam a ser instalados só em concessionária, algo que deveria ser revisto, tanto pela qualidade da instalação (conjuntos previstos de fábrica nos parecem mais confiáveis) quanto pelo aspecto em si: as caixas nas portas que alojam os comandos de vidros destoam totalmente dos demais plásticos usados no interior, em uma improvisação que chega a não parecer um item original.

Continuam de fora as bolsas infláveis, mesmo como opcional, e o encosto de cabeça para o passageiro do meio do banco traseiro. Para uma marca que festejou o primeiro carro do segmento de 1,0 litro com dupla bolsa inflável de série — o mesmo Clio, em 1998 —, chega a incomodar ver o sumiço desse item, ainda mais quando se sabe que em 2014 ele se torna obrigatório para todos os carros. A fábrica argumenta que as bolsas não aparecem como item solicitado pelos clientes e nenhum concorrente da categoria as oferece.

Agora sem o sobrenome Campus, o Clio mantém a opção entre três e cinco portas, mas apenas a segunda oferece o acabamento superior Expression (o Authentique pode vir com três ou cinco). O mais barato, de R$ 23.290 (R$ 2.000 a mais no caso do cinco-portas), vem de série com computador de bordo, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros e relógio digital; pode receber ar-condicionado por R$ 2.500.

 

Renault Clio (2)

 
Na rápida avaliação, o Clio 2013 mostrou bom desempenho só em alta rotação:
o motor requer uso frequente do câmbio para acompanhar o tráfego rápido

 

O Clio Expression (R$ 24.950) traz a mais limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante e botões do painel com detalhes cromados. Direção assistida (R$ 1.100) e ar-condicionado (R$ 2.500) são opcionais, independentes ou combinados. Em ambas as versões é possível instalar em concessionária, além do controle elétrico dos vidros dianteiros e travas, um rádio/toca-CDs com MP3, conexão USB e interface Bluetooth para telefone celular. A garantia permanece de três anos ou 100 mil quilômetros.

O acabamento das duas versões é compatível com a proposta de carro acessível, mas é estranha a composição de equipamentos por deixar a versão de três portas sem a possibilidade de direção assistida, limpador e desembaçador traseiros. Hoje a opção pelo carro de duas portas laterais se torna atraente pela segurança, já que dificulta um assalto, o que leva até a seguro mais barato — além de combinar mais com a esportividade que a Renault quis sugerir com os itens de personalização.

Em nosso rápido contato com o carro, em um dia bastante chuvoso e com trânsito pesado no Rio de Janeiro, RJ, não foi possível conferir se os novos atributos do motor são efetivos. Mas se confirmou que a escolha por um motor de 16 válvulas e alta potência específica (80 cv por litro) não se mostra ideal nas baixas e médias rotações, como em saídas e retomadas de velocidade. O Clio arranca com certa dificuldade e exige certo empenho no uso do câmbio para fornecer desempenho razoável, que só aparece em regimes mais altos — melhor esquecer a nova faixa verde do conta-giros, a não ser em condições muito leves de trânsito.

 

E o novo de verdade?

Uma pergunta inevitável na apresentação do “novo” Clio era sobre o Clio de quarta geração, lançado recentemente na Europa com linhas atraentes e soluções técnicas de vanguarda, como o motor turbo de três cilindros.

Segundo os executivos da empresa, na Europa esse carro custa cerca de R$ 40.000 e não é o modelo de entrada, pois abaixo dele há o Twingo. Com o aumento de preços habitual para o mercado brasileiro, a Renault acredita que não haveria viabilidade para sua produção local; tampouco há intenção de importar o europeu.

A questão que fica no ar é: com lançamentos modernos na categoria dos compactos como Citroën C3, Hyundai HB20 e os futuros Ford Fiesta nacional e Peugeot 208, a empresa vai se conformar em oferecer na categoria só o já envelhecido Sandero?

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 69 x 66,8 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 77 cv a 5.750 rpm
Potência máxima (álc.) 80 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas.) 10,1 m.kgf a 4.250 rpm
Torque máximo (álc.) 10,5 m.kgf a 4.250 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica (opcional)
Suspensão
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
Rodas
Dimensões 13 pol
Pneus 175/70 R 13
Dimensões
Comprimento 3,811 m
Largura 1,639 m
Altura 1,417 m
Entre-eixos 2,472 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 255 / 596 l
Peso em ordem de marcha 912 kg
Dados do fabricante

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoClioClio AuthentiqueClio ExpressionRenault

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp