Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

SUVs: os novos Tracker e Duster contra o pioneiro Ecosport

22/09/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Ford, Renault

O Ford criador da categoria, 17 anos atrás, enfrenta competidores reformulados da Chevrolet e da Renault

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Dois utilitários esporte compactos ganharam nova geração fabricada no Brasil este ano: o Chevrolet Tracker, antes importado do México, e o Renault Duster. Embora o primeiro concorra em faixa média de preço superior, foi possível compor este Desafio com versões próximas em valores: a mais simples com transmissão automática de um, LT, contra a de topo do outro, Iconic.

E o Ford Ecosport, o que faz aqui? Por ser o primeiro modelo nacional dessa categoria, na geração anterior de 2003, ele representa uma boa referência à qual os novos competidores podem ser comparados. Além disso, sua versão Freestyle venceu um confronto com Nissan Kicks e Renault Captur, em 2017, e quisemos verificar se manteria essa vantagem sobre opositores renovados — um deles, aliás, da marca do Captur.

  • Tracker
  • Ecosport
  • Duster

Linhas mais atuais no Tracker e no Duster, com ar mais robusto no segundo; o teto em preto foi novidade do Ecosport para 2020

São SUVs de mesma proposta de uso, similares em porte (o Ecosport um pouco menor se descontado o estepe na traseira), não distantes em potência (de 118 a 131 cv com gasolina, de 120 a 137 cv com álcool) e equilibrados em preços. Conforme avaliados, o Tracker custa quase R$ 96 mil, o Ecosport R$ 92 mil, e o Duster, R$ 98,7 mil.


Auto Livraria



Estilo
Os novos modelos diferem em desenho: o Duster aposta no ar robusto e atualiza o tema do anterior, enquanto o Tracker mostra linhas mais urbanas e mudou tanto (pois agora adota o padrão chinês) que mal se identifica com o modelo antigo. São ambos agradáveis, mas existem detalhes controversos no Chevrolet, como a grade dianteira. O Ecosport, embora atualizado há três anos, já pede uma reformulação completa.

Acabamento e conveniência
Os interiores do Tracker e do Ecosport mostram bom aspecto pelas formas e pelos materiais plásticos, com ressalvas como os painéis de porta do segundo. O Duster fica para trás pelo desenho retilíneo, algo ultrapassado, e pela aparência inferior dos plásticos. O Chevrolet usa tecido simples nos bancos, o Renault traz material sintético que imita couro — prático de limpar, mas um tanto quente no calor — e o Ford combina os dois. Detalhe estranho no Duster é a inserção de tecido na porta, pois não é usado nos bancos.

  • Tracker
  • Ecosport
  • Duster

O Chevrolet agrada mais em acabamento, um tanto simples no Renault e em seções do Ford; este mostra mais funções simultâneas no computador

Itens de conveniência exclusivos do Tracker são roteador de internet a bordo por wi-fi (usa sinal de conexão da Claro, a ser contratada, com recepção bem maior que a do celular), serviço de assistência On Star e duas tomadas USB para os passageiros de trás, além da dianteira. Apenas o Ecosport vem com luz nos para-sóis, porta-óculos e programação para uso do carro por jovens ou manobristas (com limitação de velocidade e outras funções).

O Duster sempre sobressaiu na classe pelo interior espaçoso, mas o Tracker teve ganho importante na nova geração e agora oferece o maior vão para pernas atrás



Vantagens do Duster são alerta nos retrovisores para veículos em pontos cegos nas faixas laterais, difusores de ar em posição alta no painel (favorece a refrigeração da cabine, pois o ar quente está em cima), faróis automáticos, molas a gás para sustentar o capô e quatro câmeras externas (dianteira, traseira e laterais sob os retrovisores, acionadas uma de cada vez). Todos têm controlador e limitador de velocidade.

As boas centrais de áudio usam telas de oito polegadas (Tracker e Duster) ou sete (Ecosport) e incluem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Renault deveria ter botões físicos para as principais funções: toques na tela requerem mais atenção e não são ideais em pisos irregulares.

Tracker: central de áudio com roteador de internet, mostrador de vida do óleo, três tomadas USB e assistência On Star

Ecosport teve a tela reduzida; como o Duster, tem ar-condicionado automático

Duster: tela ampla, monitor de pontos cegos, faróis automáticos, quatro câmeras externas, molas a gás no capô

Que pontos admitem melhoria? No Chevrolet falta ar-condicionado automático, o computador de bordo só se ativa com motor ligado e, no banco traseiro, a posição da fivela dos cintos pode incomodar. No Ford não há alças de teto e chave presencial para acesso e partida; os vãos de carroceria são os mais irregulares do grupo, sobretudo na porta traseira; e lamentamos que o processo de “depenação” tenha levado itens como monitor de pressão dos pneus, a segunda tomada USB e tomada de 12 volts ao lado do banco traseiro.



No Renault faltam comando a distância para abrir os vidros (apenas se fecham dessa forma) e ajuste da ancoragem superior dos cintos dianteiros (também no Tracker para o passageiro da frente). O tanque auxiliar de partida com gasolina é arcaico, tanto tempo depois de o preaquecimento de álcool equipar em carros bem mais baratos. E o pacote opcional Outsider inclui molduras nas soleiras que acumulam sujeira e, por serem salientes, esbarram na barra da calça ao entrar e sair. Nenhum deles tem faixa degradê no para-brisa — pior no Tracker, sem ao menos pintura serigrafada para tapar o Sol na parte central.

Próxima parte

Preços

  Tracker Ecosport Duster
Sem opcionais R$ 95.890 R$ 91.990 R$ 96.390
Como avaliado R$ 95.890 R$ 91.990 R$ 98.690
Completo R$ 97.490 R$ 93.540 R$ 100.340
Preços sugeridos em 21/9/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

Equipamentos de série e opcionais

• Tracker LT – Alarme, ar-condicionado, assistência On Star, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, fixação Isofix para cadeira infantil, luzes diurnas de leds, rodas de alumínio de 16 pol, roteador de internet por wi-fi, sensor de estacionamento traseiro, volante de couro.

• Ecosport Freestyle – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético parcial, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, luzes diurnas, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, volante de couro.

• Duster Iconic – Alarme, alerta de ponto cego, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, quatro câmeras externas, rodas de alumínio de 17 pol, sensor de estacionamento traseiro, volante de couro.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioDusterDuster IconicEcoSportEcoSport FreestyleFordRenaultTrackerTracker Premierutilitário esporte

Related Posts

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp