Velocímetro tem repetidor digital; comandos no console controlam funções
na tela central; câmbio S-Tronic de dupla embreagem tem sete marchas
Torque constante é destaque
Para empurrar suas formas bem delineadas o A3 Sedan usa um motor de 1,8 litro de nova geração, da série EA888, sem relação com o de mesma cilindrada usado pelo A3 brasileiro de primeira geração. Se o bloco de ferro fundido destoa do padrão atual de alumínio em motores sofisticados, o restante é pura eficiência: turbocompressor, quatro válvulas por cilindro com variação do tempo de abertura e do levantamento, injeções direta e indireta combinadas. A multiponto (indireta) é usada em condições de carga parcial, ou seja, menor abertura de acelerador; a direta atua com acelerador mais aberto e na partida do motor.
Impressiona como um motor de 1,8 litro pode ter tanta aceleração: basta pisar no acelerador para o ponteiro do velocímetro subir rápido
Mais que a potência de 180 cv (100 cv por litro), cativa o torque máximo de 25,5 m.kgf oferecido em quase toda a faixa de operação, entre 1.250 e 5.000 rpm. Chega a ser exagero contar com as sete marchas do câmbio de dupla embreagem S-Tronic, que oferece programas normal e esportivo e admite trocas manuais pelas alavancas junto ao volante. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade alcança 235 km/h.
A parada/partida automática do motor contribui para menor consumo em cidade, enquanto o sistema de roda-livre busca o mesmo objetivo em rodovias: quando se deixa de acelerar, o câmbio atua como se estivesse em ponto-morto, deixando o carro rodar “solto”, desde que se atendam alguns parâmetros de segurança (não atua, por exemplo, em declives acentuados).
O A3 Sedan em ação: ótimo torque em todas as faixas de uso, trocas de marcha
imperceptíveis, suspensão com ajuste ideal entre conforto e estabilidade
No restante da mecânica o A3 traz um “feijão com arroz” bem preparado, com suspensão, freios e pneus que não se afastam dos padrões da categoria, mas vale mencionar o uso de alumínio no subchassi dianteiro e nos cubos de roda. A direção tem relação baixa (rápida), 15,3:1, e o diferencial traz o sistema eletrônico de vetorização de torque, que envia mais potência à roda externa em curva, fazendo as vezes de um autobloqueante.
Na avaliação de lançamento, esse conjunto mostrou-se muito acertado. Impressiona como um motor de 1,8 litro pode ter tanta capacidade de aceleração e retomada de velocidade: basta pisar no acelerador para ver o ponteiro do velocímetro subir rápido, praticamente ignorando os quase 1.300 kg. As trocas de marcha são tão rápidas e suaves que mal se percebem, a não ser pelo conta-giros. Aliviando o pé direito, o silêncio a bordo e a ausência de vibrações são compatíveis com um carro desse padrão — o câmbio ajuda nesse quesito, pois a 120 km/h em sétima marcha o conta-giros indica apenas 2.250 rpm.
Feliz de quem escolheu o roteiro para a avaliação, por uma estrada com curvas para todos os gostos. O trabalho de ajuste da suspensão conseguiu reunir conforto quando precisa e estabilidade quando necessário. Com certa tendência ao subesterço, esperada pela tração dianteira e a concentração de 59% do peso sobre aquele eixo, a sensação é sempre de um carro “nas mãos”, mesmo no limite dos pneus, sem prejuízo do bom isolamento de irregularidades.
Nesse primeiro contato o A3 Sedan mostrou-se convincente, com os argumentos que um carro de sua categoria e dessa faixa de preço deve oferecer. Pode parecer muito dinheiro para seu tamanho, diante das alternativas que se tem, mas o conteúdo não deixa lacunas como no bem mais caro CLA, ao mesmo tempo em que o conjunto honra as boas tradições técnicas da marca dos quatro anéis.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 82,5 x 84,1 mm |
Cilindrada | 1.798 cm³ |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 180 cv de 5.100 a 6.200 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 25,5 m.kgf de 1.250 a 5.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem, 7 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 7,5 x 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,456 m |
Largura | 1,796 m |
Altura | 1,416 m |
Entre-eixos | 2,637 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 425 l |
Peso em ordem de marcha | 1.295 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 235 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,3 s |
Consumo em cidade | 14,3 km/l |
Consumo em rodovia | 20,8 km/l |
Dados do fabricante |