Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi A3 Sedan busca novo significado aos três-volumes

07/02/2014
in Audi, Avaliação
Audi A3 Sedan
Audi A3 Sedan

 

Audi A3 Sedan
Audi A3 Sedan

Velocímetro tem repetidor digital; comandos no console controlam funções
na tela central; câmbio S-Tronic de dupla embreagem tem sete marchas

 

Torque constante é destaque

Para empurrar suas formas bem delineadas o A3 Sedan usa um motor de 1,8 litro de nova geração, da série EA888, sem relação com o de mesma cilindrada usado pelo A3 brasileiro de primeira geração. Se o bloco de ferro fundido destoa do padrão atual de alumínio em motores sofisticados, o restante é pura eficiência: turbocompressor, quatro válvulas por cilindro com variação do tempo de abertura e do levantamento, injeções direta e indireta combinadas. A multiponto (indireta) é usada em condições de carga parcial, ou seja, menor abertura de acelerador; a direta atua com acelerador mais aberto e na partida do motor.

 

Impressiona como um motor de 1,8 litro pode ter tanta aceleração: basta pisar no acelerador para o ponteiro do velocímetro subir rápido

 

Mais que a potência de 180 cv (100 cv por litro), cativa o torque máximo de 25,5 m.kgf oferecido em quase toda a faixa de operação, entre 1.250 e 5.000 rpm. Chega a ser exagero contar com as sete marchas do câmbio de dupla embreagem S-Tronic, que oferece programas normal e esportivo e admite trocas manuais pelas alavancas junto ao volante. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade alcança 235 km/h.

A parada/partida automática do motor contribui para menor consumo em cidade, enquanto o sistema de roda-livre busca o mesmo objetivo em rodovias: quando se deixa de acelerar, o câmbio atua como se estivesse em ponto-morto, deixando o carro rodar “solto”, desde que se atendam alguns parâmetros de segurança (não atua, por exemplo, em declives acentuados).

 

Audi A3 Sedan


O A3 Sedan em ação: ótimo torque em todas as faixas de uso, trocas de marcha
imperceptíveis, suspensão com ajuste ideal entre conforto e estabilidade

 

No restante da mecânica o A3 traz um “feijão com arroz” bem preparado, com suspensão, freios e pneus que não se afastam dos padrões da categoria, mas vale mencionar o uso de alumínio no subchassi dianteiro e nos cubos de roda. A direção tem relação baixa (rápida), 15,3:1, e o diferencial traz o sistema eletrônico de vetorização de torque, que envia mais potência à roda externa em curva, fazendo as vezes de um autobloqueante.

Na avaliação de lançamento, esse conjunto mostrou-se muito acertado. Impressiona como um motor de 1,8 litro pode ter tanta capacidade de aceleração e retomada de velocidade: basta pisar no acelerador para ver o ponteiro do velocímetro subir rápido, praticamente ignorando os quase 1.300 kg. As trocas de marcha são tão rápidas e suaves que mal se percebem, a não ser pelo conta-giros. Aliviando o pé direito, o silêncio a bordo e a ausência de vibrações são compatíveis com um carro desse padrão — o câmbio ajuda nesse quesito, pois a 120 km/h em sétima marcha o conta-giros indica apenas 2.250 rpm.

 


Auto Livraria

 

Feliz de quem escolheu o roteiro para a avaliação, por uma estrada com curvas para todos os gostos. O trabalho de ajuste da suspensão conseguiu reunir conforto quando precisa e estabilidade quando necessário. Com certa tendência ao subesterço, esperada pela tração dianteira e a concentração de 59% do peso sobre aquele eixo, a sensação é sempre de um carro “nas mãos”, mesmo no limite dos pneus, sem prejuízo do bom isolamento de irregularidades.

Nesse primeiro contato o A3 Sedan mostrou-se convincente, com os argumentos que um carro de sua categoria e dessa faixa de preço deve oferecer. Pode parecer muito dinheiro para seu tamanho, diante das alternativas que se tem, mas o conteúdo não deixa lacunas como no bem mais caro CLA, ao mesmo tempo em que o conjunto honra as boas tradições técnicas da marca dos quatro anéis.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82,5 x 84,1 mm
Cilindrada 1.798 cm³
Taxa de compressão 9,6:1
Alimentação injeções direta e multiponto, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 180 cv de 5.100 a 6.200 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 25,5 m.kgf de 1.250 a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem, 7
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,456 m
Largura 1,796 m
Altura 1,416 m
Entre-eixos 2,637 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 425 l
Peso em ordem de marcha 1.295 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 235 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,3 s
Consumo em cidade 14,3 km/l
Consumo em rodovia 20,8 km/l
Dados do fabricante

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: A3A3 SedanAudiavaliaçãoturbo

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp