Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi A3 Sedan busca novo significado aos três-volumes

07/02/2014
in Audi, Avaliação

 

Bem-equipado por R$ 116.400, um dos futuros nacionais
da marca quer conquistar um público mais habituado aos hatches

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

A Audi apresenta aos brasileiros o carro que a recolocará entre os fabricantes locais — ao lado do utilitário esporte Q3, ambos com produção prevista para o próximo ano em São José dos Pinhais, PR. Derivado do A3 hatchback de terceira geração, lançado aqui em junho passado, o A3 Sedan é o primeiro modelo de três volumes dessa linhagem de porte médio-pequeno e inaugura a oferta da Audi em tal segmento.

A versão que começa a ser vendida é importada de Gyor, na Hungria, com motor turbo de 1,8 litro e caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e sete marchas, ao preço sugerido de R$ 116.400. O concorrente mais direto seria o também novo Mercedes-Benz CLA 200, mas seu preço inflado — R$ 150.500, apesar de inferior em potência e equipamentos de série — quase o coloca em outro segmento. Assim, o A3 deve representar opção a sedãs maiores, como BMW 316i (R$ 120 mil), Ford Fusion Titanium (R$ 103,9 mil), VW Passat (R$ 118,1 mil) e o A4 Attraction da própria Audi (R$ 125,7 mil), ou a hatchbacks como BMW 118i (R$ 111 mil), Mercedes-Benz A 200 Urban (R$ 116,5 mil) e Volvo V40 T4 Design (R$ 123 mil).

 

Audi A3 Sedan
Audi A3 Sedan

Sem compartilhar painéis de carroceria com o hatch, o A3 Sedan agrada, mas
poderia ter maior identidade: a semelhança com outros Audis é exagerada

 

Os equipamentos de série abrangem sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas laterais e para os joelhos do motorista), suportes Isofix para cadeira infantil no banco traseiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, alarme, faróis bixênonio, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, revestimento em couro sintético, computador de bordo, rodas de 17 pol com pneus 225/45, faróis e limpador de para-brisa com controle automático, seletor de programas Drive Select, parada/partida automática do motor, retrovisor interno fotocrômico, teto solar panorâmico, interface Bluetooth para telefone celular e rádio/CD/MP3. O sistema de navegação é opcional. Embora haja 12 cores externas, o interior é sempre preto.

 

É difícil chamá-lo de carro de família, porque a esportividade está evidente; nenhum painel metálico é compartilhado com o hatch

 

A Audi espera vender 3.500 unidades do modelo este ano e incrementar os números totais de 2013, quando chegou a 6.694 unidades vendidas no Brasil — aumento de 35% em relação a 2012. Para atingir as metas para o mercado brasileiro, a marca pretende aumentar das atuais 27 concessionárias para 60 em 2016, quando o A3 e o Q3 paranaenses já estarão no mercado.

Com 4,45 metros de comprimento, o A3 Sedan é apenas 14 centímetros mais comprido que o A3 Sportback de cinco portas; mede 1 cm a mais em largura e 1 cm a menos em altura, mantendo a distância entre eixos. Comparado a um VW Jetta, o novo Audi tem 19 cm a menos em comprimento, 2 cm a mais em largura, 6 cm a menos em altura e só 2 cm a menos em entre-eixos, o que o deixa com proporções bastante esportivas. A comparação ao Jetta aqui é apenas ilustrativa, pois não se trata de derivados da mesma plataforma — o A3 usa a mais moderna e leve MQB, uma arquitetura modular que também serve ao novo Golf.

 

Audi A3 Sedan

 

Audi A3 Sedan
Audi A3 Sedan

Curto, baixo e com grande entre-eixos, ele obtém proporções esportivas;
f
aróis bixenônio e lanternas têm leds para bom efeito, como habitual na marca

 

Com efeito, é difícil olhar para esse Audi e chamá-lo de carro de família, porque a esportividade está evidente no desenho dianteiro, na lateral com linha de cintura alta e vincos que passam a ideia de movimento e na traseira, com um sutil defletor incorporado à tampa do porta-malas e dupla saída de escapamento. De acordo com a fábrica, nenhum painel metálico é compartilhado com o hatch. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30 é bom, embora não expoente. Onde o carro poderia ser melhor é na identidade: há semelhança excessiva com os demais modelos da marca, um mal que tem afetado todo o grupo VW.

 


Auto Livraria

 

O interior segue o do A3 hatch, com painel de linhas simples — para alguns, simples demais — e detalhes esportivos como os difusores de ar, o volante e os instrumentos com ponteiros voltados para baixo quando em repouso. No centro do quadro vem o habitual mostrador multifunção, que serve ao computador de bordo e como velocímetro digital, entre outros. Sistemas de áudio, telefonia, navegação e o Drive Select podem ser controlados por teclas e um botão giratório no console central, bem à mão.

Para os não iniciados em Audi, o Drive Select é um seletor de programas de funcionamento que altera, no caso do A3, os parâmetros de resposta do acelerador, atuação da caixa em modo automático e assistência de direção. Estão disponíveis ao toque de um botão os modos Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto (que ajusta o carro ao modo de dirigir do momento) e Individual (para seleção independente de cada ajuste, como ao combinar acelerador mais rápido com direção mais leve).

 

Audi A3 Sedan


No interior, painel de desenho simples com detalhes esportivos, bom
acabamento e bancos de couro sintético, o do motorista com ajustes elétricos

 

O acabamento interno é muito bom para o padrão da categoria, mas assusta saber que o conjunto multimídia MMI Plus com navegador — que substitui a tela central de 5,8 pol por uma de 7 pol — acrescenta R$ 9.900. Esse sistema inclui disco rígido de 40 Gb, dois leitores de cartões de memória e, como destaque, um painel sensível ao toque no centro do console que consegue “ler” as letras escritas com a ponta do dedo. Se preferir, pode-se usar o reconhecimento de voz.

Várias regulagens do banco e do volante permitem encontrar a posição ideal de dirigir. Um ponto alto é a ótima densidade da espuma dos bancos: no começo parece um pouco dura, mas depois se percebe que o conforto é primoroso, pois apoia bem o corpo e reduz o cansaço em longos trajetos. O espaço interno permite que quatro adultos se acomodem com conforto. Sim, cabe um terceiro passageiro no banco traseiro, mas esse é um caso no qual três é demais…

O porta-malas tem capacidade de 425 litros, que podem chegar a 880 com o encosto do banco traseiro rebatido. Seria maior se usasse articulações pantográficas na tampa (cada vez mais raras em todos os fabricantes) em vez de braços convencionais, que consomem espaço, embora não amassem a bagagem porque entram em compartimentos revestidos. O estepe fica sob o assoalho.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: A3A3 SedanAudiavaliaçãoturbo

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp