BMW 540i faz de tudo sem perder o foco no motorista

Motores de 2,0 e 3,0 litros estão mais potentes e eficientes; suspensão e carroceria agora usam mais alumínio (nas ilustrações o carro tem tração integral)

Alumínio também é empregado nas suspensões, a dianteira com braços sobrepostos e a traseira do tipo multibraço. Os freios, com discos ventilados até na traseira, trazem recursos de auxílio à saída em rampa, compensação de aquecimento (reforça sua ação quando muito quentes) e secagem (ligeiro atrito disco-pastilhas ao rodar em piso molhado). A direção usa assistência elétrica.

Entre os avanços em segurança passiva estão capô que se ergue em caso de atropelamento (uma forma de atender à norma europeia, quanto ao espaço livre sobre componentes rígidos, sem acarretar um capô muito alto), preparação do carro para o risco de uma colisão (fecha vidros e teto, ajusta encosto de bancos, etc.) e frenagem automática após um acidente, que pode evitar nova colisão. Alguns recursos não vieram ao Brasil, como controle eletrônico dos amortecedores, estabilizadores da suspensão com ação variável (acionados por motores elétricos quando necessário, como em curvas, sem afetar o conforto em retas) e esterçamento também das rodas traseiras.

Ao volante do Série 5

Na apresentação à imprensa o Best Cars rodou 270 quilômetros com o 540i — única versão disponível —, metade deles ao volante, em vias urbanas e rodovias como a Castello Branco e a Anhanguera partindo de São Paulo, SP. A primeira impressão é curiosa: talvez pela cabine e o para-brisa recuados, típicos de sedãs de tração traseira, por dentro o carro parece bem menor do que é (havíamos saído de um Ford Fusion, de porte semelhante).

Há um esportivo sob o traje sisudo do 540i: acelerações vigorosas dos 340 cv, “coices” nas mudanças de marcha em modo Sport, grande estabilidade

Ao rodar, a sensação geral é de conforto sem abrir mão do tom esportivo da BMW: comandos precisos, rodar bem controlado pelos amortecedores, direção leve sem excesso. Fica de fora dessa esportividade apenas o som do motor: suave ao extremo, o seis-cilindros permanece quase inaudível, mesmo explorado a fundo.

Os vários assistentes tornam a condução cômoda no trânsito pesado paulistano, pois cuidam de acelerar, frear e esterçar a direção enquanto se segue o tráfego. Bem calibrados, de maneira geral cumprem bem sua função, mas o motorista pode selecionar quais funções lhe interessam: por exemplo, ser avisado do começo de saída da faixa de rolamento sem a intervenção ao volante. Algum trabalho adicional pode ser necessário em vias repletas de motoboys: como o assistente de faixa mantém o 540i em seu centro, às vezes é preciso desviar para um lado ou outro para não colocar em risco os retrovisores.

O seis-em-linha mostra vigor de sobra para empurrar sua 1,8 tonelada; em Sport, os instrumentos iluminados em vermelho parecem avisar sobre o uso do pedal da direita com vontade

Chegamos à Anhanguera, com seu trajeto antigo e algo sinuoso, bom lugar para explorar o grande sedã. O seis-em-linha mostra vigor de sobra para empurrar sua 1,8 tonelada como se fosse um esportivo de metade do peso. Ao selecionar o modo Sport, os instrumentos iluminados em vermelho parecem avisar sobre o que acontecerá se o pedal da direita for usado com vontade.

De fato, a pressão do corpo ao banco (ou do banco ao corpo?) era tal, que o colega passageiro ao lado quase não conseguia pegar o que queria na mochila em seu colo. Impressionam nesse modo as mudanças de marcha, um “coice” inesperado de caixas automáticas, feito com a intenção de transmitir esportividade. Para um passageiro, a sensação é parecida com uma troca rápida em caixa manual.

Conforto e segurança são prioridades nesse segmento, mas quem explorar o Série 5 para valer terá a certeza de que os valores da BMW foram respeitados

Alcançar e manter velocidades típicas de Alemanha parece brincadeira de criança. Enquanto valores impublicáveis são lidos no painel, o 540i está mais sólido, silencioso e tranquilo de dirigir do que a maioria dos carros a 80 km/h. Passamos ao modo Eco-Pro e o comportamento do trem de força se volta à eficiência, o que inclui rodagem livre ao deixar de acelerar. A parte do velocímetro além de 130 km/h se escurece nesse modo, como que sugerindo não usar todo seu potencial em uma Autobahn alemã, na qual há trechos sem limite de velocidade.

Usado como sedã de luxo, sem pretensões esportivas, o BMW mostra que poderia ser mais suave ao receber impactos do piso. O controle eletrônico de amortecimento que não atravessou o Atlântico ajudaria aqui, assim como a escolha de rodas menores e pneus de perfil mais alto — a versão usa 275/35 no caso da traseira —, mas sabemos que a isca deve agradar ao peixe e, no caso brasileiro, o peixe gosta de aparência esportiva. Em uma parada da avaliação, o sistema de estacionamento provou-se irrepreensível em uma vaga perpendicular ao tráfego.

O novo Série 5 não deixou dúvidas: ao mesmo tempo em que evoluiu muito em assistências ao motorista e se aproximou da condução autônoma, do projeto à execução, tudo o que faz de um BMW um BMW foi respeitado. Permanece um carro empolgante para o motorista, feito para dar prazer em dirigir sempre que se queira deixar os robozinhos em espera e assumir o volante para valer. E isso, em um mundo cada dia mais chato para o aficionado em automóvel, é algo muito agradável de constatar.

Mais Avaliações

Ficha técnica

530i M Sport 540i M Sport
Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha 6 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82 x 94,6 mm
Cilindrada 1.998 cm³ 2.998 cm³
Taxa de compressão 10,2:1 11:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 252 cv de 5.200 a 6.500 rpm 340 cv de 5.500 a 6.500 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.450 a 4.800 rpm 45,9 m.kgf de 1.380 a 5.200 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8
Tração traseira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol 19 pol
Pneus 245/45 R 18 245/40 R 19 (diant.), 275/35 R 19 (tras.)
Dimensões
Comprimento 4,936 m
Largura 1,868 m
Altura 1,479 m
Entre-eixos 2,975 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 68 l
Compartimento de bagagem 390 l*
Peso em ordem de marcha 1.682 kg 1.782 kg
Desempenho
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,2 s 5,1 s
Dados do fabricante; consumo não disponível; *530 l com remoção do estepe e seu alojamento

Páginas: 1 2 3

Marcado: