Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cedo ou tarde, Ford Focus renova-se e evolui para 2016

22/06/2015
in Avaliação, Ford

Ford Focus Titanium Plus 2016

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus Titanium Plus 2016

 
O Titanium vem com tela de 8 pol, navegador e comandos de voz, mas a estrela é sua variação Plus, que traz assistente de estacionamento aprimorado e sistema de frenagem automática a até 50 km/h

 

Segundo a fábrica, o dispositivo evita a colisão traseira a até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto a até 50 km/h, pois pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, os aciona de forma automática (pode ser desativado se o condutor preferir). A empresa afirma que colisões até 50 km/h representam 75% dos acidentes de trânsito, mas ressalva que a detecção depende de elementos reflexivos dos veículos, pelo que pode não apontar pedestres, animais, ciclistas e motociclistas, assim como paredes e portões. Apesar de ser um recurso útil e que se tem tornado comum no mercado europeu, seria interessante se houvesse também a função de controlador da distância à frente, como no Fusion.

 

Se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício

 

Na parte mecânica, embora os motores e câmbios tenham sido mantidos, o Focus recebeu reforços estruturais para maior rigidez da carroceria, recalibração da direção e pequenas mudanças na suspensão (nova geometria na dianteira, buchas com composto de borracha mais rígido e reforço na longarina da torre dos amortecedores traseiros). O controle eletrônico de estabilidade, agora de série em toda a linha, passa a contar com duas novas funções.

Uma é o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que monitora três variáveis (velocidade do carro, posição do volante e velocidade em que o volante é girado) e atua quando os dados apontam risco de derrapagem, ou seja, não é preciso que ela aconteça de fato como nos sistemas mais comuns. A outra função é o controle de torque em curvas (TVC), que aplica os freios para melhor distribuição de torque entre as rodas dianteiras, o que tende a evitar patinação do pneu interno e aumentar a estabilidade.

 

Ford Focus Titanium Plus 2016

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus SE 2016

 
Motores e câmbios não mudam, mas a Ford aprimorou suspensão, direção e controle de estabilidade; o SE Plus 1,6 agrada pelo desempenho correto e a ótima operação do câmbio manual, agora o único da versão

 

Ao volante

No lançamento do Focus 2016 à imprensa, na região de Fortaleza, CE, tivemos acesso às versões SE Plus de 1,6 e 2,0 litros. Saímos primeiro com o mais potente. Logo se percebem o bom trabalho na direção, que ficou bastante progressiva conforme a velocidade, e o isolamento acústico eficiente, mesmo com alguma vibração no piso por volta de 4.500 rpm.

 

 

Com o câmbio em modo automático na posição D as trocas de marcha costumam ocorrer a baixa rotação, mas em S o motor é levado até 6.500 rpm e o desempenho se torna bastante convincente. Pode também ser operado pelos comandos que acompanham o volante, bem mais práticos que o sistema anterior de botão. A 120 km/h em sexta marcha o conta-giros revela 2.700 rpm, ritmo suave e favorável à economia. Para um modelo voltado ao público jovem, muitas vezes sem filhos, o espaço no banco traseiro parece suficiente, mas ao levar adultos pode faltar espaço para os joelhos.

Como ensina o ditado, “a virtude está no meio”. De fato, se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício. Sem opção automatizada, oferece uma embreagem muito macia e câmbio de engates precisos e fáceis. Seria interessante oferecer tal conjunto com o motor de 2,0 litros, que está vinculado ao Powershift.

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus Titanium 2016

 
Com mais equipamentos de série e boas evoluções, o Focus quer se manter líder entre os hatches médios; donos de modelos 2015, que ficaram desatualizados tão cedo, terão desconto de 15% na compra do novo

 

O bem desenvolvido trabalho de distribuição de torque concede mais de 80% do valor máximo a apenas 1.500 rpm, o que economiza trocas de marcha e permite desempenho bem razoável ao hatch, apesar dos expressivos 1.310 kg de peso. Acelerando a fundo a partir de 2.000 rpm percebe-se um crescimento vigoroso até o limite de 6.800 giros. A 120 km/h em quinta o conta-giros indica regime mais alto que na outra versão, 3.300 rpm, mas ele se mantém silencioso e com baixo nível de vibração.

Com o padrão de conforto e esportividade que marcam a história do Focus, as novas versões chegam às concessionárias no começo de agosto, o que pode ser tarde para os que as aguardavam desde março do ano passado, mas cedo para quem ainda curtia o cheiro de novo de seu Focus com o desenho antigo. Ao menos os donos do modelo 2015 terão uma compensação: 15% de desconto na compra do 2016, não vinculado à venda do modelo anterior.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

SE 1,6

Titanium 2,0

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 81,4 mm 87,5 x 83,1 mm
Cilindrada 1.596 cm³ 1.999 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta
Potência máxima (gas./álc.) 131/135 cv a 6.500 rpm 175/178 cv a 6.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,2 m.kgf a 3.000 rpm/ 16,7 m.kgf a 5.250 rpm 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual / 5 automatizado de dupla embreagem / 6
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal

Rodas

Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17

Dimensões

Comprimento 4,36 m
Largura 1,823 m
Altura 1,469 m
Entre-eixos 2,648 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 316 l
Peso em ordem de marcha 1.310 kg 1.399 kg

Desempenho e consumo

Velocidade máxima 189 km/h 206 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s 9,2 s
Consumo em cidade (gas./álc.) 10,8/7,5 km/l 9,7/6,7 km/l
Consumo em rodovia (gas./álc.) 13,6/9,3 km/l 13,0/9,2 km/l
Dados do fabricante

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoFocusFocus SEFocus SE PlusFocus TitaniumFocus Titanium PlusFord

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025
Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

Porte, desempenho e imponência superiores fizeram um duradouro sucesso: conheça a história no vídeo

27/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp