Cedo ou tarde, Ford Focus renova-se e evolui para 2016

Ford Focus Titanium Plus 2016

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus Titanium Plus 2016

 
O Titanium vem com tela de 8 pol, navegador e comandos de voz, mas a estrela é sua variação Plus, que traz assistente de estacionamento aprimorado e sistema de frenagem automática a até 50 km/h

 

Segundo a fábrica, o dispositivo evita a colisão traseira a até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto a até 50 km/h, pois pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, os aciona de forma automática (pode ser desativado se o condutor preferir). A empresa afirma que colisões até 50 km/h representam 75% dos acidentes de trânsito, mas ressalva que a detecção depende de elementos reflexivos dos veículos, pelo que pode não apontar pedestres, animais, ciclistas e motociclistas, assim como paredes e portões. Apesar de ser um recurso útil e que se tem tornado comum no mercado europeu, seria interessante se houvesse também a função de controlador da distância à frente, como no Fusion.

 

Se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício

 

Na parte mecânica, embora os motores e câmbios tenham sido mantidos, o Focus recebeu reforços estruturais para maior rigidez da carroceria, recalibração da direção e pequenas mudanças na suspensão (nova geometria na dianteira, buchas com composto de borracha mais rígido e reforço na longarina da torre dos amortecedores traseiros). O controle eletrônico de estabilidade, agora de série em toda a linha, passa a contar com duas novas funções.

Uma é o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que monitora três variáveis (velocidade do carro, posição do volante e velocidade em que o volante é girado) e atua quando os dados apontam risco de derrapagem, ou seja, não é preciso que ela aconteça de fato como nos sistemas mais comuns. A outra função é o controle de torque em curvas (TVC), que aplica os freios para melhor distribuição de torque entre as rodas dianteiras, o que tende a evitar patinação do pneu interno e aumentar a estabilidade.

 

Ford Focus Titanium Plus 2016

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus SE 2016

 
Motores e câmbios não mudam, mas a Ford aprimorou suspensão, direção e controle de estabilidade; o SE Plus 1,6 agrada pelo desempenho correto e a ótima operação do câmbio manual, agora o único da versão

 

Ao volante

No lançamento do Focus 2016 à imprensa, na região de Fortaleza, CE, tivemos acesso às versões SE Plus de 1,6 e 2,0 litros. Saímos primeiro com o mais potente. Logo se percebem o bom trabalho na direção, que ficou bastante progressiva conforme a velocidade, e o isolamento acústico eficiente, mesmo com alguma vibração no piso por volta de 4.500 rpm.

 

 

Com o câmbio em modo automático na posição D as trocas de marcha costumam ocorrer a baixa rotação, mas em S o motor é levado até 6.500 rpm e o desempenho se torna bastante convincente. Pode também ser operado pelos comandos que acompanham o volante, bem mais práticos que o sistema anterior de botão. A 120 km/h em sexta marcha o conta-giros revela 2.700 rpm, ritmo suave e favorável à economia. Para um modelo voltado ao público jovem, muitas vezes sem filhos, o espaço no banco traseiro parece suficiente, mas ao levar adultos pode faltar espaço para os joelhos.

Como ensina o ditado, “a virtude está no meio”. De fato, se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício. Sem opção automatizada, oferece uma embreagem muito macia e câmbio de engates precisos e fáceis. Seria interessante oferecer tal conjunto com o motor de 2,0 litros, que está vinculado ao Powershift.

 

Ford Focus Titanium Plus 2016
Ford Focus Titanium 2016

 
Com mais equipamentos de série e boas evoluções, o Focus quer se manter líder entre os hatches médios; donos de modelos 2015, que ficaram desatualizados tão cedo, terão desconto de 15% na compra do novo

 

O bem desenvolvido trabalho de distribuição de torque concede mais de 80% do valor máximo a apenas 1.500 rpm, o que economiza trocas de marcha e permite desempenho bem razoável ao hatch, apesar dos expressivos 1.310 kg de peso. Acelerando a fundo a partir de 2.000 rpm percebe-se um crescimento vigoroso até o limite de 6.800 giros. A 120 km/h em quinta o conta-giros indica regime mais alto que na outra versão, 3.300 rpm, mas ele se mantém silencioso e com baixo nível de vibração.

Com o padrão de conforto e esportividade que marcam a história do Focus, as novas versões chegam às concessionárias no começo de agosto, o que pode ser tarde para os que as aguardavam desde março do ano passado, mas cedo para quem ainda curtia o cheiro de novo de seu Focus com o desenho antigo. Ao menos os donos do modelo 2015 terão uma compensação: 15% de desconto na compra do 2016, não vinculado à venda do modelo anterior.

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Ficha técnica

SE 1,6

Titanium 2,0

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 81,4 mm 87,5 x 83,1 mm
Cilindrada 1.596 cm³ 1.999 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta
Potência máxima (gas./álc.) 131/135 cv a 6.500 rpm 175/178 cv a 6.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,2 m.kgf a 3.000 rpm/ 16,7 m.kgf a 5.250 rpm 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual / 5 automatizado de dupla embreagem / 6
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal

Rodas

Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17

Dimensões

Comprimento 4,36 m
Largura 1,823 m
Altura 1,469 m
Entre-eixos 2,648 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 316 l
Peso em ordem de marcha 1.310 kg 1.399 kg

Desempenho e consumo

Velocidade máxima 189 km/h 206 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s 9,2 s
Consumo em cidade (gas./álc.) 10,8/7,5 km/l 9,7/6,7 km/l
Consumo em rodovia (gas./álc.) 13,6/9,3 km/l 13,0/9,2 km/l
Dados do fabricante

 

 

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