Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Com 167 cv, Fiat 500 Abarth promete grande diversão

05/12/2014
in Avaliação, Fiat

Fiat 500 Abarth

 

Fiat 500 Abarth
Fiat 500 Abarth
 
Com 167 cv e 23 m.kgf no motor turbo de 1,4 litro com sistema Multiair, o Abarth
acelera à frente de Fusca e DS3 e emite um ronco encorpado pelo escapamento

 

Ao volante

O autódromo de Goiânia, GO, foi escolhido pela Fiat para apresentar o 500 Abarth à imprensa. A primeira sensação ao entrar é bastante esportiva, tanto pela caracterização visual quanto pelo banco ao estilo concha, mas a boa definição de espuma faz esperar conforto adequado no dia a dia. Embora o volante tenha ótima pega — qualidade frequente nos carros da marca —, uma crítica vai à falta de ajuste em distância: a impossibilidade de trazê-lo mais perto pode fazer o motorista sentar-se mais alto e ereto do que gostaria, como foi nosso caso.

 

Quando os “homenzinhos verdes” entram na
brincadeira o 500 desliza os pneus,
mesmo assim com atitude neutra nas curvas

 

Saímos para a pista com o controle de estabilidade em modo normal, conforme orientação do instrutor ao lado. O 500 arranca com agilidade, sem demonstrar retardo na atuação do turbo (turbo lag), e sobe de giros com vontade enquanto revela um funcionamento isento de vibrações. O fornecimento de potência é suave, progressivo, e não se precisa recorrer a altas rotações para obter desempenho convincente, um atributo sempre apreciado nos motores turbo de hoje.

 

Fiat 500 Abarth
Fiat 500 Abarth
 
O manômetro de turbo vem aplicado à coluna de direção, como se fosse acessório
pós-venda; o câmbio de cinco marchas poderia ter engates mais rápidos

 

Embora a amplidão de um autódromo prejudique a referência de velocidade, nota-se que o Abarth acelera muito bem. O motor produz um ronco encorpado, agradável, mas pouco presente no interior com os vidros fechados. O escalonamento do câmbio de cinco marchas mostrou-se adequado para as características do motor: o bom torque em baixa torna dispensável uma sexta, o que se confirma pelo moderado regime (calculado) a 120 km/h em quinta, 3.200 rpm. Apesar de precisa e da boa posição da alavanca perto do volante, a caixa poderia ter engates mais curtos.

 


Auto Livraria

 

Nas curvas mais rápidas, o Cinquecento demonstra grande solidez de estrutura e um comportamento praticamente neutro: o controle eletrônico age de modo a produzir subesterço leve. Contudo, o programa normal de uso desperdiça seu potencial em um local como esse, com ampla área de escape: as intervenções “matam” o motor com frequência nas saídas de curva. A solução é apertar o botão ESC até ler a palavra off, que na verdade indica o uso do programa mais permissivo.

Assim o Abarth fica outro: os “homenzinhos verdes” entram na brincadeira e param de atrapalhar a diversão, deixando os pneus deslizarem um pouco nas curvas e ao acelerar forte em suas saídas. Mesmo assim, a atitude próxima de neutra e a traseira que não causa surpresa ao cortar o acelerador mostram um carro seguro, incapaz de colocar em problemas um motorista que saiba o que faz. Fica sem julgamento o conforto de rodagem aqui fora, no mundo real, o que deixamos para a avaliação completa.

 

Fiat 500 Abarth

 

Fiat 500 Abarth
Fiat 500 Abarth
 
Avaliado no autódromo de Goiânia, GO, o novo Cinquecento mostrou atitude
neutra e ótima aceleração; a essas três cores a Fiat acrescenta um cinza

 

O 500 Abarth será vendido com um bom conteúdo de série, que inclui ainda sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), ar-condicionado automático e as conveniências mais comuns. Entre os opcionais estão teto solar com controle elétrico e sistema de áudio Beats. Não estão previstos câmbio automático de seis marchas ou rodas de 17 pol, disponíveis na origem.

Embora o preço previsto supere a expectativa de muitos — por que custar o mesmo que um concorrente que paga 35% a mais de imposto? —, o novo esportivo da Fiat promete compensar a longa espera por seu lançamento nacional. E que sirva de incentivo para outras marcas que oferecem atraentes opções nos mercados externos, mas continuam a deixar os brasileiros desejando-as de bem longe.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 72 x 84 mm
Cilindrada 1.368 cm³
Taxa de compressão 9,8:1
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 167 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 23,0 m.kgf de 2.500 a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal

Rodas

Dimensões 6,5 x 16 pol
Pneus 195/45 R 16

Dimensões

Comprimento 3,667 m
Largura 1,627 m
Altura 1,49 m
Entre-eixos 2,30 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 40 l
Compartimento de bagagem 185 l
Peso em ordem de marcha 1.164 kg

Desempenho e consumo

Velocidade máxima 214 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 500 AbarthavaliaçãoesportivoFiatFiat 500turbo

Related Posts

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025
Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas
Auto Livraria - Fiat

Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas

11/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp