Ecosport: mostradores simples, tela de áudio pequena, comandos por voz, ajuste de apoio lombar, todos os vidros com função um-toque e comando a distância, porta-óculos
Cabe correção a alguns itens pela Peugeot: a alavanca incomum do freio de estacionamento é muito pesada e pouco ergonômica (por que inventar moda para pior?), os difusores de ar centrais ficam baixos (culpa da prioridade à tela de áudio), ainda é preciso usar chave para a tampa do tanque de combustível, a parte traseira da cabine fica às escuras (o rival tem luz no centro) e o comando de controlador e limitador de velocidade, escondido atrás do volante, torna difícil saber como operar seus vários botões. No Ford os difusores dificultam direcionar o ar frio para fora dos ocupantes. Nos dois faltam alças de teto na frente (também atrás no Eco) e difusores de ar para o banco traseiro.
Em termos de espaço, ambos apresentam limitações: são estreitos demais para três adultos atrás e apenas razoáveis em acomodação das pernas. O Ecosport acomoda melhor esses ocupantes quanto à altura útil (prejudicada no 2008 pela reserva de espaço para recolher o forro do teto) e à forma do banco, que no adversário usa assento muito curto. No caso de passageiros de pequeno porte, o central encontra conforto aceitável nos dois.
2008: grafia congestionada, teto envidraçado (com forro melhorável), tela ampla e tátil com navegador, limitador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos
Há empate técnico na capacidade de bagagem, de 362 litros no Ford e 355 no Peugeot. A favor do primeiro estão o banco traseiro todo bipartido 60:40 (no rival, apenas o encosto), o estepe integral com roda de alumínio e sua montagem externa, que traz facilidade de acesso mesmo com o compartimento carregado — no 2008 precisa-se remover eventual bagagem para chegar ao pneu, que é de medida diversa dos outros. Ainda, neste último a cobertura divisória não se ergue ao abrir a tampa.
Por outro lado, mesmo que um tanto pesada de erguer (agravado pela posição do suporte de placa, único ponto possível para se segurar), a quinta porta do Peugeot é mais prática de usar. No Ford a tampa articulada na lateral, em desuso por quase todo utilitário esporte, requer muito espaço atrás do carro para ser aberta e a mola a gás não permite parar a abertura em ponto parcial, um erro herdado da primeira geração.
Mesma capacidade de bagagem, acesso mais prático no Peugeot, estepe à mão no Ford
Equipamentos de série e opcionais
Ecosport | 2008 | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/ND | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S (1) |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | ND/S | S/ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | S |
Navegador por GPS | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | S/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | S/S (2) |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; (1) couro parcial nos bancos; (2) teto envidraçado fixo com controle elétrico do forro |
Próxima parte |