São carros de desempenho regular no asfalto, mas se prestam também ao uso na terra
Desempenho e consumo
O Ecosport tem mais potência e duas marchas adicionais, e o 2008, menos peso e um pouco mais de torque: como isso se traduz em termos de desempenho e economia de combustível?
Nossas medições apontaram melhores acelerações para o Ford por pequena margem, como 0 a 100 km/h em 12 segundos ante 13,1 s do rival. São marcas modestas, típicas de carros sem pretensões esportivas e que fazem esperar certa lentidão em condições severas, como subidas com carro carregado e ar-condicionado ligado (não usamos o aparelho nas provas). Embora a transmissão de seis marchas favoreça o Ecosport nesse quesito, ambos estão adequados quanto aos pontos de trocas automáticas em modo manual, entre 6.500 e 6.700 rpm nesse modelo e de 5.800 a 6.200 rpm no 2008, de acordo com a marcha: há alguma reserva de rotações acima daquela da potência máxima, que é de 6.500 e 5.800 rpm, na ordem.
Em retomadas deu Ford na prova iniciada a 80 km/h, mas o Peugeot venceu nas que começam a 60 km/h. Tudo indica que as relações de marcha do modelo da francesa, associadas a sua curva de torque, estavam mais favoráveis para ganhar velocidade nessa faixa, enquanto as do rival o beneficiaram quando partiu de velocidade mais alta.
Não ficou dúvida sobre a vantagem do Ecosport em economia: nos três percursos de medição ele rodou de 11% a 19% mais que o 2008 com o mesmo litro de álcool. Além de diferenças entre os motores, pode-se atribuir parte do ganho à transmissão automatizada, que impõe menos perdas de energia que a automática tradicional (e de apenas quatro marchas) do concorrente. Com isso, sua autonomia é superior mesmo com o tanque de menor capacidade.
Ecosport | 2008 | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 12,0 s | 13,1 s |
0 a 120 km/h | 17,1 s | 18,0 s |
0 a 400 m | 18,3 s | 19,7 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 8,2 s | 7,9 s |
60 a 120 km/h* | 14,4 s | 13,6 s |
80 a 120 km/h* | 10,2 s | 11,8 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 10,4 km/l | 9,3 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 5,7 km/l | 4,8 km/l |
Trajeto em rodovia | 9,9 km/l | 8,9 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 487 km | 460 km |
Trajeto exigente em cidade | 267 km | 238 km |
Trajeto em rodovia | 463 km | 441 km |
Testes efetuados com álcool; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Ecosport | 2008 | |
Velocidade máxima | ND | 171/177 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,8 s | 13,2/11,9 s |
Consumo em cidade | 10,2/7,2 km/l | 9,4/6,8 km/l |
Consumo em rodovia | 12,1/8,3 km/l | 11,0/7,9 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |
As plataformas e os motores são compartilhados com outros modelos de cada marca
Comentário técnico
• São motores de concepção ainda atual, com algumas vantagens para o Sigma do Ecosport: usa bloco de alumínio (menor peso e maior dissipação de calor que o de ferro fundido, caso da unidade EC5 que equipa o 2008) e variação de tempo de abertura também das válvulas de escapamento (no adversário, apenas as de admissão), este um recurso adotado na linha 2016 do Ford e responsável por seu aumento de potência. Os dois têm correia dentada para levar movimento ao comando de válvulas e sistema de preaquecimento de álcool para partida a frio.
• As duas marchas a mais trazem benefícios ao Ecosport, como menor rotação na última marcha (menos giros favorecem a economia) e menor intervalo entre as relações, o que beneficia as acelerações. São por esses fatores que caixas com seis ou mais marchas têm-se tornado frequentes, enquanto as de quatro marchas resistem em poucos modelos, em geral em mercados menos desenvolvidos.
• Ambos os modelos baseiam-se em plataformas versáteis, que atendem tanto a hatches pequenos (Ka, Fiesta e 208) quanto a estes utilitários esporte e, no caso da linha Ford, também aos sedãs Ka+ e Fiesta e à minivan B-Max vendida em outros mercados. A distância entre eixos do Ecosport é maior que a de Ka e Fiesta em 3 cm, enquanto o 2008 preserva a do 208. Para o modelo nacional a Peugeot elevou a altura de rodagem em 1 cm.
Ficha técnica
Ecosport | 2008 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 79 x 81,4 mm | 78,5 x 82 mm |
Cilindrada | 1.596 cm³ | 1.587 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 126/131 cv a 6.500 rpm | 115 cv a 6.000 rpm/122 cv a 5.800 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,4 m.kgf a 4.250 rpm/16,1 m.kgf a 5.000 rpm | 15,5/16,4 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | ||
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 | automática, 4 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,92 / 7 km/h | ND |
2ª. | 2,43 / 11 km/h | ND |
3ª. | 1,44 / 17 km/h | ND |
4ª. | 1,02 / 24 km/h | ND |
5ª. | 0,87 / 31 km/h | NA |
6ª. | 0,70 / 38 km/h | NA |
Relação de diferencial | 4,58 e 5,12* | ND |
Regime a 120 km/h | 3.100 rpm (6ª.) | ND |
Regime à vel. máx. informada | ND | |
Tração | dianteira | |
* a segunda relação aplica-se apenas a 3ª. e 4ª. marchas | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (283 mm ø) |
Traseiros | a tambor (ø ND) | a disco (249 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | ND | 10,4 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 16 pol | |
Pneus | 205/60 R 16 | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,241 m | 4,159 m |
Largura | 1,765 m | 1,739 m |
Altura | 1,696 m | 1,583 m |
Entre-eixos | 2,521 m | 2,542 m |
Bitola dianteira | ND | |
Bitola traseira | ND | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,35 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 55 l |
Compartimento de bagagem | 362 l | 355 l |
Peso em ordem de marcha | 1.274 kg | 1.236 kg |
Peso-potência (gas./álc.) | 10,1/9,7 kg/cv | 10,7/10,1 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2016 | |
Pneus | Pirelli Scorpion ATR | Goodyear Efficient Grip SUV |
Quilometragem inicial | 1.000 km | 11.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |
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