
Turbo e injeção direta de um lado, sistema híbrido de outro: qual o melhor em economia, desempenho e custo-benefício?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Eficiência, hoje, é a palavra-chave na indústria de automóveis. Todos a perseguem, seja para atender aos anseios do consumidor — por economia ou consciência ambiental —, seja porque as normas de emissões de CO2 e de consumo estão mais severas dos dois lados do Oceano Atlântico.
Nem todo fabricante, porém, segue a mesma fórmula para obter um carro eficiente. Bom exemplo está nas versões de topo dos arquirrivais Honda Civic e Toyota Corolla: enquanto o primeiro recorre a turbocompressor e injeção direta, o outro inova com o primeiro sistema híbrido do mundo associado a motor flexível em combustível.
O Corolla ficou mais arrojado na nova geração, mas não o bastante para contrariar o público mais tradicional — risco que a Honda decidiu correr com o adversário
Já sabemos o que você pensou: o Corolla concorrente mais direto do Civic Touring, em potência, é o Altis com motor de 2,0 litros. No entanto, essa versão está ausente da frota de testes da Toyota (leia avaliação do XEI). Por isso, ao receber o Altis Hybrid, decidimos que o confronto ao Honda seria a oportunidade de analisar qual solução de eficiência obtém os melhores resultados — e, por extensão, qual o melhor entre esses sedãs médios que competem nos quatro cantos do mundo.
Estilo
Os desenhos externos refletem a diferença de perfil entre os carros: o Civic busca ousadia e esportividade, mesmo que possa desagradar a parte do público, enquanto o Corolla faz questão de não ofender seu cliente mais tradicional, ainda que se tenha modernizado nessa geração. É um detalhe, mas lamentamos as novas rodas do Touring, de aspecto bem mais simples que as anteriores.
Interior também mais ousado no Civic e com acabamento muito bom em ambos; no Corolla Hybrid os instrumentos digitais não incluem conta-giros
Acabamento e conveniência
O interior do Civic também tem formas mais ousadas, embora o do Corolla tenha evoluído. Ambos usam materiais plásticos de bom aspecto, apesar de rígidos, e couro nos bancos. O Honda agora oferece tom cinza, enquanto o Toyota combina marrom e marfim com ótimo efeito visual — como o tom claro fica em regiões sem contato com a calça, está menos propenso a manchas, mas também não contribui para amenizar o desconforto do calor tropical.
O Civic ganhou carregador de celular por indução e monitor de pressão dos pneus; o Corolla responde com assistentes de faixa e faróis e controlador de distância
Conveniências em comum incluem ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira de manobras, chave presencial, limpador de para-brisa automático, para-brisa degradê, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico. O espaço para objetos é mediano. O Honda tem a mais câmera no retrovisor direito (Lane Watch) com ótima visualização das faixas daquele lado, carregador de celular por indução (novidade em 2020), comando a distância para abrir e fechar vidros e teto, difusor de ar para o banco traseiro, freio de estacionamento com controle elétrico e retenção automática nas paradas, monitor de pressão dos pneus e sensores de estacionamento à frente e atrás.
O Toyota responde com assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa da via, controlador de distância ao tráfego adiante e seletor de modos de condução (Normal, Eco e Power, além do EV para uso apenas elétrico). Além disso, adota mais comandos de girar para funções de áudio e ar-condicionado, o que facilita o uso. As centrais de áudio têm ampla tela (8 polegadas no Corolla, 7 no Civic), integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e duas tomadas USB. A do Civic traz navegador integrado.
Civic: tela de 7 pol com navegador, monitor de pneus, carregador de celular sem fio, câmera no retrovisor direito, difusores para o banco traseiro, freio de mão elétrico
Corolla: tela de 8 pol com mostrador de energia, controlador de distância, assistentes de faixa e de faróis, seletor de modos de condução, dois tons no acabamento
Posto do motorista
À parte a posição mais baixa e esportiva no Civic, encontra-se bom conforto nos dois carros, com volante ajustável em altura e distância, banco bem definido e dotado de ajuste elétrico, que só no Honda inclui o apoio lombar e sua altura. No Corolla Hybrid os instrumentos usam tela digital, de melhor aspecto que nas demais versões, com poucas configurações. Há um interessante mostrador de fluxo de energia, mas falta conta-giros. O Touring fornece mais informações, incluindo pressão de turbo.
Ambos trazem ótimos faróis com leds para ambos os fachos, luzes diurnas do mesmo tipo, faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. E têm boa visibilidade, com restrição mediana pelas colunas dianteiras. A favor do Corolla estão ajuste elétrico do facho dos faróis e luz traseira de neblina. Os retrovisores externos do Civic poderiam ser melhores.
Ambos são espaçosos atrás, sobretudo para pernas, e oferecem ajustes elétricos do banco do motorista, que no Civic incluem apoio lombar
Espaço interno
As acomodações aos passageiros são bem parecidas nos dois: quatro adultos viajam bem, com ótimo espaço para as pernas atrás, mas apenas regular para a cabeça; um ocupante central sofre com o encosto e desloca os colegas para posições menos cômodas. Embora o perfil de teto do novo Corolla tenha prejudicado o acesso, exigindo mais atenção para não bater a cabeça, a situação do Civic é bem mais crítica.
Porta-malas
O Honda oferece excelente capacidade de bagagem de 519 litros, ante os bons 470 litros do Toyota, que tem o mérito de não perder espaço nessa versão híbrida. Os dois têm banco traseiro com encosto bipartido 60:40. Os estepes são de uso restrito: temporário (fino) no Honda e com pneu diferente dos outros no Toyota.
Preços
Civic | Corolla | |
Sem opcionais | R$ 136.700 | R$ 128.990 |
Como avaliado | R$ 136.700 | R$ 134.990 |
Completo | R$ 138.200 | R$ 136.940 |
Preços sugeridos em 4/2/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Civic Touring – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina; câmera no retrovisor direito, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e navegador; chave presencial para acesso e partida, comandos de trocas manuais no volante, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, fixação Isofix para cadeiras infantis, limpador de para-brisa automático, monitor de pressão dos pneus, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento à frente e atrás, teto solar com controle elétrico, vetorização de torque, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• Corolla Altis Hybrid – Ar-condicionado automático, assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds com regulagem da altura, faróis e luz traseira de neblina, monitor frontal com frenagem automática, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, teto solar com controle elétrico, volante ajustável em altura e distância. Pacote opcional – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado de duas zonas, limpador de para-brisa automático, retrovisores com rebatimento elétrico, teto solar com controle elétrico.
• Garantia – 3 anos (Civic); 5 anos para o carro e 8 anos para bateria e sistema híbrido (Corolla) sem limite de quilometragem.
Combinação de motor 1,8 a dois elétricos deixa o Toyota muito econômico em cidade, mas em desempenho e prazer ao dirigir a vantagem do Honda é evidente
Motor e desempenho
Nesse item há um grande contraste entre eles. O motor de 1,5 litro do Civic usa turbo e injeção direta para obter grande vantagem em potência: 173 cv contra estimados 130 — a Toyota omite esse valor, que não é a simples soma dos índices dos motores. No Corolla, a unidade aspirada de 1,8 litro opera em ciclo Atkinson para maior eficiência e está combinada a dois motores elétricos, em sistema que decide por si só quais motores acionar em cada condição.
Em desempenho ou prazer de dirigir, não resta dúvida: leve o Civic. Primeiro porque ele acelera e retoma velocidade muito mais rápido, como de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos contra 11,2 s e de 80 a 120 km/h em 5,7 s ante 8,8 s. Segundo porque seu motor tem operação muito suave e respostas prontas, com mínimo retardo de ação do turbo, sendo um dos melhores entre os sedãs médios. O do Corolla mostra-se um tanto áspero e seu desempenho só convence em baixa velocidade. A seu favor está o período em que apenas os motores elétricos movem o carro, com boas respostas e baixíssimo nível de ruído.
Transmissões CVT nos dois, com simulação de marchas e comandos no volante apenas no Civic; ele oferece também 50 litros a mais de espaço para bagagem
Ambos usam transmissões de variação contínua (CVT), mas a do Honda simula sete marchas sempre que se acelera a fundo — mais agradável aos ouvidos, embora menos eficiente —, além de oferecer programa esportivo e comandos no volante para seleção manual. A do Toyota opera apenas como típica CVT, mantendo a rotação enquanto a velocidade sobe. Para obter maior retenção em descidas (freio-motor), oferece a posição B em que aumenta a regeneração de energia.
Consumo
Chegamos à grande questão: qual roda mais com um litro de gasolina em cada condição? Nos trajetos urbanos a vantagem do Corolla é inegável, pois nessa condição o motor a combustão passa boa parte do tempo desligado e existe maior regeneração de energia: 22,2 km/l no trajeto leve é a melhor marca de nossa história de testes. O Civic, porém, chamou atenção com os 15,7 km/l, compatíveis com carros pequenos da faixa de 1,4 litro. Em rodovia, os motores elétricos do Toyota não ajudam tanto e sua marca (13,3 km/l) acabou atrás da do Honda por leve margem (13,5 km/l).
Faróis de leds equipam essas versões; o Corolla melhorou em estabilidade, agora similar à do Civic, mas este agrada mais em absorção de impactos e asperezas
Comportamento dinâmico
Por tradição o Civic sempre teve maior ênfase na estabilidade, e o Corolla, no conforto. Nas atuais gerações, porém, o quadro está diferente. Primeiro porque o Honda evoluiu muito em absorção de irregularidades e asperezas, hoje melhor que no rival. O Toyota agora filtra melhor as oscilações do piso (que o antigo transmitia em excesso), mas os pneus são um tanto ásperos em asfalto imperfeito e os amortecedores traseiros poderiam ser mais suaves em lombadas.
No consumo urbano a vantagem do Corolla é inegável, pois o motor a combustão passa boa parte do tempo desligado, mas em rodovia ele acabou atrás do Civic
Segundo, porque o novo Corolla ganhou uma atitude esportiva: ao lado do Civic, talvez seja o sedã atual mais fácil de provocar a traseira para fechar o raio da curva, antes que o controle eletrônico de estabilidade intervenha, algo inesperado por seu perfil mais tradicional. Nos dois, o melhor a fazer ao entrar muito rápido em curva é manter alguma aceleração, pois cortá-la faz a traseira sair decidida. Os dois usam suspensão traseira multibraço e estão em alto nível de estabilidade, embora a aderência dos pneus pudesse ser maior no Toyota.
Ambos oferecem calibração ideal da assistência de direção e freios potentes e bem moduláveis. O sistema duplo do Hybrid (apenas a regeneração atua em uso leve; as pastilhas, só em aplicação mais intensa) em nada afeta a suavidade de frenagem, resultado da grande experiência da marca em modelos híbridos.
A opção pelo híbrido justifica-se no uso urbano, mas em rodovia o Civic consome o mesmo, oferece desempenho bem melhor e não tem a aspereza do motor do Corolla
Segurança passiva
Ambos estão bem servidos em proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. O Corolla traz ainda bolsa para os joelhos do motorista.
Custo-benefício
O Corolla Hybrid básico custa R$ 7,7 mil a menos que o Civic Touring, mas a adição do pacote opcional no carro avaliado equilibrava bastante as coisas, reduzindo sua vantagem a R$ 1,7 mil. Ele oferece de série mais assistências que são úteis à segurança, enquanto o Honda vence em itens de conveniência, mesmo diante do rival com opcionais. O que realmente os diferencia é a mecânica.
Quem busca o máximo de eficiência — tema do comparativo, lembre-se — terá no Hybrid um carro muito econômico em cidade, onde justifica a sofisticação técnica do sistema que ele introduz na produção nacional. Contudo, abrirá mão de grande parte do desempenho e do prazer de dirigir que o Touring oferece. E, se o uso predominante for em rodovia, o motorista do Civic ainda pode obter consumo equivalente, acelerar o delicioso motor turbo e deixar para trás o condutor do Corolla com a pergunta: “Híbrido para quê?”.
Mais Avaliações
Nossas notas
Civic | Corolla | |
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 5 | 4 |
Motor e desempenho | 5 | 3 |
Consumo | 4 | 5 |
Comportamento dinâmico | 5 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 4 |
Média | 4,4 | 4,1 |
Posição | 1º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Civic | Corolla | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 7,6 s | 11,2 s |
0 a 120 km/h | 10,6 s | 16,1 s |
0 a 400 m | 15,5 s | 17,8 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h | 4,6 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h | 7,5 s | 12,7 s |
80 a 120 km/h | 5,7 s | 8,8 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,7 km/l | 22,2 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,0 km/l | 12,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,5 km/l | 13,3 km/l |
Testes com gasolina; retomadas com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Civic | Corolla | ||
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 73 x 89,5 mm | 80,5 x 88,3 mm | |
Cilindrada | 1.498 cm³ | 1.798 cm³ | |
Taxa de compressão | 10,6:1 | 13:1 | |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima | 173 cv a 5.500 rpm | 98/101 cv a 5.200 rpm* | |
Torque máximo | 22,4 m.kgf de 1.700 a 5.500 rpm | 14,5 m.kgf a 3.600 rpm | |
Potência dos motores elétricos | – | 72 cv | |
Torque dos motores elétricos | – | 16,6 m.kgf | |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | automática de variação contínua | |
Tração | dianteira | dianteira | |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | elétrica | |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 7 x 17 pol | 17 pol | |
Pneus | 215/50 R 17 | 225/45 R 17 | |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,637 m | 4,63 m | |
Largura | 1,798 m | 1,78 m | |
Altura | 1,433 m | 1,455 m | |
Entre-eixos | 2,70 m | 2,70 m | |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 56 l | 43 l | |
Compartimento de bagagem | 519 l | 470 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.326 kg | 1.440 kg | |
Desempenho e consumo | |||
Velocidade máxima | ND | ND | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | ND | |
Consumo em cidade | 12,0 km/l | 16,3/10,9 km/l* | |
Consumo em rodovia | 14,6 km/l | 14,5/9,9 km/l* | |
Dados dos fabricantes; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |