A Frontier cativa pelo rodar confortável, e a Ranger, pela sensação de estabilidade e controle; a Hilux transmite menos segurança e ainda tem a traseira mais dura
Comportamento dinâmico
Picapes com capacidade para mais de uma tonelada como essas impõem um acerto difícil de suspensão traseira, que tende a ser firme demais com o veículo vazio de modo a lidar com a carga máxima admitida. Nesse quesito, o sistema com molas helicoidais da Frontier sobressai em conforto, seguido por S10 e Ranger (equilibradas) e com a Hilux claramente em último. A Ford retrabalhou seu modelo para 2020 e conseguiu bom progresso, com destaque para a absorção de irregularidades menores. Nela e na Nissan, porém, os amortecedores dianteiros macios deixam a frente balançar mais em lombadas.
A estabilidade das quatro mostrou-se adequada à proposta, além de terem o importante controle eletrônico. Em curvas mais rápidas a Ranger revela subesterço acentuado, com os pneus dianteiros apoiando-se nos ombros, mas após essa acomodação está “na mão” e parece a mais estável das quatro, enquanto a Hilux transmite menor segurança. Das direções, apenas Chevrolet e Ford usam assistência elétrica, mais eficiente para o consumo. Não gostamos do volante pesado da Toyota no modo de condução Power. Os freios de todas estão bem dimensionados, mas exigem mais esforço na Nissan (para frear forte) e na Chevrolet.
A Nissan tem faróis de leds em ambos os fachos (xenônio na Ford, só nos baixos, e halógenos nas outras); exclusiva da Ranger é a comutação automática
Segurança passiva
As quatro estão bem dotadas em proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas (o encosto central da S10, ausente da avaliada, foi adicionado na linha 2020) e fixação Isofix para cadeira infantil. Ranger e Hilux têm ainda bolsa para os joelhos do motorista.
A Ranger teve bom progresso com a suspensão retrabalhada, mas o sistema com molas helicoidais da Frontier sobressai em conforto, com a Hilux em último
Custo-benefício
O melhor conteúdo é o da Ranger, com recursos de assistência exclusivos como controlador de distância, frenagem autônoma, assistentes de faixa e de faróis, leitor de placas e monitor de atenção. Os itens de conveniências ora favorecem uma, ora outra, mas de modo geral ela se equivale à S10 e supera a Frontier (embora só esta tenha teto solar) e, sobretudo, a Hilux. Assim, com o segundo menor preço do grupo, a Ford fica muito bem na relação entre custo e conteúdo, ponto que ajuda a Toyota (a mais barata) e deixa a Chevrolet (a mais cara) em desvantagem.
Com preço intermediário, a Ranger oferece o maior conteúdo e um forte conjunto de qualidades, seguida pela Frontier; o preço mais alto do grupo depõe contra a S10
Quando se analisam os demais quesitos (veja notas abaixo), a Ranger continua forte, com a maior caçamba e segurança passiva das melhores. A S10 sobressai em desempenho (não tem maior nota por causa do nível de ruído e vibração), a Frontier em comportamento dinâmico e a Hilux, ao lado da Nissan, pelo menor consumo. Tudo considerado, Ranger e Frontier oferecem os conjuntos mais atraentes a um preço intermediário e saem do Desafio nas melhores posições.
Mais Avaliações
Nossas notas
| S10 | Ranger | Frontier | Hilux | |
| Estilo | 4 | 4 | 4 | 4 |
| Acabamento e conveniência | 4 | 5 | 4 | 3 |
| Posto do motorista | 3 | 4 | 4 | 3 |
| Espaço interno | 4 | 4 | 4 | 4 |
| Caçamba | 4 | 5 | 4 | 4 |
| Motor e desempenho | 4 | 4 | 4 | 3 |
| Consumo | 3 | 3 | 4 | 4 |
| Comportamento dinâmico | 4 | 4 | 5 | 3 |
| Segurança passiva | 4 | 5 | 4 | 5 |
| Custo-benefício | 3 | 4 | 4 | 4 |
| Média | 3,7 | 4,2 | 4,1 | 3,7 |
| Posição | 3º. | 1º. | 2º. | 3º. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | ||||
Ficha técnica
| S10 | Ranger | Frontier | Hilux | |
| Motor | ||||
| Posição | longitudinal | longitudinal | longitudinal | longitudinal |
| Cilindros | 4 em linha | 5 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4 | 4 | 4 | 4 |
| Diâmetro e curso | 94 x 100 mm | 89,9 x 100,8 mm | 85 x 101,3 mm | 92 x 103,6 mm |
| Cilindrada | 2.776 cm³ | 3.198 cm³ | 2.298 cm³ | 2.755 cm³ |
| Taxa de compressão | 16,5:1 | 15,6:1 | 15,4:1 | 15,1:1 |
| Alimentação | injeção direta, turbocompressor (2 na Frontier), resfriador de ar | |||
| Potência máxima | 200 cv a 3.600 rpm | 200 cv a 3.000 rpm | 190 cv a 3.750 rpm | 177 cv a 3.400 rpm |
| Torque máximo | 51,0 m.kgf a 2.000 rpm | 47,9 m.kgf de 1.750 a 2.500 rpm | 45,9 m.kgf a 2.500 rpm | 45,9 m.kgf de 1.600 a 2.400 rpm |
| Transmissão | ||||
| Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 | automática, 7 | automática, 6 |
| Tração | traseira, integral temporária | |||
| Freios | ||||
| Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
| Traseiros | a tambor | a tambor | a tambor | a tambor |
| Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim | sim |
| Direção | ||||
| Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
| Assistência | elétrica | elétrica | hidráulica | hidráulica |
| Suspensão | ||||
| Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | |||
| Traseira | eixo rígido, feixe de molas semielípticas (mola helicoidal na Frontier) | |||
| Rodas | ||||
| Dimensões | 7,5 x 18 pol | 8 x 18 pol | 18 pol | 18 pol |
| Pneus | 265/60 R 18 | 265/60 R 18 | 255/60 R 18 | 265/60 R 18 |
| Dimensões | ||||
| Comprimento | 5,408 m | 5,354 m | 5,264 m | 5,33 m |
| Largura | 1,874 m | 1,86 m | 1,85 m | 1,855 m |
| Altura | 1,847 m | 1,848 m | 1,86 m | 1,815 m |
| Entre-eixos | 3,096 m | 3,22 m | 3,15 m | 3,085 m |
| Capacidades e peso | ||||
| Tanque de combustível | 76 l | 80 l | 80 l | 80 l |
| Caçamba | 1.061 l | 1.180 l | 1.054 l | ND |
| Capacidade de carga | 1.049 kg | 1.002 kg | 1.000 kg | 1.000 kg |
| Peso em ordem de marcha | 2.101 kg | 2.261 kg | 2.115 kg | 2.090 kg |
| Desempenho e consumo | ||||
| Velocidade máxima | 180 km/h | ND | ND | ND |
| 0 a 100 km/h | 10,3 s | ND | ND | ND |
| Consumo em cidade | 8,6 km/l | 8,5 km/l | 9,2 km/l | 9,0 km/l |
| Consumo em rodovia | 11,2 km/l | 10,1 km/l | 10,5 km/l | 10,5 km/l |
| Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |























