Mais acertado quanto ao limite de rotação, o Hyundai compensou a menor potência para vencer o Ford em aceleração e retomada, sobretudo após 100 km/h
Desempenho e consumo
O Ecosport pesa menos e dispõe de mais potência e torque: isso lhe garante o melhor desempenho? Nem sempre, como mostraram as medições exclusivas do Best Cars, efetuadas com gasolina, e os gráficos preparados pelo consultor técnico Felipe Hoffmann, da FHB Performance.
Sua aceleração ficou muito próxima à do Creta até 80 km/h. Por padrão usamos arrancada com estol para obter os melhores tempos, mas no caso do Ford não houve vantagem: a fábrica optou por limitar o torque nessa condição, o que permite usar uma transmissão menos reforçada, mais leve e eficiente (o regime de estol do Hyundai, aliás, é dos mais baixos: 1.800 rpm, menos 400 que no concorrente). Contudo, não é essa a principal razão para a esperada vantagem do Eco não ter sido confirmada.
Como acontece com vários carros da Ford, os pontos de trocas automáticas de marcha são prematuros e, em alguns casos, não permitem ao motor alcançar sua potência máxima. O Titanium leva a primeira até 5.650 rpm, a segunda até 6.650 rpm (pouco acima do pico de 6.500) e a terceira até 6.400 rpm. Enquanto isso, os regimes de mudança do Creta (6.450, 6.300 e 6.500 rpm, na ordem) ficam todos acima do ponto de maior potência (6.200), como deve ser quando o objetivo é desempenho.
Além disso, a troca para quarta do Ford ocorre pouco antes de 120 km/h, o que amplia seu tempo de aceleração até essa velocidade. Enquanto de 0 a 100 ele perde por apenas 0,4 segundo, a vantagem do Hyundai passa para 1,2 s de 0 a 120. De qualquer forma, como mostra o gráfico acima, ambos produzem aceleração consistente e garantem o “pulo” inicial produzido pelo conversor de torque das caixas automáticas, algo que não existia no Eco anterior.
Na retomada de 80 a 120 km/h a vantagem inicial é do Ecosport (note a aceleração e a velocidade mais altas na maior parte do gráfico acima), que tem a terceira marcha mais curta. No entanto, isso o impede de atingir 120 em terceira: quando ele passa à quarta, o Creta segue a manobra com mais potência (percebida pela aceleração mais alta ao redor de 6 segundos) e então a conclui em 1 s a menos. Nas retomadas a partir de 60 km/h, vale a mesma observação da aceleração: o Ford demora mais a chegar a 120 por causa da troca adicional de marcha.
Onde o Ecosport venceu foi em consumo, com marcas pouco melhores (entre 0,4 e 0,5 km/l) em cada trajeto. No trajeto rodoviário, que inclui diversos aclives, ambos reduziram marchas com certa frequência — até a quarta no Creta, o que nos parecia desnecessário. Isso parece ter prejudicado seus consumos nessa condição, que foi mais alto que no trajeto leve em cidade. Com tanque maior, o Hyundai oferece maior autonomia em duas das condições.
Ecosport | Creta | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,3 s | 9,9 s |
0 a 120 km/h | 14,7 s | 13,5 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 16,9 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 6,2 s | 5,5 s |
60 a 120 km/h* | 10,5 s | 9,1 s |
80 a 120 km/h* | 8,4 s | 7,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 11,8 km/l | 11,4 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,1 km/l | 5,7 km/l |
Trajeto em rodovia | 10,7 km/l | 10,2 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 552 km | 564 km |
Trajeto exigente em cidade | 285 km | 282 km |
Trajeto em rodovia | 501 km | 505 km |
Testes com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Ecosport | Creta | |
Velocidade máxima | ND | 188 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 9,7 s |
Consumo em cidade | 8,8/6,1 km/l | 10,0/6,9 km/l |
Consumo em rodovia | 12,0/8,3 km/l | 11,4/8,2 km/l |
Dados do fabricante para gasolina/álcool; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |
Várias soluções técnicas são comuns entre eles, da corrente para acionar os comandos de válvulas ao eixo de torção na suspensão traseira
Ficha técnica
Ecosport | Creta | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 87,5 x 83,1 mm | 81 x 97 mm |
Cilindrada | 1.999 cm³ | 1.999 cm³ |
Taxa de compressão | 12,0:1 | 12,0:1 |
Alimentação | injeção direta | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 170/176 cv a 6.500 rpm | 156/166 cv a 6.200 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 20,6/22,5 m.kgf a 4.500 rpm | 19,1/20,5 m.kgf a 4.700 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 85,0/88,0 cv/l | 78,0/83,0 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,58 / 8 km/h | 4,40 / 8 km/h |
2ª. | 2,96 / 12 km/h | 2,73 / 13 km/h |
3ª. | 1,91 / 18 km/h | 1,83 / 20 km/h |
4ª. | 1,45 / 24 km/h | 1,39 / 26 km/h |
5ª. | 1,00 / 34 km/h | 1,00 / 36 km/h |
6ª. | 0,75 / 46 km/h | 0,77 / 47 km/h |
Relação de diferencial | 3,51 | 3,61 |
Regime a 120 km/h | 2.650 rpm (6ª.) | 2.550 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máx. informada | ND | 5.200 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Diâmetro de giro | ND | ND |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 6,5 x 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 W | 215/60 R 17 H |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,269 m | 4,27 m |
Largura | 1,765 m | 1,78 m |
Altura | 1,693 m | 1,635 m |
Entre-eixos | 2,519 m | 2,59 m |
Bitola dianteira | ND | ND |
Bitola traseira | ND | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,35 | ND |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 55 l |
Compartimento de bagagem | 362 l | 431 l |
Peso em ordem de marcha | 1.359 kg | 1.399 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 8,0/7,7 kg/cv | 9,0/8,4 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 5 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2018 | 2018 |
Pneus | Michelin Primacy 3 ST | Goodyear Efficient Grip SUV |
Quilometragem inicial | 1.500 km | 6.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |