CR-V: tela de 7 pol, câmera sob retrovisor direito, teto solar, conexão HDMI e quatro USB, espelho para acompanhar crianças, estepe integral
O XC40 responde com ajuste de apoio lombar também para o passageiro, ar-condicionado que ativa a recirculação ao detectar poluentes no ar externo, assistentes de facho dos faróis e para manter a faixa da via (com escolha entre alerta, intervenção no volante e ambos), carregador de celular por indução, capô sustentado por mola a gás, comando para a trava infantil das portas traseiras (tem a desvantagem de não bloquear só uma), luzes de cortesia no assoalho interno e no piso junto às portas, manual de instruções na tela central, mostrador de nível de óleo do motor, porta-luvas refrigerado, seleção de três perfis de motorista para guardar preferências, sistema de assistência Volvo On Call e retrovisores externos fotocrômicos (além do interno, comum ao CR-V) e que podem mostrar o meio-fio em marcha à ré.
Agrada ainda no Volvo o som abafado (“de freezer“) ao fechar as portas, que faz as do rival parecerem de plástico. O capô usa dois fechos, mais seguros contra abertura acidental e favoráveis aos vãos de carroceria, por manter a peça mais firme em alta velocidade. Existe monitor da distância à frente, com alerta e frenagem automática em velocidades urbanas, além da opção (ausente do carro avaliado) de controlador de distância.
Correção oportuna no CR-V seria ao conhecido bloqueio de controle elétrico de vidros: para impedir que crianças usem os botões traseiros, deixa o passageiro da frente com o vidro bloqueado e o motorista sem controle sobre as três janelas. No XC40 há a falta imperdoável de luz de cortesia na parte traseira, a tela central parece muito propensa a marcas de dedos e o sistema automático de parada/partida do motor — que atua muito mais do que gostaríamos — não tem botão de desativação, a qual requer uso de menus da central. Em ambos seria bom existir limitador de velocidade.
XC40: muitas funções na tela central de 9 pol, retrovisores externos também fotocrômicos (o esquerdo biconvexo), carregador de celular por indução
Os dois carros oferecem amplo espaço na frente e para cabeças e pernas no banco traseiro, sendo o CR-V superior no último aspecto. Ele é também mais largo, embora nenhum admita três adultos com conforto. No XC40, o assento traseiro muito baixo deixa as coxas mal apoiadas e o volumoso túnel do assoalho incomoda mais o passageiro central.
Os dois carros oferecem amplo espaço na frente e para cabeças e pernas no banco traseiro, este maior no CR-V, que também admite volume de bagagem superior
O compartimento de bagagem é maior no Honda, 522 litros ante 460 do rival. O banco traseiro é bipartido em ambos; o CR-V tem práticos comandos no porta-malas que promovem seu rebatimento sem se precisar mexer no banco. Outra comodidade do modelo é o acionamento elétrico da tampa traseira, comandado também por movimento do pé sob o para-choque — o que a Volvo só oferece na versão R-Design. Além do sensor habitual para evitar que a tampa se feche sobre alguém, há um sensor na guarnição que detecta até dedos infantis no caminho. Ainda, seu estepe tem tamanho integral e até roda de alumínio, boa vantagem sobre o temporário do XC40.
Memórias para o banco, monitor de atenção, saída de ar para banco traseiro, rebatimento de espelhos, retenção automática e navegador estão nos dois modelos
Próxima parte
Equipamentos de série e opcionais
CR-V | XC40 | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. | S/S/ND | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S |
Chave presencial para acesso/partida | S/S | S/S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds | ND/S | ND/S |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | S/S |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | S | S |
Navegador por GPS | S | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | S/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível |