Interior do Precision agrada pelo acabamento e oferece muitas conveniências; espaço para pernas atrás poderia ser maior; muito bom o porta-malas de 525 litros
Motores e comportamento, como no hatch
Os motores do Cronos repetem os do Argo. O de 1,35 litro tem bloco de alumínio (no 1,75 é de ferro fundido) e ambos usam variação de tempo de válvulas; o 1,75 traz ainda coletor de admissão com geometria variável. O primeiro fornece potência de 101/109 cv e torque de 13,7/14,2 m.kgf, e o outro, 135/139 cv e 18,8/19,3 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. Mais adiante deve ser lançado um motor turbo, provavelmente desenvolvido sobre o 1,35.
O motor de 1,35 litro satisfaz no desempenho em cidade, mas poderia melhorar em suavidade, e incomodam as mudanças hesitantes da caixa automatizada
Pelos dados oficiais conforme padrões do Inmetro, o Cronos automatizado é o carro mais econômico da categoria, tanto em cidade quanto em rodovia, com gasolina ou álcool (veja dados na ficha técnica abaixo). Além da eficiência do pequeno motor, contribui o tipo de transmissão: concorrentes como Prisma, Etios e Virtus usam caixa automática com conversor de torque, que consome mais energia. Por outro lado, a automatizada está sujeita a interrupções de potência durante as mudanças que a deixam menos suave.
O conjunto mecânico do sedã não traz novidades em relação ao hatch: mantém a suspensão traseira por eixo de torção, os freios a disco apenas na frente e a assistência elétrica de direção. Apenas a suspensão foi recalibrada para a nova distribuição de peso e a bitola traseira teve ampliação. Controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de saída em rampa são de série, salvo no 1,35 manual.
Motor de 1,35 litro e até 109 cv (em cima) oferece caixa automatizada com operação por botões; no de 1,75 litro e até 139 cv, opção é por automática de seis marchas
O Best Cars dirigiu o Cronos nas versões Drive com ambas as transmissões e Precision automática, por cerca de 20 quilômetros cada, em uso urbano no Rio de Janeiro, RJ. O motor de 1,35 litro, que deve responder pela maior parte das vendas, satisfaz no desempenho em cidade — favorecido, no caso do Rio, pela maior pressão atmosférica ao nível do mar. Poderia melhorar em suavidade: notam-se vibrações até no assoalho.
No caso da caixa manual a alavanca tem curso grande, mas é macia e fácil de engatar, com pedal de embreagem suave e também de longo curso. O que incomoda, como registramos no Argo GSR, são as mudanças hesitantes da caixa automatizada. A Fiat bem poderia buscar outra solução, fosse a mesma caixa automática do Precision (é o que usam Prisma e HB20S, afinal), fosse uma de variação contínua (CVT) como a do Versa.
Passando ao Precision 1,75-litro a sensação de potência melhora muito, como esperado, embora a resposta inicial do acelerador tenha um atraso inconveniente. A calibração da caixa automática visou ao menor consumo, com as trocas em baixos regimes. Os destaques são o baixo nível de ruídos e vibração e a suspensão bem calibrada.
Motores dão bom desempenho, cada um em sua categoria; apesar do ar esportivo sugerido pelas rodas de 17 pol, o Precision tem rodar confortável
Em um trecho bem esburacado e com ondulações fortes, ela absorveu as irregularidades de forma suave, mas firme, com bom compromisso entre conforto e desempenho nas curvas. Com as rodas de 17 pol, sente-se um pouco o pneu de perfil mais baixo, que em trechos de calçamento passa um pouco de trepidações ao volante. Ponto positivo é a direção com assistência elétrica, bem leve em manobras. Quanto ao acabamento, nessa versão é agradável, mas o revestimento de tecido simples dos bancos não condiz com sua proposta mais refinada.
No todo, o Cronos deixou boas sensações no primeiro contato. Pode decepcionar quem esperava um concorrente direto para o Virtus: faltam-lhe espaço traseiro, um motor com a vivacidade do 1,0-litro turbo da VW e algum refinamento técnico. A Fiat, não por acaso, concentra-se em Prisma e HB20 como principais adversários. Diante deles, o sedã do Argo mostra bons atributos e pode oferecer ao mercado o que o Grand Siena já não conseguia.
Mais Avaliações
Ficha técnica
Cronos Drive 1,35 | Cronos Precision 1,75 | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 70 x 86,5 mm | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.332 cm³ | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 101 cv a 6.000 rpm/ 109 cv a 6.250 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual ou automatizada, 5 | manual, 5 ou automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 15 pol | 6 x 16 pol |
Pneus | 185/60 R 15 | 195/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,364 m | 4,364 m |
Largura | 1,726 m | 1,726 m |
Altura | 1,508 m | 1,516 m |
Entre-eixos | 2,521 m | 2,521 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | 48 l |
Compartimento de bagagem | 525 l | 525 l |
Peso em ordem de marcha | 1.139 kg (man.), 1.159 kg (aut.) | 1.248 kg (man.), 1.271 kg (aut.) |
Desempenho e consumo (caixa manual) | ||
Velocidade máxima | 178/183 km/h | 196/198 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,3/11,5 s | 9,6/9,2 s |
Consumo em cidade | 12,4/8,5 km/l | 11,6/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 14,8/10,3 km/l | 13,8/9,6 km/l |
Desempenho e consumo (caixa automatizada ou automática) | ||
Velocidade máxima | 178/183 km/h | 195/196 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,2/11,5 s | 10,8/9,9 s |
Consumo em cidade | 12,7/8,8 km/l | 10,3/7,2 km/l |
Consumo em rodovia | 14,8/10,4 km/l | 13,3/9,6 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |