Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Fiat Argo Drive é competitivo, menos pela caixa GSR

08/09/2017
in Avaliação, Avaliação Completa, Fiat, Vídeos, Vídeos 2

Concorrente de Onix e HB20 revela bom conjunto e motor 1,35 adequado; transmissão automatizada é ponto fraco

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

A Fiat tem, afinal, um forte competidor para o segmento superior de hatches compactos. Desde que o Punto envelheceu, a marca de Betim, MG, vinha-se apoiando no Palio de segunda geração, que ficou longe do sucesso do primeiro modelo, mantido como Fire até o ano passado. Esse quadro muda agora com o lançamento do Argo, que o Best Cars avaliou na versão Drive com motor de 1,35 litro (potência de 101 cv com gasolina e 109 com álcool) e transmissão automatizada GSR Comfort.

O preço sugerido de R$ 58.900 inclui bom nível de equipamentos, como ar-condicionado, assistente de saída em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, parada/partida automática do motor, retrovisores com luzes de direção, sistema de áudio com tela de 7 pol e volante com comandos de áudio e telefone. Opcionais são apenas câmera traseira de manobras associada a sensores de estacionamento, faróis de neblina e rodas de alumínio de 15 pol (de série são 14 de aço). Com eles o carro avaliado chegava a a R$ 62.200. Alarme, só como acessório de concessionária.

 

 

Como estão os concorrentes? Os mais diretos são o Chevrolet Onix LTZ (1,4 litro, 98/106 cv, R$ 61.950) e o Hyundai HB20 Comfort Plus (1,6 litro, 122/128 cv, R$ 57.380), ambos com caixa automática de seis marchas, mas sem controle de estabilidade. Entre as alternativas estão Citroën C3 Tendance (1,6, 115/118 cv, R$ 61.940), Ford Fiesta SE Plus (1,6, 125/128 cv, R$ 56 mil), Nissan March SL (1,6, 111 cv, R$ 61 mil), Peugeot 208 Allure (motor como no C3, R$ 66 mil), Renault Sandero Dynamique (1,6, 115/118 cv, R$ 60.400), Toyota Etios XLS (1,5 litro, 102/107 cv, R$ 61.390) e Volkswagen Fox Comfortline (1,6, 101/104 cv, R$ 60.490). C3 e 208 usam caixa automática de seis marchas; Etios, de quatro marchas; Fiesta, automatizada de dupla embreagem e seis marchas; Sandero e Fox, automatizada de cinco marchas; e March, automática de variação contínua (CVT).

 

O interior mostra acabamento correto e destaca a tela sensível ao toque de 7 pol do sistema de áudio, fácil de operar e compatível com Android Auto e Apple Car Play

 

O Argo tem desenho agradável, mesmo que pouco original — é comum as pessoas o associarem a outros modelos, como Onix e VW Gol, de acordo com o ângulo em que o veem. A frente repete o tema do Mobi, mas fica mais proporcional ao volume da carroceria, e as lanternas traseiras têm formato bem elaborado. Fica uma crítica às laterais com uma saliência de chapa na parte inferior: sem colocação de friso serão alvos fáceis de amassados, e não apenas danos à pintura, pelas portas abertas de carros estacionados ao lado. Muito bons os vãos entre painéis de carroceria.

O interior mostra acabamento correto, apesar dos plásticos rígidos (comuns na classe), e destaca no painel a tela sensível ao toque de 7 pol do sistema de áudio, simples de operar e compatível com Android Auto e Apple Car Play. Há comandos por voz de fácil uso para áudio e telefone. O motorista dispõe de boa posição e volante correto, mas o banco cansa rápido as costas por ser mole na região lombar, um mal frequente na Fiat, além de apoiar pouco as coxas. O revestimento usa tecido simples. Na versão o ajuste do volante limita-se à altura: seria bom haver também em distância.

 

Sem ser original, o desenho do Argo agrada e deve permanecer atual por bom tempo; rodas de alumínio são opcionais; saliência nas laterais faz esperar amassados

 

O quadro de instrumentos traz mostrador central multifunção que indica velocidade, carga da bateria, temperaturas dos óleos lubrificantes de motor e transmissão, horas de uso do motor, informações de áudio e computador de bordo. O espaço é amplo na frente, adequado para cabeças e pernas atrás e crítico em largura para três pessoas, além de o passageiro central ficar desconfortável. Adequada a capacidade de bagagem, 300 litros.

 

 

Bons detalhes são alerta específico de qual porta está mal fechada, apoio de braço dianteiro, aviso programável de excesso de velocidade, bons difusores de ar, câmera traseira de manobras com guias dinâmicas, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas, comutador de faróis só de puxar, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, duas tomadas USB (uma acessível aos passageiros de trás), faróis adequados com duplo refletor, monitor de pressão dos pneus (indireto), mostrador de temperatura externa, para-brisa com faixa degradê, porta-óculos de teto e retrovisores amplos e convexos.

Pontos melhoráveis: não existe luz de cortesia para os passageiros de trás ou banco traseiro bipartido, a tomada de 12 volts fica distante do para-brisa, o ar-condicionado usa comando mecânico para a recirculação (nem no Palio 1996 era assim), o computador de bordo leva tempo excessivo para atualizar a velocidade média, o estepe é de 14 pol (demais pneus de 15 pol) e os comandos de áudio atrás do volante não são intuitivos para novatos em Fiat ou Chrysler. Como tem sido frequente, as colunas dianteiras largas e avançadas prejudicam a visibilidade em ângulo.

 

Interior tem bom aspecto, apesar do acabamento simples; mostrador digital do quadro é multifunção; tela de 7 pol para áudio com Android Auto e Car Play

Próxima parte

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 12,9 s
0 a 120 km/h 19,1 s
0 a 400 m 18,8 s
Retomada
60 a 100 km/h 9,6 s
60 a 120 km/h 16,0 s
80 a 120 km/h 12,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 16,0 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,6 km/l
Trajeto em rodovia 12,7 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 691 km
Trajeto exigente em cidade 372 km
Trajeto em rodovia 549 km
Testes com gasolina; retomadas com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 180/184 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,8/10,8 s
Consumo em cidade 12,7/8,9 km/l
Consumo em rodovia 14,4/10,0 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro
Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: ArgoArgo DriveavaliaçãoAvaliação CompletaFiatvídeo

Related Posts

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025
Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas
Auto Livraria - Fiat

Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas

11/02/2025
Uno: testes dos anos 80 com um Fiat de longo sucesso
Auto Livraria - Fiat

Uno: testes dos anos 80 com um Fiat de longo sucesso

22/01/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp