Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Mobi Way: forte em suspensão, fraco em desempenho

01/08/2016
in Avaliação, Avaliação Completa, Fiat

Embora o acelerador engane, o Mobi não é potente (17 s para ir de 0 a 100 km/h) e consome bem mais que o Up: faz falta um motor mais moderno

 

Claro que um carro estreito, alto e com suspensão macia não seria um primor de estabilidade, mas o Mobi pode ser dirigido normalmente. Apesar de haver mais movimentos e inclinação de carroceria que em modelos mais baixos e/ou firmes, o motorista acostuma-se logo a suas reações — de novo, nada muito diferente do Uno em sua versão semelhante. Mesmo os freios dianteiros a disco sólido, não ventilado, não causam preocupação em um carro tão leve.

Afinal, o Mobi vale a pena? Depende: a resposta envolve uma breve comparação com alguns de seus adversários.

 

Concorrente mais direto, o VW Up é um carro mais moderno e eficiente em termos técnicos, como no econômico motor, e tem porta-malas bem maior

 

O mais direto, o Up, é um carro mais moderno e eficiente em termos técnicos, como no econômico motor de três cilindros com 75/82 cv ou no melhor comando de transmissão. São similares em espaço, mas o VW tem porta-malas maior em 70 litros (285 l). Diferença também em suspensão: mais firme, a do Up favorece a estabilidade, mas perde em conforto. A versão Cross Up, com adereços “aventureiros”, mantém a mecânica (suspensão inclusa) de outras versões, ao contrário do Mobi Way. Mais cara (R$ 47.690), ela tem conteúdo similar ao do Fiat avaliado e acrescenta fixação Isofix para cadeira infantil.

Outra opção, o Ford Ka, não oferece versão “aventureira” como o Way e o Cross. Seu comprimento quase 30 cm maior resulta em espaço adicional para passageiros, enquanto o porta-malas de 257 litros fica entre os desses modelos. Ponto alto é o motor mais potente da classe (80/85 cv), com desempenho superior ao do Mobi e consumo moderado, embora a vibração típica do três-cilindros fique bem presente.

 

Conforto do rodar em pisos de má qualidade e amplo vão livre do solo são destaques, mas a estabilidade se ressente da altura e da maciez do Way

 

Com menor altura de rodagem e pneus 195/55 R 15, o Ka SEL que avaliamos supera facilmente o Mobi em comportamento dinâmico, embora sem a mesma aptidão para pisos irregulares. Essa versão, que vem de série até com controle eletrônico de estabilidade, custa mais: R$ 48.140. O Ka mais próximo em preço ao Fiat testado seria o SE Plus (R$ 44.390), que traz a mais que o Mobi controle elétrico de vidros traseiros e fixações Isofix, deixando de fora faróis de neblina e rodas de alumínio.

 

 

Colocaríamos ainda entre as alternativas o Nissan March SV, também de três cilindros (77 cv) e com ajuste de suspensão voltado ao conforto. Não tão moderno quanto Up e Ka em desenho, está mais próximo do segundo em comprimento e espaço traseiro e oferece porta-malas razoável, 265 litros. Nossas medições apontaram desempenho comparável ao do Mobi e consumo bastante bom. O March custa R$ 44.690 sem rodas de alumínio. Vale notar que os três rivais trazem assistência elétrica de direção e preaquecimento de álcool para partida a frio, ausentes do Fiat.

O que se pode concluir das comparações? Se suas prioridades ao comprar um hatch pequeno forem dimensões bem compactas, rodar confortável, aptidão para terrenos de má qualidade e mecânica consagrada, o Mobi Way On pode ser boa opção. Mas é preciso aceitar sérias limitações de espaço traseiro e para bagagem, estabilidade só razoável e desvantagens consistentes em desempenho e consumo diante do Up, que compartilha a praticidade do reduzido comprimento. Se tamanho não for problema, alternativas como Ka e March reúnem bons argumentos sem se afastar da faixa de preço do novo Fiat.

Mais Avaliações

 

Comentário técnico

• Embora derivado da arquitetura do Uno, o Mobi tem muito pouco em comum com ele em termos de estrutura. Imagens apresentadas pela Fiat apontam que apenas uma seção dianteira, que inclui as longarinas, e os pontos de apoio da suspensão traseira são iguais.

• O conhecido motor Fire deixa de fora técnicas atuais como bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro e variação de tempo de abertura das válvulas. O acionamento do comando usa correia dentada. Seu ponto alto é a brilhante relação r/l de 0,23, uma das melhores do mercado, que resulta em operação muito suave.

• O cálculo de transmissão (para qualquer versão do Mobi, exceto a Easy, que tem pneus de menor diâmetro) prevê velocidade máxima em quarta marcha com o motor perto de 6.000 rpm, pouco abaixo da potência máxima (6.250 rpm). Essa definição permite regime moderado em quinta para um motor de 1,0 litro, como 3.850 rpm a 120 km/h.

• A suspensão do Way (com ou sem o sufixo On) é a única da linha com estabilizador dianteiro (atrás, nenhuma tem), decisão acertada para conter a inclinação da carroceria sem necessitar de molas mais firmes. Comparado ao Like, o Way tem 15 mm a mais de vão livre do solo, todos obtidos na suspensão, pois usa pneus iguais em medida 175/65 R 14 (e de mesmo tipo, para uso predominante em asfalto). Não há diferenças em relações de marcha e de diferencial. Conforme dados de fábrica, a versão obtém velocidade máxima 2 km/h menor que a do Like, pela perda aerodinâmica decorrente da maior altura, mas preserva os números de aceleração e de consumo pelos dados do Inmetro.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2
Diâmetro e curso 70 x 64,9 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 12,15:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 73/75 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,5/9,9 m.kgf a 3.850 rpm
Potência específica (gas./álc.) 73,1/75,1 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,27 / 6 km/h
2ª. 2,32 / 11 km/h
3ª. 1,44 / 18  km/h
4ª. 1,03 / 25 km/h
5ª. 0,84 / 31 km/h
Relação de diferencial 4,20
Regime a 120 km/h 3.850 rpm (5ª.)
Regime à vel. máxima informada  (gas./álc.) 5.950/6.000 rpm (4ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco (257 mm ø)
Traseiros a tambor (185 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,0 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador dianteiro
Rodas
Dimensões 5,5 x 14 pol
Pneus 175/65 R 14
Dimensões
Comprimento 3,596 m
Largura 1,685 m
Altura 1,55 m
Entre-eixos 2,305 m
Bitola dianteira 1,396 m
Bitola traseira 1,40 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 47 l
Compartimento de bagagem 215 l
Peso em ordem de marcha 966 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 13,2/12,9 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2017
Pneus Pirelli Cinturato P1
Quilometragem inicial 1.500 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

Page 3 of 3
Prev123
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaFiatMobiMobi Way

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp