Estilo, espaço e comportamento convencem; desempenho é discreto na Flex e ótimo na Diesel
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Não tão grande quanto as picapes médias, mas com o motor turbodiesel e a tração nas quatro rodas que os modelos compactos não oferecem: assim é a Toro, nova picape da Fiat, que vem ocupar um segmento superior ao da Strada. Com um nome que evoca robustez (significa touro em italiano e espanhol), a novidade inaugura uma subcategoria não apenas para a marca de Betim, MG, mas para o mercado em geral.
Embora possa concorrer de alguma forma com a Renault Duster Oroch, que abriu no ano passado um espaço entre as picapes pequenas tradicionais e as médias, tanto as dimensões do novo modelo quanto suas opções mecânicas, como motor a diesel, colocam-no em plano superior ao da adversária de marca francesa. Em termos de porte, porém, ela permanece abaixo de modelos médios como Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
O desenho da Toro é criativo; tampa da caçamba abre-se em duas partes
Oferecida apenas com cabine dupla e quatro portas, a Toro estreia em duas versões de acabamento (Freedom e Volcano, às quais se soma a edição limitada de lançamento Opening Edition), duas de motores (de 1,75 litro flexível e de 2,0 litros a diesel com turbocompressor), duas de tração (dianteira e integral) e três de transmissão (manual e automática de seis marchas e automática de nove marchas). Tanta variedade compõe cinco versões com preços sugeridos entre R$ 76.500 e R$ 116.500 (veja quadro com valores e equipamentos abaixo), às quais deve se somar adiante uma mais simples com motor flexível e caixa manual. A garantia de três anos pode ser ampliada por mais um ou dois.
Na caçamba, uma novidade: duas tampas articuladas nas laterais, que se abrem como usual em furgões
A exemplo da Oroch, a Toro deriva da plataforma de um utilitário esporte (o Jeep Renegade), do qual toma emprestados também motores e transmissões, mas suas dimensões são bem maiores que as do modelo de origem. Comparada à Renault, ela mede mais 22,2 cm em comprimento (4,91 metros) e 2,3 cm em largura (1,844 m), menos 1,5 cm em altura (1,68 m na versão flexível) e mais 16,1 cm em distância entre eixos (2,99 m). A suspensão traseira independente multibraço diverge da usada pelo Renegade, que usa o conceito McPherson.
Seu estilo elaborado pela Fiat brasileira impressiona bem, afastando-se dos padrões tradicionais do segmento de picapes. Na frente, a solução adotada pelos faróis lembra a do Jeep Cherokee, com uma faixa de leds para luz diurna no topo, acima das unidades principais de duplo refletor; há ainda faróis de neblina abaixo. As laterais trazem vincos bem pronunciados e fluidez na ligação da cabine à caçamba, inerente à estrutura monobloco, ao contrário dos modelos médios com carroceria sobre chassi. Na traseira chamam atenção as lanternas, mais de automóvel que de picape.
Muito pouco do interior vem do Renegade; versão mostrada é Freedom com opções
Simples, mas equipada
O interior da Toro foi todo redesenhado em relação ao do Renegade, a ponto de se notar o compartilhamento da plataforma apenas pela disposição de cada elemento, além do uso de poucos itens em comum, como os botões do volante (os de áudio ficam atrás dele, típicos da Chrysler) e de ventilação. Nem mesmo os instrumentos ou os difusores de ar centrais estão na mesma posição nos dois carros. O acabamento da picape é simples, com plásticos rígidos, mas de bom aspecto — melhorado nas versões Opening Edition e Volcano pelos apliques em tom bronze.
O motorista acomoda-se bem, com ajustes de altura do banco e de altura e distância do volante e pedais em posição correta. O espaço interno é mais amplo que nas picapes menores ou mesmo na Oroch, sem chegar ao que oferecem os modelos médios: no banco traseiro a largura é típica de carros médios, insuficiente para três adultos, e o vão das pernas poderia ser mais generoso para um carro de seu comprimento. Bem legíveis, os instrumentos incluem computador de bordo e, na Volcano, amplo mostrador colorido no centro. Primazia na categoria é a partida do motor acionada a distância, ideal para refrigerar a cabine antes de se chegar à picape.
Bons detalhes da Toro (alguns dependem da versão) são assento móvel no banco dianteiro direito para acesso a um porta-objetos, compartimento refrigerado no console, acesso e partida com chave presencial, controlador e limitador de velocidade, mostrador de pressão dos pneus, ar-condicionado com duas zonas de ajuste e tomadas USB e de 12 volts para o banco traseiro.
Série Opening Edition acresce equipamentos que vêm à parte na Freedom
Outros itens podem ser aprimorados: há navegador na central multimídia, mas não as modernas conexões que espelham a tela do telefone celular; a tela de cinco polegadas poderia ser maior; o para-brisa vem sem faixa degradê e função um-toque equipa apenas o controle de vidro do motorista. Nas versões 4×4 a tomada de 12 volts do console dá lugar ao comando da tração, sendo deslocada para muito longe do para-brisa: ruim para conectar o telefone à vista do condutor.
Na caçamba, uma novidade: duas tampas articuladas nas laterais, que se abrem como usual em furgões, em um movimento bastante leve e que não requer muito espaço atrás do carro. Sua capacidade de 820 litros supera em muito a de 683 da Oroch, embora as altas laterais tenham participação. O estepe fica sob a carroceria, na parte traseira. A capacidade de carga, que na Toro flexível é a mesma da Renault (650 kg), chega a 1.000 kg nas versões a diesel, como requer a legislação brasileira para permitir o uso desse combustível em picapes.
Próxima parte |
Versões, equipamentos e preços
• Toro Freedom 1,75 Flex (R$ 76.500): ar-condicionado, assistente de saída em rampa, caixa automática de seis marchas, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros e travas, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, rádio Connect com interface Bluetooth e conexões USB e auxiliar, rodas de 16 polegadas (de aço), sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura e distância.
Opcionais: alarme antifurto, bancos revestidos em couro, barras longitudinais no teto, bolsas infláveis (laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista), central multimídia Uconnect, cobertura marítima de caçamba, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de pressão dos pneus, teto solar com controle elétrico, entre outros.
• Toro Opening Edition 1,75 Flex (R$ 84.400): o mesmo da Freedom mais ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira de manobras, capota marítima, central multimídia, faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico e rebatimento, rodas de alumínio de 16 pol, volante de couro com comandos para troca manual de marchas e caracterizações visuais.
Opcionais: bancos de couro, bolsas infláveis adicionais, sensor de pressão dos pneus, teto solar.
• Toro Freedom 2,0 Diesel (R$ 93.900 com tração dianteira, R$ 101.900 com tração 4×4): o mesmo da Freedom 1,75 Flex, mas com motor turbodiesel e caixa manual de seis marchas. A versão 4×2 tem ainda proteção no para-choque dianteiro, protetor de cárter e rodas exclusivas de 16 pol (de aço). A 4×4 inclui alarme, controlador de velocidade em declives e iluminação de caçamba.
Opcionais: os mesmos da Freedom 1,75 Flex, mas com rodas de alumínio de 17 pol.
• Toro Volcano 2,0 Diesel (R$ 116.500): o mesmo da Freedom 2,0 Diesel 4×4 mais ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira, central multimídia com navegador, espelhos iluminados nos para-sóis, faróis de neblina, luzes diurnas de leds, quadro de instrumentos com mostrador colorido, rodas de alumínio de 17 pol com pneus de uso misto e transmissão automática de nove marchas.
Opcionais: acesso e partida com chave presencial, bancos de couro, bolsas infláveis adicionais, cobertura marítima, faróis e limpador de para-brisa automáticos, monitor de pressão dos pneus, partida a distância, regulagem elétrica do banco do motorista, teto solar, volante com comandos de marchas.
A linha de acessórios Mopar inclui extensor de caçamba montado em sua tampa para permitir o transporte de moto (inclui novo suporte para a placa de licença), bolsa para caçamba, barras transversais de teto, retrovisores cromados, pedais esportivos, engate para reboque e capa para transporte de animais.
Próxima parte |