Lexus NX 200T busca um lugar no mercado do Evoque

 

Lexus NX 200T

 

Lexus NX 200T
Lexus NX 200T
 
O 2,0-litros de 238 cv do NX marca a estreia do turbo na Lexus; a
tração integral envia até 50% do torque para a traseira

 

A tração integral, que não oferece qualquer interação ao motorista, transmite torque apenas às rodas dianteiras em condições normais, mas pode enviar até 50% às traseiras (ou qualquer percentual nesse intervalo) se necessário por meio de acoplamento eletromagnético junto ao diferencial posterior. As suspensões seguem os conceitos do RAV4, dianteira McPherson e traseira independente com braços sobrepostos.

 

A promessa de esportividade se confirmou
e, apesar da 1,8 tonelada, logo se
perde a impressão de um carro pesado

 

A avaliação do NX 200T pela imprensa deu-se na pista da Fazenda Capuava, em Vinhedo, interior paulista — espaço um tanto restrito para analisar um utilitário esporte, mas que permitiu levá-lo ao limite em curvas. A promessa de ser mais um esportivo que um utilitário se confirmou. O motor é extremamente silencioso, com baixo índice de vibração e, apesar da mais de 1,8 tonelada, assim que ele começa a se deslocar desaparece a impressão de um carro pesado.

 

Lexus NX 200T

 

Lexus NX 200T
Lexus NX 200T
 
O NX 200T comporta-se bem, tem desempenho apropriado e produz
pouco ruído; painel do F-Sport mostraforça g e pressão de turbo

 

Nas primeiras curvas os pneus já avisaram que o limite seria bem acima do que imaginávamos para um carro de sua altura. Forçamos algumas delas e a rolagem da carroceria ficou abaixo do que se poderia esperar para um SUV. O controle eletrônico de estabilidade revelou boa calibração, atuando na medida para evitar uma vergonhosa rodada ou saída da pista, mas não aconselhamos desligá-los. Também impressionou a frenagem, mesmo no limite de entrada do sistema antitravamento (ABS). À primeira vista o freio parece “borrachudo” porque o curso do pedal é longo, mas mantém uma capacidade de frenagem segura mesmo após uso severo.

 

 

Embora tenha faltado uma avaliação em vias públicas para analisar o NX em sua utilização natural, a sensação na reta da pista foi de um carro agradável e silencioso, com motor que a 120 km/h em quinta marcha mantém moderadas 2.100 rpm. Segundo o fabricante, o consumo médio é de 9,2 km/l. Embora o desempenho não seja divulgado aqui, no exterior a aceleração de 0 a 100 km/h requer 7 segundos.

A expectativa da Lexus é atingir a venda de 100 unidades do NX 200T por mês “a médio prazo”, um incremento expressivo ao total alcançado pela marca no ano passado, de apenas 240 veículos. A julgar pelo gosto de muitos brasileiros pelos utilitários esporte — e pelo êxito de vendas de concorrentes de estilo também ousado, como o Evoque —, ele pode ser o que faltava para a divisão decolar no mercado nacional.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 86 x 86 mm
Cilindrada 1.998 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 237 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.650 a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas automático, 6
Tração integral

Freios

Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal

Rodas

Dimensões 7,5 x 18 pol
Pneus 235/55 R 18

Dimensões

Comprimento 4,63 m
Largura 1,845 m
Altura 1,645 m
Entre-eixos 2,66 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 580 l
Peso em ordem de marcha 1.850 kg

Desempenho e consumo

Não disponíveis
Dados do fabricante para pacote F-Sport

 

 

 

Páginas: 1 2

Marcado: