O 2,0-litros de 238 cv do NX marca a estreia do turbo na Lexus; a
tração integral envia até 50% do torque para a traseira
A tração integral, que não oferece qualquer interação ao motorista, transmite torque apenas às rodas dianteiras em condições normais, mas pode enviar até 50% às traseiras (ou qualquer percentual nesse intervalo) se necessário por meio de acoplamento eletromagnético junto ao diferencial posterior. As suspensões seguem os conceitos do RAV4, dianteira McPherson e traseira independente com braços sobrepostos.
A promessa de esportividade se confirmou
e, apesar da 1,8 tonelada, logo se
perde a impressão de um carro pesado
A avaliação do NX 200T pela imprensa deu-se na pista da Fazenda Capuava, em Vinhedo, interior paulista — espaço um tanto restrito para analisar um utilitário esporte, mas que permitiu levá-lo ao limite em curvas. A promessa de ser mais um esportivo que um utilitário se confirmou. O motor é extremamente silencioso, com baixo índice de vibração e, apesar da mais de 1,8 tonelada, assim que ele começa a se deslocar desaparece a impressão de um carro pesado.
O NX 200T comporta-se bem, tem desempenho apropriado e produz
pouco ruído; painel do F-Sport mostraforça g e pressão de turbo
Nas primeiras curvas os pneus já avisaram que o limite seria bem acima do que imaginávamos para um carro de sua altura. Forçamos algumas delas e a rolagem da carroceria ficou abaixo do que se poderia esperar para um SUV. O controle eletrônico de estabilidade revelou boa calibração, atuando na medida para evitar uma vergonhosa rodada ou saída da pista, mas não aconselhamos desligá-los. Também impressionou a frenagem, mesmo no limite de entrada do sistema antitravamento (ABS). À primeira vista o freio parece “borrachudo” porque o curso do pedal é longo, mas mantém uma capacidade de frenagem segura mesmo após uso severo.
Embora tenha faltado uma avaliação em vias públicas para analisar o NX em sua utilização natural, a sensação na reta da pista foi de um carro agradável e silencioso, com motor que a 120 km/h em quinta marcha mantém moderadas 2.100 rpm. Segundo o fabricante, o consumo médio é de 9,2 km/l. Embora o desempenho não seja divulgado aqui, no exterior a aceleração de 0 a 100 km/h requer 7 segundos.
A expectativa da Lexus é atingir a venda de 100 unidades do NX 200T por mês “a médio prazo”, um incremento expressivo ao total alcançado pela marca no ano passado, de apenas 240 veículos. A julgar pelo gosto de muitos brasileiros pelos utilitários esporte — e pelo êxito de vendas de concorrentes de estilo também ousado, como o Evoque —, ele pode ser o que faltava para a divisão decolar no mercado nacional.
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Ficha técnica
Motor |
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Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 86 x 86 mm |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 237 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo | 35,7 m.kgf de 1.650 a 4.000 rpm |
Transmissão |
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Tipo de câmbio e marchas | automático, 6 |
Tração | integral |
Freios |
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Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção |
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Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão |
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Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
Rodas |
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Dimensões | 7,5 x 18 pol |
Pneus | 235/55 R 18 |
Dimensões |
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Comprimento | 4,63 m |
Largura | 1,845 m |
Altura | 1,645 m |
Entre-eixos | 2,66 m |
Capacidades e peso |
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Tanque de combustível | 60 l |
Compartimento de bagagem | 580 l |
Peso em ordem de marcha | 1.850 kg |
Desempenho e consumo |
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Não disponíveis | |
Dados do fabricante para pacote F-Sport |