Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Nissan Leaf é um elétrico bom de dirigir, mas o preço…

22/07/2019
in Avaliação, Nissan

Soluções técnicas interessantes em um hatch confortável, que precisaria custar menos para justificar as limitações de uso

Texto: Kelvin Silva – Fotos: divulgação

 

Depois de um breve contato em fevereiro, chegou a hora de dirigir um pouco mais o Nissan Leaf, primeiro modelo elétrico da marca japonesa no Brasil. Apresentado no último Salão de São Paulo, no ano passado, o Leaf (folha em inglês) começa a ser importado de Sunderland, Inglaterra, e vem competir com o Chevrolet Bolt e o Renault Zoe.

 


Auto Livraria

 

O preço válido na pré-venda, R$ 178.400, acabou subindo ainda mais para o lançamento: R$ 195 mil. Uma parte do acréscimo foi porque a fábrica decidiu fornecer — com instalação inclusa — o carregador doméstico de alta capacidade, apto a recarregar as baterias em 100% em seis a oito horas, além de um cabo para recarga em tomada comum (que pode levar até 40 horas) e adaptador para plugue do tipo 2. A Nissan definiu também um bom padrão de equipamentos de série, com destaque para assistências ao motorista como controlador de distância à frente, monitor de atenção do condutor, assistente de saída de faixa (com correções na direção) e alertas para veículo em ponto cego e em tráfego cruzado traseiro. Mesmo assim, o preço é um tanto salgado em decorrência do custo das baterias.

O motor síncrono de corrente alternada do Leaf produz potência de 110 kW, equivalente a 149 cv, e torque de 32,6 m.kgf — similar ao de um motor turbo de 2,0 litros, só que instantâneo. Mesmo com quase 1,6 tonelada de peso, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos, segundo o fabricante, mais rápido que um modelo similar com motor a combustão de mesma potência.

 

O Leaf ficou ainda mais caro no lançamento oficial, R$ 195 mil, mas agora a Nissan fornece e instala um carregador doméstico de alta capacidade

 

Uma interessante opção ao motorista é o sistema E-Pedal (pedal eletrônico), acionado por botão no console. Ao aumentar a ação do sistema regenerativo, que aproveita a energia da frenagem para alimentar as baterias, o sistema permite usar apenas o acelerador em 90% das condições de uso, segundo a marca. Basta deixar de acelerar para que o carro reduza a velocidade gradualmente, bem mais que nos motores a combustão e de maneira eficiente. O E-Pedal usa uma característica do motor elétrico, que lhe permite se tornar um gerador quando os polos são invertidos. Na prática, em todo movimento de desaceleração, em vez de usar o freio convencional o carro recorre à resistência do motor elétrico. O pedal de freio e o sistema com discos e pastilhas estão lá, mas apenas para frenagens mais intensas.

 

O sistema E-Pedal de condução com um só pedal funciona muito bem e, associado à falta de ruídos e ao motor com respostas rápidas, transmite uma sensação agradável

 

O Leaf vendido no Brasil tem capacidade de 40 kWh nas baterias de íons de lítio, que a Nissan diz permitirem autonomia de 389 km pelo padrão europeu NEDC (ciclo com cerca de um terço de tráfego urbano e dois terços em rodovia) e 241 km pelo método norte-americano EPA, com cerca de metade em cada tipo de uso. Há três modos de condução: D, com toda a potência disponível; B, que acentua a regeneração; e Eco, o modo econômico ou ecológico. Enquanto o carro tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, o conjunto de baterias está coberto por oito anos ou 160 mil km.

 

Ao volante do Leaf

O percurso de apresentação à imprensa foi feito dentro de São Paulo, sem trajeto rodoviário. Dirigir o Leaf é muito simples. Liga-se o motor — que não emite qualquer ruído —, coloca-se a alavanca de transmissão em D e libera-se o freio de estacionamento, acionado por um anacrônico pedal à esquerda. No modo normal, tanto o pedal do acelerador quanto o de freio são usados, tornando-o mais parecido a um carro comum para o público em geral. Já o E-Pedal funciona muito bem e com pouco tempo de uso já é possível se acostumar. Essa tecnologia, associada à falta de ruídos e ao motor com respostas rápidas, transmite uma sensação agradável.

 

Interior parece de um carro a combustão, sem ousadias; há bom espaço para motorista e passageiros, mas o túnel central pronunciado incomoda o do meio

 

No modo Eco o sistema reduz a carga de energia aplicada ao motor de forma a obter cerca de 6% de economia. A sensação de desempenho não chega a ser prejudicada, pois o motor elétrico fornece seu torque máximo de 32,6 m.kgf de forma quase que instantânea – leva cerca de 0,1 segundo –, diferente dos motores a combustão, que necessitam ganhar rotações. Um desafio para os elétricos consiste em manter velocidades mais altas, pois o consumo de energia se torna muito maior e as baterias são bastante exigidas. No Leaf a velocidade não passa de 144 km/h.

 

 

Um ponto em que o novo Nissan deixa a desejar é na dinâmica das suspensões. Em movimentos de suspensão de alta frequência e baixa amplitude, sente-se um rodar mais duro e a transmissão de vibrações para a cabine – mal que afeta até modelos nacionais da marca, como o Kicks. Já nos movimentos longos e de baixa frequência, como lombadas e valetas, o Leaf se comporta bem e digere bem as imperfeições.

Seu espaço interno agrada para o motorista e os passageiros. O banco do condutor com regulagens manuais proporciona bom encaixe para o corpo, sendo uma falha a ausência de ajuste do volante em distância — para pessoas mais altas pode causar desconforto. No banco traseiro, por mais que a marca o apresente como carro de cinco lugares, o túnel central alto causa grande restrição ao ocupante do meio. Ponto curioso são as luzes de cortesia com lâmpadas comuns, que consomem mais energia e esquentam mais que as de leds, cada vez mais usadas. A capacidade de bagagem de 435 litros é muito boa para o tipo de carroceria.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoelétricoLeafNissan

Related Posts

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas
Auto Livraria - Nissan

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas

08/07/2024
Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais
Auto Livraria - Nissan

Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais

10/06/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
Fora de estrada

Volvo traz XC40 elétrico de 408 cv ao Brasil por R$ 390 mil

18/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp