Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Novo Ford Ka faz um bem-vindo retorno às origens

25/07/2014
in Avaliação, Ford

Ford Ka SEL

 
A maior potência dos 1,0-litro e bom torque fazem esperar bom desempenho
do novo Ka, embora as sensações ao dirigi-lo tenham deixado dúvidas

 

Pelas medições da Ford, o novo Ka está bem situado na classe em espaço: empata com o Gol em primeiro lugar na acomodação da cabeça na frente, só perde para ele no mesmo item no banco traseiro e fica atrás apenas do Onix no espaço de pernas na traseira (lembrando que o Sandero não foi considerado). De fato, o que se nota é um interior que leva com bastante folga duas pessoas de 1,75 metro atrás de outras da mesma estatura, embora a largura atrás seja insuficiente para três.

Comedida é também a capacidade de bagagem, 257 litros, uma das menores da categoria e inferior em 6 litros à do anterior, mesmo beneficiada pela adoção de estepe temporário. Este vem sob o assoalho, por dentro, o que elimina antiga reclamação de donos de Ka sobre a montagem externa sob a carroceria. Perdeu-se ainda a facilidade da base de acesso de carga, baixíssima no modelo antigo — agora é alta como na maioria dos carros.

 

Nova plataforma e moderno três-cilindros

O novo Ka parte de uma plataforma atualizada, similar à do atual Fiesta, um passo importante sobre o anterior — nascido em 2007 com a arquitetura do primeiro Fiesta nacional de 11 anos antes. Além do esperado avanço em resistência estrutural, a ser verificado em teste de colisão do Latin NCap, há vantagens como a assistência elétrica de direção, que por si só traz 3% de economia de combustível comparada à antiga hidráulica.

 

Ford motor 3C
Ford motor 3C
 
O motor de três cilindros tem medidas interessantes, como volante desigual para
anular 
vibrações e correia banhada em óleo com vida útil de 240 mil km

 

Inédito, o motor 3C Duplo Comando de 1,0 litro e três cilindros em linha reúne técnicas atuais como quatro válvulas por cilindro, variação do tempo de abertura tanto nas de admissão quanto nas de escapamento, preaquecimento de álcool para partida a frio sem usar gasolina, cabeçote com coletor de escapamento integrado (permite montar o catalisador em posição favorável para que atinja mais rápido sua temperatura ideal) e circuitos de arrefecimento separados para o cabeçote e o bloco. Este, porém, é de ferro fundido e não de alumínio como no VW de construção similar usado pelo Up.

 

Pontos positivos são o rodar, com muito bom
isolamento de asperezas, e o baixo nível
de ruído geral: a 120 km/h viaja-se com conforto

 

Uma inovação do motor, tomada emprestada do Ecoboost de mesma cilindrada da Ford europeia, é o sistema de compensação de vibrações (inerentes a um três-cilindros) por meio de um “desequilíbrio intencional” de massas do volante e da polia do virabrequim, uma forma mais barata e favorável ao consumo de combustível que árvores de balanceamento. Outro item peculiar é a correia dentada dos comandos de válvulas, feita de borracha especial e imersa em óleo, que só requer manutenção após 10 anos ou 240.000 km de uso.

A potência de 80 cv com gasolina e 85 cv com álcool é a maior do segmento de 1,0 litro e o torque — 10,2 e 10,7 m.kgf, na mesma ordem — está entre os mais altos da classe. A fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e retomada em quinta marcha que supera as da concorrência, apesar de ser mais longa que o usual na categoria para favorecer economia e conforto. O consumo pelos padrões do Inmetro também é menor que nos competidores elencados pela empresa.

 

Ford Ka SEL

 
Comportamento dinâmico, acionamento de comandos e conforto de marcha
deixaram boas sensações na avaliação do SEL: vemos sucesso pela frente

 

O Best Cars dirigiu o Ka SEL por 40 quilômetros em cidade e rodovia na região de Sorocaba, no interior paulista. As primeiras sensações positivas são o rodar confortável, com muito bom isolamento de asperezas e irregularidades do piso, e o baixo nível de ruído geral, em que o motor só se faz presente em alta rotação. A 120 km/h em quinta viaja-se a 4.000 rpm com conforto incomum na categoria. Comando de câmbio agradável e com marcha à ré muito fácil (à direita da quarta, sem travas redundantes), pedais macios em posição correta e direção levíssima em manobras são qualidades já esperadas pelo que ele compartilha com o Fiesta.

 

 

E o novo motor? É bom, mas poderia ser melhor. Ao menos em sensação, não entusiasma em desempenho para um 1,0-litro como o do Up: seja em baixa, média ou alta rotação, o Ka sempre parece lento nas respostas. Agrada a progressão suave desde regimes muito baixos, como 1.500 rpm; no entanto, o motor produz mais vibrações em faixa média de giros que os três-cilindros do Up e do Kia Picanto e não repete o som agradável desses modelos. Embora o trajeto de avaliação fosse muito limitado, pôde-se notar o comportamento estável e bem controlado em curvas de alta. E o ar-condicionado pareceu mesmo tão potente quanto apregoa o fabricante.

A sensação geral com o novo Ka foi bastante positiva. A fábrica acertou ao dotá-lo de mais conforto e melhor acabamento, aspectos que já não deixam a impressão de carro despojado, enquanto as qualidades de rodagem estão entre as melhores da classe — um bem-vindo retorno às origens do modelo. Poderia satisfazer mais quanto ao desempenho, é verdade, mas o ideal será julgá-lo nas condições usuais em futura avaliação completa. Por enquanto, pelo que apresenta e pelos preços competitivos, podemos prever uma carreira de sucesso para o Ford que acaba de nascer.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica – SEL

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 71,9 x 81,8 mm
Cilindrada 997 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 80/85 cv a 6.300 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,2 m.kgf a 3.500 rpm/10,7 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol
Pneus 195/55 R 15
Dimensões
Comprimento 3,886 m
Largura 1,695 m
Altura 1,525 m
Entre-eixos 2,491 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 257 l
Peso em ordem de marcha 1.026 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND/166 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND/13,9 s
Consumo em cidade 13,0/8,9 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,4 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoFordKaKa SEKa SEL

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

Um sedã responsável por inovações e reconhecido pela beleza: conheça a história no vídeo

20/06/2025
Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp