Motores e câmbios vêm do Duster, mas a suspensão traseira da Oroch é independente multibraço, mesmo com tração só dianteira
Ao volante
Na apresentação à imprensa, no Rio de Janeiro, RJ, a Renault estabeleceu um percurso de avaliação urbano, seguido de trecho com subidas e curvas, os quais percorremos com ambas as versões de motores. Em termos de espaço interno a picape ficou bem interessante: ampla, oferece boa acomodação para as pernas no banco traseiro e espaço vertical maior que nos modelos pequenos. O motorista acomoda-se bem e o painel tem correta visualização dos instrumentos, mas a tela do sistema multimídia fica muito baixa, inconveniente já conhecido. O acabamento simples, apesar dos bancos de couro opcionais, também não causa surpresa a quem já conhece o Duster.
Bem mais ágil é a Oroch de 2,0 litros, parecida com o Duster, com acelerações e retomadas convincentes, apesar do peso adicional ao do SUV
Em desempenho, a versão 1,6 parece um tanto pesada ao sair, desenvolve velocidade de maneira lenta e perde fôlego quando enfrenta uma subida. É pouco motor para 1,3 tonelada (vazia) ou quase duas quando carregada, sendo a picape 90 kg mais pesada que o Duster de mesmo motor. O resultado é precisar-se recorrer com frequência a altas rotações, nas quais o nível de ruído se torna incômodo. A fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e velocidade máxima de 164 km/h com álcool, valores discretos, coerentes com as sensações ao dirigir.
Bom acerto de suspensão e desempenho convincente com motor de 2,0 litros: resta esperar a resposta da concorrência, a Fiat Toro
Bem mais ágil é a Oroch de 2,0 litros, parecida com o Duster em termos de desempenho, com bom arranque, acelerações e retomadas convincentes, apesar do peso adicional (nesse caso, 70 kg sobre o SUV). O câmbio de seis marchas contribui, pois facilita manter o motor em regimes de boa agilidade. Os dados do fabricante apontam máxima de 186 km/h e 0-100 em 9,7 segundos, marcas que fazem dela uma das picapes flexíveis mais rápidas do mercado. Pelos padrões do Inmetro a versão mais potente obtém quase o mesmo consumo da outra (entre 0,1 e 0,4 km/l a menos), de modo que nossa recomendação pela 2,0 é clara.
Em ambas, o câmbio tem trocas macias e o acerto de suspensão ficou bom: a picape é estável em curvas e relativamente confortável. Nota-se nas duas opções apenas a traseira “pular” um pouco em situações de asfalto ondulado, algo comum em calibrações mais firmes para o transporte de carga.
Quanto êxito espera a Duster Oroch? A proposta de oferecer mais espaço e motor superior ao dos modelos pequenos, sem se afastar muito deles em termos de preço, parece apta a cair no gosto dos brasileiros. Resta saber o que a Fiat prepara em sua Toro para responder à criação de uma subcategoria no mercado pela estreante Renault.
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Versões, equipamentos e preços
• Expression 1,6 (R$ 62.290): vem de série com alarme perimétrico, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, bolsas infláveis frontais, comando de áudio no volante, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida hidráulica, freios antitravamento (ABS) com assistência adicional em emergência e distribuição eletrônica, indicador para troca de marcha, protetor de caçamba, rádio/CD com MP3, entrada USB e interface Bluetooth, rodas de alumínio de 16 polegadas e travamento a distância. Opcionais: faróis de neblina e retrovisores com regulagem elétrica.
• Dynamique 1,6 (R$ 66.790) e 2,0 (R$ 70.790): adicionam ajuste elétrico dos retrovisores, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, faróis de neblina, rodas escuras, sensores de estacionamento traseiros, sistema Media Nav Evolution com navegador e volante de couro. No caso de motor 2,0, vem com câmbio de seis marchas. Opcional: bancos de couro.
A linha de acessórios inclui extensor de caçamba em 60 cm, suporte de bicicleta para caçamba, barra de teto transversal, protetor frontal com faróis adicionais, alargadores de para-lamas, grade de proteção do vidro traseiro, capota marítima para caçamba, estribos, apoio de braço central, caixa para caçamba, toca-DVDs portátil e câmera traseira de manobras.
Ficha técnica
Dynamique 1,6 | Dynamique 2,0 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80,5 mm | 82,7 x 93 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | ND | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 110/115 cv a 5.750 rpm | 143/148 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,1/15,9 m.kgf a 3.750 rpm | 20,2/20,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | manual, 6 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 16 pol | |
Pneus | 215/65 R 16 | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,693 m | |
Largura | 1,821 m | |
Altura | 1,695 m | |
Entre-eixos | 2,829 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | |
Caçamba | 683 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.292 kg | 1.346 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 160/164 km/h | 178/186 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,3/13,2 s | 10,6/9,7 s |
Consumo em cidade | 9,6/6,6 km/l | 9,2/6,4 km/l |
Consumo em rodovia | 10,9/7,5 km/l | 10,8/7,3 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |